Apoio cultural

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

O Circo Show Brasil é palco

de importante evento para a cultura circense no Brasil. Estão reunindo em Una cerca de 50 representantes de 07 circos do estado e funcionários da secretaria da Cultura do governo baiano, que promete desenvolver projetos para o setor.

O seminário tem como objetivo fortalecer o movimento circense no país, a fim de angariar apoio dos governos municipais, estaduais e federal para implementação de melhorias na cultura e benefícios sociais como o reconhecimento da profissão e benefícios sociais como a aposentadoria.

O presidente da Cooperativa Circense na Bahia Anselmo Serrá se faz presente no evento, como sete circos de onde sairá a Carta de Una que se juntará a outras cartas, a fim de sensibilizará as autoridade públicas em apoiar a classe. O departamento de Cultura da Prefeitura do município tem dado apoio ao movimento, ainda que modesto.

Um teatro ambulante, o circo leva alegria as comunidades de diversas classes sociais, entretanto nem sempre recebe o seu devido valor das autoridades públicas. Nas cidades não existem praças especiais para receber os circos, a exemplo de infra-estrutura, água potável, energia elétrica e esgotamento sanitário.

As crianças circenses são beneficiadas com uma Lei Federal quanto a questão do direito a matricula nas escolas da cidade e por período igual a que circo esteja instalado. O evento que está ocorrendo promete novas conquistas aos participantes de circos no Brasil.