Apoio cultural

terça-feira, 25 de março de 2008

Umas curtas

Um daqueles Pé-de-Cana falou hoje em alto e bom som “agora é a vez de DD!”, possivelmente ele se referia numa futura composição política nas eleições de 2008. Resta agora adivinhar de quem seria os Ds. Dejair (PP)? Davi (PSB)? Dásio (PTB)? Darci (PT). Vamos tentar descobrir. A quem pertenceria o 1º D?

O prefeito afastado Zé Pretinho está hospedado num hotel de luxo em Salvador, conforme documento encaminhado a Câmara de Vereadores pela 1ª Dama. Quem estaria custeando as despesas do prefeito, uma vez que as suas contas estão bloqueadas pela Justiça?

Recursos judiciais do Paraguai vale no Brasil? Este é o amedrontado questionamento que alguns moradores de Una anda fazendo, temendo que o prefeito afastado consiga um desses por lá e retorne ao cargo.

Vereador denuncia descaso

com o leite das crianças e pede punição a servidor que não prestou contas a União. Devido a desídia o município pode deixar de ser contemplado com o programa, enfatiza Antônio Silva (PR).
Una pode deixar de receber 668 litros de leite por dia, acaso não promova um imediato cadastramento e prestação de contas.

Um outro descaso apontado por parlamentares é o fato de que Una embora tenha cerca de 4.000 pessoas contemplado com o bolsa escola, apenas cerca de 3.000 recebem o benefício por falta de cadastramento e incetivo as famílias em pegarem o cartão na caixa econômica.

Na Saúde

Novo secretario da Saúde o dentista José Rolemberg já começa a descobrir alguns funcionários que não apareciam na secretaria para prestar serviço e já enviou expediente ao setor competente pedindo providências.

Uma aberração é o fato de um servidor da secretária ter pedido licença para assumir um cargo de chefia, e mesmo afastado das suas funções normais continua recebendo os salários, além de receber salario de chefe.

Zé Pretinho continua fora do poder

graças a um segundo afastamento do Juiz Ricardo Dias de Medeiros Netto, que decidiu afastar o prefeito numa segunda Ação civil Pública, pelo prazo de 90 dias. A Ação foi proposta pelo Ministério Público, sobre suposta fraude em licitações. Ele que já estava afastado no processo do Banco Matone.

Mesmo com o indeferimento num pedido de suspensão de liminar por parte presidenta do Tribunal de Justiça do estado, desembargadora Silvia Zarif, a desembargadora Rosita Falcão de Almeida Maia, concedeu efeito suspensivo ao agravo o que possibilitaria o retorno do prefeito, porém no outro processo, os das licitações, o desembargador Ailton Silva, denegou o pedido de Zé Pretinho na suspensão do agravo.

O desembargador Ailton Silva requisita diligencias junto ao Juiz da Comarca de Una, para que informe sobre o afastamento do prefeito. O prefeito Zé Pretinho (PTB) responde a diversos procedimentos no Ministério Público, e a qualquer momento se transformará em Ação Civil Pública, podendo ocasionar em novos afastamentos do prefeito.

Na esfera criminal Zé Pretinho responde a dois processos junto ao Tribunal de Justiça do estado, o de nº 68077-4/2007 é referente ao Banco Matone, aguardando relatório do desembargador Carlos Roberto Santos Araújo, já o de nº 69580-2/2007 aguarda diligencias do relator Juiz Aliomar Silva Brito, e é sobre as possíveis fraudes nas licitações.

Prefeito monta seu quadro de secretários

O dentista José Rolemberg Madureira Neto, é o novo secretário da Saúde no município de Una, e promete muitas mudanças, principalmente no quadro de funcionários. O novo secretário pretende reduzir gastos com pessoal para investir melhor na operacionalidade da secretaria.

Jovem e filho de família tradicional no município, Rolemberg formou-se em cirurgião dentista numa faculdade no estado das Alagoas e é casado com a advogada Veronique Tateishi, tendo um filho de nome Luiz Eduardo. Madureira, terá uma dura realidade pela frente para fazer a saúde do município funcionar.

Novidades na Educação

O novo secretário da Educação está prestes a ser nomeado e tudo indica ser o empresario e engenheiro Sinji Kiatoka o escolhido do prefeito Davi Cerqueira, que já nomeou a Profª Lúcia Cerqueira para assumir a Coordenação Técnica da Secretária.

Traficante acusado de matar menino de 7 anos

Texto na íntegra do Jornal A Região
O traficante Josuel Santos, o "Binho Cancela", é acusado de assassinar, na madrugada de ontem, no Banco da Vitória, em Ilhéus, uma criança de sete anos. Afonso Henrique Lima dos Santos foi atingido quando estava domindo em casa.

De acordo com a polícia, "Binho Cancela" fez os disparos ao sair de uma festa no Morro Santa Clara. A informação que a polícia tem é de que não houve briga no local e o suspeito pode ter feito os disparos para provocar um desafeto.

"Binho Cancela" é acusado de comandar o tráfico de drogas no Banco da Vitória. Pai de Afonso Henrique, Antônio dos Santos disse que o filho estava domindo quando foram feitos diversos disparos perto de sua casa.

O menino chegou a ser levado para o Hospital Geral Luis Viana Filho, em Ilhéus, mas não resisitiu aos ferimentos. A família de Afonso Henrique, chocada e revoltada, exige punição para o acusado.