Apoio cultural

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Una as escuras

Dez lâmpadas. Esta é a quantidade de luminárias queimadas a um bom tempo no centro da cidade sem nenhuma providência por parte do setor de iluminação pública da Prefeitura Municipal de Una.

Na avenida David Fuchs, na Rua Felix Caldas, na Rua Rui Barbosa e na rua Edgar Coelho, são alguns pontos às escuras em pleno centro da cidade. Também estão sem iluminação à parte de baixo do bairro Marcel Ganem e com deficiências os bairros Castilho Andrade, Sucupira e Urbis.

O bairro Santa Rita é outra comunidade que está sofrendo a um bom tempo pela falta de apoio do poder público, um problema que se arrasta de muitas gestões, pois a comunidade não dispõe de iluminação pública, e algumas casas usam energia clandestina.

A falta de iluminação pública causa transtorno aos moradores e facilitam as praticas criminosas de roubos, furtos e arrombamentos no período noturno. Os moradores da periferia estão sofrendo horrores à noite em suas comunidades com as constantes presenças de vândalos e criminosos.

Os moradores pagam a Taxa de Iluminação Pública, instituída na gestão anterior cumprindo recomendação do Governo Federal, e é uma contribuição bastante alta atingindo até comunidades da Zona Rural que em nada se beneficia. A taxa que se destina aos cofres públicos municipais tem por obrigação de ser aplicada na manutenção de iluminação pública.

Vereadores de oposição e situação já discutiram a matéria em sessão plenária da Casa Legislativa, alertando ao Prefeito Zé Pretinho, porém em nada contribuiu, pois nenhuma solução foi tomada por parte do Poder Executivo na solução do grave problema.

Nunca mais houve sessão na câmara,

Esta é frase que vem sendo usada pelos assíduos freqüentadores das sessões plenária as terças-feiras na Casa Legislativa. As sessões que tem previsão de duas horas noturnas semanais, com dois recessos anuais, passaram a ser quinzenal e ninguém consegue de explicar qual o motivo de sucessivas suspensões do ato.

As constantes suspensões das sessões vêm acontecendo após o nome do prefeito Zé Pretinho está sempre sendo anunciado nos noticiários das televisões e nos impressos regionais.

Os vereadores se reunem apenas uma vez por semana para discutir as matérias de interesse da coletividade, e não deve se influenciar por noticiários que envolvem o prefeito. Acaso os parlamentares encontrem indícios de envolvimento do chefe do executivo, tem a obrigação de apurar e não encobrir o fato, estas são as palavras de um parlamentar bastante indignado com a situação.

A comunidade espera que a câmara se pronuncie sobre as constantes denuncias veiculas na imprensa falada, escrita e televisiva. O prefeito tem o direito de se defender das acusações e não pode se calar, pois as denuncias são graves, afirmou um vereador da base do governo.

De fato o prefeito José Bispo Santos (PT do B) ainda não se pronunciou sobre as denuncias que estão sendo veiculas nos meios de imprensas e nos procedimentos junto ao Ministério Público Estadual. O que há por parte do prefeito são algumas queixas-crime no Poder Judiciário e Interpelações Judiciais contra algumas pessoas da sociedade e membros da imprensa regional.