Apoio cultural

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Prefeitura fecha escola para atender "interesse da Igreja Católica".




Se não bastasse as constantes paradas e greves promovidas pelo Sindicato dos Professores, além dos feriados e dias santos que impossibilitam que os alunos tenham 200 (duzentos) dias letivos, o município de Una decidiu suspender as aulas nesta sexta-feira (21) do Colégio Municipal Alice Fuchs de Almeida. 

Segundo informações de pais de alunos, a escola será local de concentração de um grupo de casais neste final de semana. O grupo é organizado pela Paróquia de São José e deve ocupar o espaço escolar a partir das 17h, desta sexta-feira (21), até o inicio da noite de domingo (23). O Colégio Estadual Menandro Minhaim também está à disposição da Igreja.

Não se explica qual a causa da suspensão das aulas durante o período matutino e vespertino. O álibi utilizado pela administração é o de servir a instituição religiosa. O evento religioso começa a reunir os casais a partir do pôr-do-sol. Em Una, quatro datas homenageiam os Santos da Igreja Católica e é proibido trabalhar na Sexta-feira Santa, no dia 20 de janeiro (São Sebastião), 19 de março (São José), e 13 de junho (Santo Antonio). 

No município, os servidores criaram um mau costume de quando existir um feriado no meio de semana, é promovido uma “parada de advertência” para emendar o fim de semana, quando a própria administração não referenda o ato ímprobo através do chamado decreto de ponto facultativo. Os servidores param, mas não repõem as horas não trabalhadas e patrocinadas pela sociedade.

Por que um conselheiro não é remunerado igual ao vereador?

Por: Renê Sampaio - Radialista DRT 6.319
Partindo do princípio de que um membro do Conselho Tutelar é eleito democraticamente pelo povo para assumir uma função pública, assim como os nobres vereadores, e que as ambas as funções exigem conhecimentos de leis, além de desempenharem a função de fiscalização. Qual a causa de um conselheiro não ter a mesma remuneração de um vereador ou vice-versa? Onde está fica o principio da isonomia funcional e de ingresso no cargo público? Saliente-se de que eles têm mandato por prazo certo de início e de fim. 

É de bom alvitre frisar que os membros do Conselho Tutelar têm uma função árdua, assim como a dos parlamentares, mas eles, os conselheiros, cumprem, diuturnamente, escala de serviço, ou seja, não tem hora para atendimento ao público, enquanto os Nobres Edis trabalham uma vez por semana, durante 3 horas no máximo, além de terem, por lei, direito a dois recessos parlamentares no ano (16 de dezembro a 14 de fevereiro e de 30 de junho a 31 de julho). Os conselheiros só podem ser reconduzidos por uma única oportunidade, enquanto os vereadores podem se eleitos ad aeternum (morrem na cadeira de vereador). 

Por outra via, o conselheiro, antes de eleito, é submetido a uma prova escrita de conhecimentos gerais e específicos da função, além de ter sua conduta social analisada e passar por uma entrevista com profissionais. Os nobres vereadores, mesmo que saiba ler, mas não interprete (analfabeto funcional), podem assumir um cargo de tamanha responsabilidade na sociedade democrática. Um vereador recebe R$ 6.000,00 (seis mil reais), enquanto o conselheiro recebe apenas 16,95% desse valor, ou seja, funções eleitas por igualdades de condições, com funções e responsabilidades idênticas, quanto a fiscalização, a diferença remuneratório do menor para o maior valor chega a 83,05%. Como entender o Estado Brasileiro de Democracia esplêndida e República para todos?

Ayrtinho será sepultado no sábado (22).

O corpo do jovem Ayrton da Costa Madureira deve ser enterrado às 08h do sábado (22), no cemitério do centro da cidade. Familiares tiveram dificuldades em encontrar transporte para o translado aéreo.

O avião transportando o corpo do jovem deve chegar ao Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, por volta das 15h30, desta sexta-feira (21). Segundo, o irmão de Ayrton, só às 19h, a urna funerária deve chegar a esta cidade para o velório.