Apoio cultural

quarta-feira, 28 de maio de 2014

12 anos de reclusão para Fábio.

O Tribunal do Júri, formado por quatro homens e três mulheres, condenou, por maioria, o réu Fabio Moreira de Jesus, nesta quinta-feira (28). O condenado foi acusado de ter matado por motivo fútil e ter utilizado meios cruéis, que impossibilitou a defesa da vitima de alcunha Filé, cujo fato aconteceu no ano de 2012, no bairro Santa Rita.

O Ministério Público, representado pela Promotora Alícia Botelho Violeta, sustentou a tese de homicídio com duas qualificadoras, já a defesa, representada pelo causídico Kleber Gomes Nascimento Sena, defendeu a tese da legítima defesa. Os jurados, porém, julgaram de acordo com a tese da promotoria. Da decisão cabe recurso ao Tribunal de Justiça. 

O réu disse que cometeu o crime para se defender, mas, também, afirmou que o fato foi em face de ter sido agredido, primeiramente pela vitima com uma machadada, em virtude de uma discussão banal, ele, portanto, tomou o machado e revidou as agressões. Fábio já cumpria prisão cautelar por dois anos e alguns meses. 

Deu no Tabu: Desvio de combustível na prefeitura de Una

Do: Tabu de Canavieiras
O caminhão placa JQQ 2802 foi abastecido com combustível pela prefeitura de Una entre os meses de agosto e novembro do ano passado, período em que o veículo estava sem uso e comprovadamente parado na frente da prefeitura.

A denúncia foi feita pelo vereador unense Ailton (PSD), com base em investigação que fez em prestação de contas que a prefeita Diane Rusciolelli apresentou ao Tribunal de Contas dos Municípios.

O vereador Ailton teria provas de outras irregularidades no uso de combustível da prefeitura, que estaria sendo desviado para abastecer outros veículos “fantasmas”, mas disse que o caso ainda está sob investigação sigilosa.

A prefeita Diane Rusciolelli ainda não se pronunciou sobre a denúncia. Veja a seguir documento apresentado pelo vereador Ailton sobre o abastecimento irregular do caminhão.

1º ENCONTRO DE PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES e COMERCIANTES DE UNA‏

1º ENCONTRO DE PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES E COMERCIANTES DE UNA
Palestra com os Consultores 
Tatiane Badaró - SEBRAE
Tema: Compras Governamentais e Comércio
Economista Guilhardo Sérgio - Consultor SEBRAE de Salvador.

Data: 29/05/2014 (Quinta - Feira)
Horário: das 8:00 às 12:00
Local: Câmara de Vereadores de Una
Contato: (73) 3236 2051 - Carlos Ampeu
PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES E COMERCIANTES PARTICIPEM!

Realização: PREFEITURA DE UNA 
Apoio: SEBRAE / Sec. de Turismo / Sec. de Agricultura / Agente de Desenvolvimento:Carlos Ampeu
/ CESOL e Câmara de Vereadores.

PREFEITURA DE UNA FEZ DISTRIBUIÇÃO DE 4.000 MUDAS DE CACAU À PEQUENOS AGRICULTORES‏

ASCOM PMU. Erlon Santos. Sem ônus ao anunciante.
Secretário Yudi Osawa entre a muda à um agricultor.

Nesta terça(27/05) e quarta feira(28/05) a Prefeitura de Una através da Secretaria da Agricultura fez a distribuição de mudas de cacau seminal no saguão do prédio da Prefeitura.

Os beneficiários serão pequenos agricultores da região rural de Una já cadastrados na Secretaria. Segundo o Secretário de Agricultura, Yuji Ozawa, a aquisição das mudas só foram possíveis graças aos esforços da Prefeita Diane Rusciolelli e da Deputada Estadual Ângela Sousa junto a SEAGRI - Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária e SUAF - Superintendência de Agricultura Familiar. 

Nas próximas semanas serão entregues mais 2.000 mudas de cacau seminal, 500 mudas de Cupuaçu, 2.000 de açaí, 500 de Jenipapo, 500 de Pitanga, 500 de Cajá e 300 de Graviola. As entregas das mudas e essências florestais fazem parte do Programa de fortalecimento da Agricultura Familiar.

Artista da nossa terra. Walter do Cavaquinho faz ao vivo.




Fica fuçando o whatsap.


Na sessão de ontem o protocolo foi quebrado e o regimento da Casa Legislativa foi ferido. Atendendo a proposta do vereador Prof. José Jorge (PT), o presidente da Casa, Vereador Davi Cerqueira (PMDB), convocou em plena sessão plenária a Senhora Secretária de Turismo e Meio Ambiente, Sr.ª Thais Gavazza, para prestar esclarecimentos a cerca do projeto que trata da criação de uma taxa de lixo. O regimento veda que particulares usem a tribuna na sessão ordinária, salvo a prefeita, quando convocada. Davi pra lá, Thais para cá, foram os tratamentos “formais” entre vereadores e a secretária, sem nenhum cerimonial exigível ao momento legislativo.    

O Projeto de Lei, que não foi apreciado pela Casa, trata-se de um consórcio entre municípios para o tratamento do lixo orgânico, todavia, o dito vai onerar os munícipes numa taxa de lixo. Questionada sobre a alíquota do serviço, a secretária não esclareceu, e, portanto, os vereadores pediram para retirar o bendito de pauta para melhor esclarecimento. Segundo o vereador Martan Maciel (PT), pelo fato da prefeita não ser de confiança, é preciso que eles, os vereadores, analisem o projeto com cautela, para as responsabilidades futuras não recaírem sobre eles.

Reajuste salaria e REFIS
Na sessão de ontem foi aprovado por unanimidade, em dois turnos, os projetos de lei que reajuste os salários dos servidores da Câmara e também o projeto que cria o REFIS, possibilitando que os contribuintes renegociem suas dividas. Ambos os projetos vão à sanção do Executivo.

Ruas acabando e carros atolando em Comandatuba

O vereador Ailton Nunes Dias (PSD) voltou a pedir clemência a chefa do Executivo, com referencia a rua Carlos Dias, no bairro Sucupira e referendou o vereador Juvenal Trindade (PRP) no que tange a estrada de Comandatuba, onde veículos encontra-se atolando devido a lama. O vereador Osmar Calazans (PTN) requereu que a mandatária mande consertar os corre-mãos do fundo da prefeitura e do cais no centro da cidade, pois, segundo o parlamentar, os transeuntes correm sérios perigos de cair.