Apoio cultural

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Força do vento arranca telhado no bairro Sucupira.

Telhado retirado pelo efeito do vento. 
Uma corrente de vento, agora a pouco, arrancou, por inteiro, o telhado de uma oficina de serrilharia, na rua Carlos Dias, bairro Sucupira. 

O telhado voou sobre a uma casa vizinha, vitimando uma pessoa, que foi encaminhado ao Hospital Municipal Frei Silvério. Moradores vizinhos estão no local retirando o telhado de cima da casa.

PAD dos atestados falsos vai completar 09 meses

O Processo Administrativo Disciplinar - PAD, número 156/2013, mandado apurar pela Prefeita Municipal de Una, e publicado no Diário Oficial do Município em 12 de dezembro de 2013 (leia aqui), vai completar 09 meses e sem que a comissão processante apresente relatório à Chefa do Executivo.

A prefeita mandou que a comissão disciplinar investigasse o fato, amplamente denunciado na imprensa regional, de que uma professora do distrito de Vila Brasil, teria entregue atestado médico, supostamente, falso na secretaria da escola, daquele distrito. A médica que assinou um dos atestados já é falecida e no outro, foi assinado por um médico que nunca atendeu no órgão emissor do dito.

Um inquérito policial foi instaurado na comarca de Buerarema para apurar a suposta fraude e o município instalou P.A.D. para investigar o feito, sob a ótica administrativa. A comissão teria por lei o prazo de 60 dias para apurar a fraude, mas pediu prorrogação de prazo, que foi concedido, esgotado o prazo eles não apresentaram o relatório à mandatária, até a presente data.

Servidor que atrasa seu munus funcional, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal está sujeito a Lei de Improbidade Administrativa e ao Crime de Prevaricação. Na comissão, por força de Lei, tem um membro da diretoria do sindicado da qual a investigada é filiada.

Escola São José presente nas comemorações da Independência do Brasil.


Na omissão das escolas públicas, da sede do município, a iniciativa privada, neste momento, representa os 192 anos de Independência do Brasil.

A Escola São José está em desfile pelo centro da cidade com alunos do fundamental I e II. A dita escola sempre representa as datas comemorativas com atos cívicos.

Em Colônia de Una, as Escolas Cândito Romero e a Escola Municipal de Colônia, por iniciativa dos diretores, também promovem um desfile cívico naquela localidade.

Ficam aqui as apologias do blog à Professora Jadna e toda a equipe administrativa e pedagógica da Escola São José pela iniciativa, digna de elogios e exemplo, a ser seguido.

Os últimos desfiles cívicos ocorridos em Una, com a participação das escolas públicas, foi no Governo do ex-prefeito Manoel Bispo dos Santos, Mané Dentista (1889 a 1992).