Apoio cultural

domingo, 22 de junho de 2008

Poder Judiciário age, enquanto o Legislativo municipal pára.

Daqui a seis dias completará 120 dias de afastamento do prefeito José Bispo Santos (PTB). Quando esteve no poder, Zé Pretinho tinha sobre sua administração forte fiscalização e cobrança, principalmente dos vereadores Nilton Nogueira (DEM) e Antonio da Piruna (PR).

Os parlamentares levavam quase todo o tempo disponível na Inspetoria do Tribunal de Contas dos Municípios em Itabuna, fiscalizando com rigorosidade as contas do município, inclusive tinham o prazer de arcar com os custos de viagem e alimentação, já nos dias atuais a coisa é bem diferente, quase impossível ver um vereador de Una nas bancas do TCM. A Justiça afastou Zé Pretinho para facilitar o acesso dos parlamentares aos documentos, que às vezes eram ocultados pelo prefeito.

Nos dias atuais os nossos parlamentares tem se preocupado mais com outras coisas do que fiscalizar as contas do prefeito afastado, e logo agora que se tem todo um mecanismo, toda uma disponibilidade de acesso a informação. Uma Comissão Especial de Inquérito e uma Comissão Processante instalada na Câmara contra o prefeito, uma já virou pizza e a outra está no forno, aguardando o ponto da massa.

O prefeito em exercício Davi Cerqueira dos Santos (PSB) tem o poder de instalar uma auditoria nas contas do prefeito afastado, porém, ao menos do conhecimento público, este ato ainda não ocorreu. Com um papel timbrado e assinando como prefeito Davi poderia ter direcionado expediente à Controladoria Geral da União pedindo que a força tarefa da União viesse ao município ver de perto os cofres municipal.

Se não fosse o Ministério Público que vem tendo validação em suas denuncias por parte do Poder Judiciário, o prefeito possivelmente já tinha retornado ao cargo isento de qualquer ato do Legislativo, que tem o poder inclusive de cassação. O Executivo por sua vez pouco tem colaborado para enfartar a Autoridade Judiciária a tomar novas atitudes contra os erros administrativos por ventura ocorridos.

A briga agora é outra, é a administração da receita média de R$ 100 mil da Santa Casa, o Provedor agora é o alvo da vez. O Executivo já que quer investigar as contas da entidade bem que poderia instalar uma auditoria para descobrir os destinos dos repasses municipais para o nosocômio, porém parece ser mais fácil mobilizar multidões (fazer enxame) a determinar três funcionários do setor contábil para investigar os balancetes (isso é legal e moral). O importante é desgastar o provedor, para não oferecer risco político futuros (talvez pensem assim).

A duvida persiste na cabeça de cada povo desta terra. Será que o objetivo era de fato apontar os erros administrativos de Zé Pretinho ou causa-lhe um desgaste político para vencer a sua ainda simpatia política nas urnas? Eis a questão. O prefeito afastado errou o bastante a ser reconhecido pelo Poder Judiciário, que deferiu seu afastamento preventivo do cargo e vem se manifestando pela sua manutenção fora do Poder, porém não sabe se esse é um objetivo uníssono de todos os que pregam (ou pregavam) a moralidade.

Procura-se o PT unense

Quem entrou em campo precisando ganhar, e com saldo alto de gols, tem mostrado pouco espetáculo à torcida vermelha e branca. Os cartolas da equipe até tentou negociar o resultado da partida, porém seus adversários não concordaram.

Bateram na porta de Dejair (PP) em busca de um espaço na chapa majoritária então receberam como resposta uma pesquisa de opinião publica em que o partido quase nem pontuou, e já no intervalo de jogo, foram a outro vestiário, o de Davi, que também mostrou coincidentemente a mesma pesquisa.

O juiz já aguarda a equipe para iniciar a partida e o time sumiu de vestiário à dentro, possivelmente estão numa daquelas reuniões básicas para rever suas táticas de jogo, é preciso ganhar em campo e sem ajuda, pior com um numero superior a um gol por minuto. Um jogo quase perdido.

O time, além de bons jogadores tem um excelente goleiro, e por que não acertar o contrato do arqueiro com a equipe adversária para já entrar em campo e jogar? É melhor um jogador conseguir o título de campeão, com a ajuda indireta da equipe, do que a equipe toda perder o campeonato.

A verdade é que os companheiros do grande partido que de fato é dos trabalhadores, se não acordarem ficará mais uma vez apagado no cenário político do município, o partido precisa ser mais sincero e menos egoísta, superar os obstáculos de quase 20 anos com humildade e sabedoria. Sigam o exemplo de Roberto Carlos do PC do B.

Ferrovia Roraima a Ilhéus é oficializada

Do jornal A Região

A Ferrovia da Integração Oeste/Leste, que terá 3.100 Kms ligando Vilhena (RO) a Ilhéus (BA) está virando realidade. Ela acaba de ser incluída no Plano Viário Nacional, por Medida Provisória assinada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Com isso, fica assegurada a verba de R$ 2,5 bilhões que será investida na estrada de ferro. Ela começa a ser construída em 2009 pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, empresa controlada pela União.
"Os estudos de impacto ambiental e de aerofotogrametria já foram contratados," informou o secretário do Planejamento, Ronald Lobato, durante uma apresentação do Mapa Estratégico da Bahia para oficiais da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica.
O coronel Fábio Sahm Paggiaro elogiou a capacidade de articulação entre as diretrizes estratégicas e os planos de ação. "É uma novidade importante em termos de qualidade aplicada à gestão pública no Brasil".
"A Bahia, que já é destacada do contexto nacional por suas belezas naturais e amabilidade do seu povo, agora desponta com um programa de desenvolvimento amplo, que enfatiza a infra-estrutura e a logística", declarou o coronel Hélio Rodrigues Santos Filho.

Nova lei regula o registro de armas

Quem tem arma em casa pode fazer o registro ou o recadastramento até 31 de dezembro, sem pagar nenhuma taxa nem apresentar qualquer certidão ou exame psicotécnico. É o que diz a Lei 11.706, que passou a valer desde a sexta-feira (20).

O registro será feito através do site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br), onde a pessoa deve preencher o "formulário de recadastramento / renovação de armas", gerando um número de registro provisório.

Em seguida a PF vai entrar em contato com o dono, que deve apresentar apenas cópia de identidade e comprovante de residência, no caso de quem tem registro anterior da arma.

Quem nunca teve, deve provar que a arma é sua, seja com nota fiscal, contrato de compra e venda, recibo de doação ou, se não tiver nada disso, uma declaração de registro feita em cartório.

A nova lei facilita a regularização da armas, já que o recadastramento poderá ser feito pela internet. "Mas se o dono deixar de recadastrar, pode ser preso por porte ilegal, já que a arma não estará legalizada", explica o presidente da ONG Movimento Viva Brasil, Bené Barbosa.

Outras notícias...

O presidente da República sancionou a lei 11.705, que determina a suspensão da carteira do motorista que tiver bebido qualquer quantidade de álcool, mesmo um gole de cerveja. a tolerãncia da lei é zero. Mas, até que o Contran defina os detalhes da lei, será tolerada uma quantidfade de 2 decigramas de álcool, um terço do que era aceito antes (6 decigramas) e o equivalente a meio copo de cerveja.

O nadador Allan do Carmo receberá patrocínio da Bahiagás, Companhia de Gás da Bahia, para a preparação rumo aos Jogos Olímpicos 2008, em Pequim, China. Desde 2005 Allan do Carmo recebe o apoio do FazAtleta, programa do Governo do Estado. Com apenas 18 anos, é o único representante masculino do Brasil na Maratona Aquática de Pequim, a ser realizada em agosto.

PC do B rachado em Una

Apenas três filiados ao Partido Comunista do Brasil, não comungam com o pensamento do presidente Roberto Carlos e com o pré-candidato a vice-prefeito Beto Careca em ficar na base política do pré-candidato a prefeito Dejair Birschner (PP).

Américo Cristino dos Santos, irmão de Zé Pretinho, Gustavo Bressam, Secretario do Meio Ambiente e um cidadão do distrito de Colônia, pensam divergentes das 18 pessoas do grupo, eles querem que o partido fique com o prefeito em exercício Davi Cerqueira (PSB).

Beto Careca já decidiu que fica com Dejair com, ou sem partido, ele é capaz de abdicar do convite do diretório do PP, a ser vice de qualquer outro candidato, ou até mesmo de ser candidato a prefeito pelo partido.

O PC do B, vem ao longo dos anos caminhando a passe curto, porém com a entrada de Beto na sigla, o partido passou a ter nome no mercado e a crescer em pesquisas de opinião pública, acaso Beto saia de cena é muito difícil que Davi aceite outro nome dentro do partido como seu vice. Com a decisão de Beto possivelmente a Profª Jane (PDT) deva ter seu nome validado como a vice de Davi.

PPS não é da base de Zé Pretinho

É um partido sólido e independente, são as palavras de Carlos Calazans, “Carlito da Padaria”, temos respeito ao prefeito, porém o destino do partido é traçado pelo seu diretório, que é dirigido por mim.

Carlito reclamou ao blog Una Na Mídia referente a matéria publicada “bastidores da política unense” em que noticiava que Zé Pretinho tinha o controle do PTB, PT do B, PHS, PRP e do PPS, o que segundo o presidente do partido não condiz com a verdade dos fatos.

O partido reúne nomes importantes como o ex-presidente da Câmara Evilasio Mota Sena, Dinho da Estaca e o suplente de vereador Martan Maciel o “Mactha-Mactha”. Eles juntos tiveram 800 votos nas ultimas eleições.

Zé Pretinho que pretendia ser candidato desistiu após ter sido novamente afastado pela Justiça (o terceiro) e ter sido prorrogado o segundo afastamento por mais 90 dias, já tentou até procurar um nome para apoiar e como não encontrou, existe informação que liberou seus liderados a procurarem as bases políticas que melhor lhes convenha.