Apoio cultural

terça-feira, 20 de novembro de 2012

A arte de fazer política de Dejair.

Por: Renê Sampaio Medeiros – Radialista DRT 6.319 

A política é a incerteza das certezas, onde os infiéis se tornam fiéis e os fiéis se tornam infiéis, amigo vira inimigo e inimigo se tornam não só amigos, mas amigos íntimos. Quem acompanhou o processo político de prefeito Dejair Birschner (PP) no ano de 2008, quando alguns membros do PCdoB fizeram o possível e o impossível para não permitir a sua junção a Beto Careca, atual vice, pode ter um “piripaque” e cair duro. Pior para quem esteve ao lado dele, quando caiu do poder no ano de 2004. 

Muito cuidado ao ler o Diário Oficial do Município de hoje (20), para não ter um infarto fulminante do miocárdio. Dejair nomeou a Senhora Cândida de Oliveira Chaves, para o cargo de Secretária Executiva da Secretaria do Turismo e Meio Ambiente. O alcaide também nomeou a Sr.ª Cosmira Fernandes de Souza para o cargo de Secretária do Turismo e Meio Ambiente, más destitui Ivanildo dos Santos Leão “Nidão” do cargo de chefia de eventos mandando o mesmo retornar ao cargo de motorista. Os decretos são retroativos a 12 de Novembro. 

Daqui há exatos 41 (quarenta e um) dias o ilustre prefeito Dejair Birschner estará se despedindo pela segunda vez do cargo de prefeito e ficará pelo menos 04 (quatro) anos fora de cargo eletivo no município. A partir do quadragésimo segundo dia, a contar de hoje, possivelmente deverá novamente receber as ingratidões daqueles a quem sempre depositou sua confiança quando está no poder. 

Alguns dos que foram abraçados de 1997 a 2004, passaram cerca de três anos queimando o prefeito com adjetivos que atingiam a sua imagem e da sua família, teve gente que até documentos ou simples fotografias negaram ao prefeito, quando ele precisou, mas, agora, estão novamente no poder e com poder. Há indícios que alguns dos homens de cargo de confiança do prefeito foram os responsáveis pela sua expulsão da carreata do candidato Beto Careca, relembre o caso clicando aqui

Ninguém pode negar a capacidade de força para trabalhar e a intenção de promover o progresso do atual prefeito, aliás, as grandes conquistas do município jamais serão apagadas da história, onde podemos citar a briga com o legislativo pela construção do Colégio Estadual de Una a realização do sonho de construir uma ponte capaz de atender a demanda do município, a construção de diversas escolas, o alto investimento na saúde, as caravanas da cidadania e etc. Mas, Dejair precisa fazer um exame de consciência política e rever seus conceitos em relação a seus verdadeiros amigos. 

Não quer dizer que um político não necessite aglutinar maior número de pessoas ao seu redor, todavia agregar não é desagregar, e com os meus respeitos, algumas atitudes políticas do homem político Dejair causaram angústias e desagregou alguns de seus aliados. Esta matéria estará gravada e arquivada, assim, como as ações do governo de Birschner, principalmente, dos últimos dois anos, para daqui a três anos e meses eles serão analisados e mostrados se valeram a pena algumas decisões.