Apoio cultural

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Prefeito influencia no sistema policial do município

esta é a denuncia do vereador Itanael de Góes Santos (PHS), que segundo o parlamentar fora tomar conhecimento da prisão de um morador da Praia dos Lençóis e foi recomendado pelo Delegado de Polícia à procurar o prefeito Zé Pretinho (PTB) ou o pastor de uma igreja, para providenciar a liberação do detido.

A vereadora Nara dos Santos Muniz (PHS) até tentou argumentar sobre a situação mostrando documentos comprobatórios de que o preso seria pessoa com antecedentes criminais, entretanto não explicou se a ingerência do chefe do executivo no organismo policial seja procedente.

Os vereadores Nilton Nogueira da Silva (DEM) e Antonio Silva dos Santos (PR) congratularam-se com a indignação do colega Tanda. Aproveitando o vereador Nogueira criticou o sistema carcerário do município que foi construído há 30 anos com capacidade para 12 presos e hoje está superlotado com 40 detentos.

Outro que denunciou as ingerências no organismo de segurança pública foi o vereador Tonhe da Piruna, e na Tribuna disse que a comunidade está sendo ameaçada de ser presa quando critica as ações do prefeito Zé Pretinho.

Lasca de fogo


Com uma grave discussão entre os vereadores Nilton Nogueira da Silva (DEM), Nara Santos Muniz (PT do B), Itanael de Goés Santos (PHS) e o presidente da Casa Vereador Juvenal Trindade (PRP), sobre fatos de o vereador Tanda ter apresentado uma moção de repúdio ao delegado da cidade, sendo contestada pela vereadora Nara.

Entrevista de prefeito à Radio Jornal

Tem repercussão na câmara de vereadores e o vereador Nilton Nogueira da Silva (DEM) repugna o fato de o prefeito Zé Pretinho ter falado em alto e bom som de que o salário não é prioridade em seu governo, pois tem outras obrigações a cumprir.
Mais denuncias

Os parlamentares Nogueira e Tonhe da Piruna frisaram sobre a situação dos funcionários no município em que se encontram com salários atrasados e denunciou o fato de servidores estarem sem poder se aposentar uma vez que o prefeito não está repassando ao INSS os encargos sociais e se apropriando indevidamente do recurso.

Nogueira também denunciou a falta de repasse por parte da Prefeitura ao ABRESP, que fez empréstimo consignado aos servidores municipais e que estão com pendência no SERASA E SPC e assim se repetindo no CRED CESTA.

Outras denuncias são também de que a prefeitura embora esteja descontando dos servidores, não está repassando aos beneficiários as pensão alimentícias judicial, podendo a qualquer instante o servidor ser preso por falta de pagamento.

Tonhe da Piruna bradou sobre a situação da iluminação pública e o desmando administrativo que se encontram o município. Falou também o parlamentar de que existe um serviço de espionagem recebendo um bom salário para fiscalizar as pessoas que criticam o chefe do executivo.

A TV Santa Cruz fora do ar

Em Una e ninguém toma providencia com a situação. Quando tinha convênio com o Estado da Bahia, era só um e-mail ou um simples telefonema que a equipe técnica da empresa entrava imediatamente em contato com o solicitante e providenciava o conserto imediato, agora está sendo muito diferente.

Desde que o sinal saiu do ar há quase um mês houve imediato contato com a técnica e com o departamento de jornalismo que ao menos deram satisfação. Em contato com o responsável na prefeitura de Una, alega de que o sinal está entrando em péssima qualidade no município por isso teria tirado do ar.

O sinal atual está sendo direto do satélite e contínua na mesma qualidade de imagem da tv local. Outra explicação é que o sinal é recebido da repetidora de Camacan que é um sinal analógico e a empresa não quer investir na melhoria da repetidora, passando para o sinal digital.

O responsável na PMU afirmou de que existe um projeto da prefeitura em mudar a torre de recepção e transmissão para próximo ao estádio de futebol para poder captar o sinal digital de Ilhéus. Outrora chegaram a confiscar o transmissor da TV para que a comunidade não ficasse sabendo dos fatos que envolviam o prefeito.

Brasil será sede da copa de 2014

Um país em que miséria, a corrupção e a violência são destaques nos principais noticiais, inclusive internacional, é quem vai sediar a copa de 2014 e foi confirmada pelo presidente da FIFA Joseph Blatter nesta tarde em Zurique.

A Bahia é um forte candidato a ser sede para jogos da copa, onde será construído um estádio novo, denominado Arena Bahia com capacidade para 44.100 pessoas, um estacionamento dentro do estádio para 4.000 veículos e shopping ao lado da praça esportiva.

Belém (PA), Brasília (DF) Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MT), Cuiabá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Olinda (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), e São Paulo (SP), são cidades concorrentes a abrigarem as seleções internacionais.

O governo federal tem proporcionado meios e investido muito recursos para que eventos internacionais ocorram no país, entretanto não existe programa de governo para atingir as comunidades carentes e o esporte de base, principalmente nas escolas.

A pedido do MPF, PF apreende CPUs da prefeitura de Érico Cardoso (BA)

Fonte: Assessoria de Comunicação Gladys PimentelTelefone: (71) 3336 2026 E-mail: asscom@prba.mpf.gov.br
A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi (BA), a Polícia Federal (PF) apreendeu na última sexta-feira, 26 de outubro, três computadores utilizados pela comissão permanente de licitação da prefeitura de Érico Cardoso, a cerca de 756 quilômetros de Salvador. O pedido de busca e apreensão partiu da procuradora da República Mirella de Carvalho Aguiar e foi deferido, no último dia 25, pelo juiz Marcelo Motta de Oliveira.

A apreensão dos equipamentos foi solicitada a fim de apurar informações de servidores da Controladoria Geral da União (CGU) de que nos três computadores estariam armazenadas peças de licitações que foram simuladas e “montadas” por um servidor da prefeitura. Os procedimentos seriam relativos ao repasse de verbas de convênios e programas federais, a exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Fundo da Educação Básica (Fundeb).

As suspeitas, segundo a procuradora, apontam para possível prática de atos de improbidade administrativa e crimes licitatórios, além de eventual formação de quadrilha ou bando.

Lula anuncia novo aeroporto para Ilhéus

Matéria na íntegra do Jornal A Região (http://www2.uol.com.br/aregiao/arquivo/plantao-ar.htm)
O presidente Luiz Inácio assinou nesta segunda-feira em Salvador o acordo que vai possibilitar a
construção do novo aeroporto de Ilhéus. A assinatura foi feita junto com o governador da Bahia, Jaques Wagner.

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, ao lado do presidente da Câmara, Alisson Mendonça, agradeceu ao presidente e ao governador a concretização da obra, que será feita entre a cidade e Itacaré, na orla norte, em área já escolhida.

"Este novo aeroporto vai dar a Ilhéus, finalmente, a chance de ter um terminal alfandegado, essencial para o crescimento do pólo de eletrônicos, além de melhor estrutura turística," destaca Alisson.
As obras devem começar em 2008 e a inauguração do novo aeroporto está prevista para 2011.