Apoio cultural

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Santa Casa de Una será gerida pela Prefeitura.

Fonte: ASCOM da PMU

A Secretaria da Saúde promoveu na quinta-feira (08), no Clube Social, uma Audiência Pública para tratar de assuntos inerentes ao funcionamento da Santa Casa de Misericórdia de Una, contando com a participação de mais de 340 pessoas. A entidade está praticamente fechada, devendo a fornecedores e funcionários.

Na audiência que contou com a participação de cinco (05) vereadores, do prefeito Dejair Birschner, do Vice José Roberto de Almeida e da Secretaria da Saúde, Srª Gleciane Birschner, e outros secretários do Município, ficou decidido que a Secretária Municipal da Saúde deve assumir o controle administrativo e técnico-hospitalar, responsabilizando-se pela remuneração dos médicos e do corpo de enfermagem.

O Consultor Médico do Município Dr. Paulo Medauar afirmou em seu pronunciamento ter mantido contato com o provedor da entidade Sr. Derneval Gomes Fortunato que decidiu por acatar a proposta do município, e após o recebimento dos primeiros recursos oriundos da União e Estado passará a pagar os salários em atraso e os débitos com fornecedores, de forma gradativa.

Membros da sociedade civil organizada demonstrando descontentamento com os serviços da entidade, pediu ao prefeito que tomasse as medidas cabíveis para que a entidade funcione com a devida regularidade e aplicasse todos os meios de fiscalização sobre o provedor. A entidade é responsável pela administração de 230 AIH (Autorização de Internamento Hospitalar), sendo 22 destinadas a hospitais de Ilhéus e 14 para Itabuna.

A Secretaria da Saúde, Srª Gleiciane Birschner conclamou a população para que tome outras medidas junto aos sócios da entidade e do próprio provedor para que os serviços sejam prestados com coerência, e afirmou que embora a sua pasta não tenha responsabilidade direta com a entidade estava assumindo a gestão devido a seu compromisso com a vida.

O prefeito Dejair reafirmou seu compromisso com a melhoria de vida da comunidade e disse está bastante preocupado com a situação da entidade. O prefeito também disse ter encontrado o município totalmente sucateado, com todos os veículos danificados, além de quatrocentos (400) servidores sem receber seus vencimentos e os telefones com os serviços suspensos por conta de dividas junto a empresas de telefonia que ultrapassa R$ 30 mil. O Município de Una arrecadou mais de R$ 4 milhões no mês de dezembro.