Apoio cultural

quarta-feira, 23 de março de 2016

Juiz fará júri em 12 de abril. Confira a lista de jurados.


Vereadores não apreciam PL da geração de emprego e renda.

O que já estava previsto, aconteceu na sessão de ontem (22) da Câmara de Vereadores de Una. O presidente da Casa, Vereador Ailton Nunes Dias (SD), não colocou em pauta a discussão e votação do Projeto de Lei - PL de autoria do Executivo que visa incentivo fiscal a uma empresa para a montagem de motocicleta no município. Pelo PL a empresa ficaria pelo período de 20 (vinte) anos pagando o ISS sobre o percentual mínimo legal.

O questionamento dos parlamentares é concernente ao plano de proteção ambiental já que a empresa será instalada às margens do Rio Aliança/Una e a ocultação do nome da empresa no PL. O município garante que a empresa é seria já adquiriu terras para a instalação do galpão de montagem e que um terreno ao entorno já foi desapropriado para instalações de empresas de apoio.

Na sessão de ontem (22), os vereadores Antonio da Piruna e Davi Cerqueira, atendendo aos anseios da população presente, tentou sensibilizar o presidente para colocar o projeto em apreciação do plenário, mas o vereador Ailton foi resistente, ao ponto de dizer, que quem manda na Câmara é ele, porque foi eleito para tal fim, e se alguém do povo quiser falar terá de concorrer às eleições e ter votos.

Morre Nego Delcy Eletricista.

Aldecy Souza Santos, 48 anos, faleceu na madrugada desta quarta-feira (23) no Hospital Municipal Frei Silvério. Ele estava internado desde segunda-feira (21), e segundo o irmão dele, Adeilton, Delcy chegou de Uruçuca, na segunda, com glicemia e pressão arterial baixa, que necessitou ser internado urgente, mas ontem (22) apresentou melhoras no quadro clínico.

No domingo (21) este blog manteve contato com Aldecy, e o mesmo disse que esteve acamado por três dias em face de ter adquirido uma chikungunya, na cidade de Uruçuca onde estava prestando serviços elétricos na construção de Posto de Saúde daquele município. O sepultamente está previsto para as primeiras horas de amanhã (24).

Nego Delcy era uma figura bastante querida na cidade de Una em face de suas brincadeiras e era atração no bar de Bené (do Vascão). Ele começou a prestar serviço no município de Una, no Governo de Antonio Andrade, onde aprendeu a arte de eletricidade residencial com Walter Coelba, e, permaneceu até o final do Governo de Luiz Elias, em 1995. Após, o período ele foi morar em Porto Seguro, retornando ao município no ano de 2008.

Numa das estórias clássicas do Delcy, ele narrava que quando criança sempre detestou que passassem a mão sobre sua cabeça e no dia do batizado, na Praia de Independência, onde ele nasceu, o Frei Silvério ao passar a mão sobre sua cabeça para formalizar o batismo recebeu uma mordida que demorou de largar. Após morder a mão do Frei, Aldecy caiu no manquezal e só apareceu três dias depois. Que figura...

Fica aqui o nosso registro, nossas lamentações e o espirito solidário a família ilutada.