Apoio cultural

domingo, 14 de abril de 2013

CIPE-Cacaueira prende assaltantes de padaria.


Informações: Vermelhinho de Itabuna
Três indivíduos foram conduzidos na tarde deste domingo ao plantão da 7ª Coorpin em Ilhéus, por uma guarnição da CIPE-Cacaueira. Os meliantes foram surpreendido pela guarnição na avenida Soares Lopes, apões cometerem roubo a Padaria Pão de Ló, na avenida Itabuna, onde levaram dinheiro e celulares dos clientes.



Os elementos fugiram em um taxi e ao serem interceptados atiraram contra os policiais, que revidaram e balearam um dos indivíduos e prenderam os demais. Na delegacia os meliantes foram identificados como: Luiz Marcelo Silva dos Santos, do Alto do Basílio e condutor do táxi; Carlos Roberto da Silva Junior, o Juca do Alto da Esperança; Wagner Souza Santos, do Alto da Esperança e Jorge Souza Cruz, vulgo Boneco de Olinda, residente na rua 31 de Março, este com mandado de prisão, em aberto.

A crise Una Na Mídia e a Senhora Secretária de Saúde. Explicações do blog.

O mosquito da polêmica.
Duas pessoas procuraram o Una Na Mídia para saber o que há de pessoal contra a senhora secretária de saúde. Ao nosso modesto conceito nada que venha macular a imagem da secretária, e até acreditamos no trabalho sério e comprometido frente à secretária, salvo, um detalhe, que preferimos não relatar, mas que é de conhecimento público. Reconhecemos o seu trabalho frente ao Colégio Menandro Minahim, e temos por ela, e pela família, o maior carinho e apreço. O problema não está nela, mas anda ao lado dela.

Todavia, a secretária, com respeito aos que pensam diferente, está deixando a desejar quando o problema é dengue. Ação senhora secretária, é isso que o povo quer. Bem disse ela aos mais chegados, que não chamou o povo de Una de imundo. Diretamente não chamou, mas quem não limpa o quintal é o que afinal de contas? A análise é que a secretária não está completamente em equívoco, como já reportamos, porém ela na qualidade de agente política, jamais poderia soltar uma frase de efeito, desta natureza. O pior, em público.

O problema da dengue não é de responsabilidade exclusiva do Governo e muito menos da secretária, e o Una Na Mídia falou e reconhece isto. O povo deve fazer a sua parte, mas isso precisa do incentivo público, através de políticas de conscientização e de repressão. Marketing, poder de polícia, fiscalização e ações preventivas é competência exclusiva do Estado Social.

O blog Una Na Mídia está aberto ao diálogo e existe para publicar o que mais interessa a sociedade. Na administração não há apenas erros, existem acertos. O encaminhamento de pessoas com problemas visuais aos hospitais em Itabuna é uma ação positiva do governo, mas a secretaria esta silente, quanto a esta maravilhosa ação. O paciente tem transporte, acompanhante e lanches, temos esta informação de terceiros, que deveria partir de forma oficial da pasta da saúde.

Quantos atendimentos, cirurgias, exames já foram realizados no hospital municipal? Não se sabe. O erro é nítido e visível, quanto se trata de política partidária, senhora secretária. Já, os acertos precisam ser divulgados pelo governo para reprimir as criticas. O nosso blog está à disposição, não só da secretária de saúde, mas do governo de Diane, para melhor informar a sociedade das ações governamentais. O melhor é que é de graça, sem ônus para o município.

Chorar ou ficar chocada não vai adiantar, nem muito menos postular judicialmente. A liberdade de expressão é um direito fundamental dos indivíduos (está na Constituição). Homem público perde parte de sua essência da vida privada, quando se tratar de ações públicas, ou seja, a ação da secretária, enquanto pessoa comum, não interessa ao particular, porém como secretária (agente política), é passível de criticas. E nós não furtaremos deste direito.  

Enquanto o Una Na Mídia não ver ações firme da pasta, o problema será sempre reportado aqui. Coloque um carro de som na rua avisando das ações de combate ao mosquito, faça um mutirão, convoque todos os agentes de saúde, chame as escolas (pais, alunos e professores), ingresse no judiciário pedindo mandado de busca para que os agentes invadam as casas fechadas ou abandonadas. É assim que se dar respostas as criticas. Com AÇÃO.  

Rua no centro está no escuro desde outubro.

Foto tirada defronte ao antigo sindicato
Moradores da Rua JJ Seabra estão no escuro desde outubro do ano passado e o local é propicio ao uso de entorpecente, devido a um prédio abandonado no local, utilizado por viciados para o consumo de drogas.

Há informações de que no citado imóvel existem tangues descobertos, o que facilita a proliferação do mosquito da dengue. Conforme o cartão de visita da casa de um morador, o mês de setembro do ano passado foi a ultima visita de um agente de saúde.

Mato tomando conta da grama

O mato toma conta do gramado da Avenida David Fuchs e o pessoal da jardinagem precisa corrigir o problema, antes que a grama morra. Já, no estádio municipal a grama está morrendo, devido a falta de irrigação.

Grama morrendo no estádio municipal




Bota-se músicas em “pren-daive”

Se você precisa colocar música em seu pen driver ou no cartão de memoria, dar um pulinho na Rua Presidente Kennedy, 67, bairro da Usina, defronte a Vila Rica. Lá você adquire este serviço de forma barata e sem burocracia, ao menos na escrita.

Roubaram o transformador de energia da AABB


Elementos subiram no poste de iluminação da AABB e roubaram o transformador que pesa aproximadamente 500 kgs. Os dirigentes da instituição dizem que os elementos roubaram também alguns postes do clube. O fato aconteceu, provavelmente, de quinta para sexta-feira e a polícia investiga o caso e já tem um suspeito. O clube encontra-se abandonado à aproximadamente 07 anos. Inclusive existe reclamação de que piscina do clube seja um foco de mosquito da dengue.  

Grave acidente na David Fuchs

A moto de placa policial JQT-1319 (Itabuna –Bahia), conduzida por Florisvaldo Silva dos Santos atropelou o uma criança de apenas 07 anos, residente na Fazenda Duas Barras, Região da Cariua, que sofreu afundamento de crânio.

O menino foi socorrido pelo condutor da moto ao Hospital Municipal Frei Silveiro e depois recambiado para o Hospital Regional Luiz Viana Filho, em Ilhéus. O acidente ocorreu por volta das 14h, deste domingo (14).

O motociclista deve se apresentar amanhã na Delegacia de Policia para ser ouvido pela autoridade policial. Também ficou lesionada a passageira da moto, a Srª Janice Teles Dias, companheira do condutor.

Já, Juarez Souza Silva, residente na rua da Horta em Colônia caiu de uma moto na estrada de Una a Colônia e deu entrada no Hospital Municipal, o condutor da moto evadiu-se do local, policiais diligenciaram mas não o encontraram.

A redução dos custos administrativos e o freio no derrame de dinheiro público. Precisa-se de prefeito.


Por: Renê Sampaio Medeiros – DRT 6.319
É com bastante pesar que noticiamos o falecimento dos políticos gastões dentro da nova conjuntura política brasileira. O Brasil caminha para uma administração tecnocrata e isso inviabiliza os gastos políticos de forma exacerbada, em prol de uma permanência no Poder.

A nova filosofia administrativa marca o rumo do país a sua respeitabilidade no cenário administrativo mundial. Os sistemas que estão se criando através dos tribunais de contas e da receita federal vai impossibilitar que os políticos façam festas com o dinheiro público. Não é o fim da corrupção, mas um freio sistêmico a sua desordenada pratica costumas no serviço público.

Outrora, os prefeitos, por exemplo, andavam com o talão de cheque no bolso ou sacava cheques nominais na própria tesouraria. Atualmente, as verbas federais jamais podem ser pagas mediantes cheques, mas pela via da transferência entre contas. Acaso, exista a corrupção ficará o rastro no banco. Os recursos do FPM, ICMS, e, com raríssimas exceções de algumas cidades, as receitas próprias, malmente dar para pagar a folha e o serviço de limpeza urbana.  

Nos dias atuais o ingresso no serviço público, pela via do apadrinhamento, tem sido cada dia mais dificultoso para o político colocar seus afilhados, devido às regras impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal e os mecanismos de sanções aplicados pelos tribunais de contas, multas pesadas e parecer pela rejeição de contas. A cada dia, os tribunais de contas tem sido mais técnico e mais informatizados.    

Desta forma, para sentar na cadeira de prefeito é preciso além de político ser um bom técnico profissional, pois se for apenas político, senta e não permanece e se for apenas técnico não consegue chegar ao Poder, ainda. Os costumes do povo não estão moldados ao novo modelo administrativo e os prefeitos que deixam de ser prefeito para ser gestores, vão pagar caro nas urnas.

Fato atípico, nos dias atuais, vai se tornar típico, no futuro. As cidades Catanduvas, no Paraná, Brasileira e Júlio Borges, no Piauí, e muitas outras não tiveram candidatos a prefeitos. O fato vai se tornar típico, pois os políticos ou estarão inelegíveis, ou não terão capacidade técnica nem perfil para administrar a coisa pública. Os técnicos dificilmente conseguem chegar ao Poder pela via democrática. 106 cidades no Brasil tiveram apenas um candidato a prefeito, nas eleições de 2012, conforme a revista isto é.

Um exemplo recente, em nossa região, ocorreu na cidade de Camamu, onde todos os candidatos tiveram seus registros de candidatura indeferidos pela Justiça Eleitoral. Procura-se prefeito é o fenômeno utilizado na cidade de Camamu, mas que deve penetrar em mais outras cidades da região sul do estado da Bahia, em 2016. Vamos aguardar pra ver!