Apoio cultural

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Roland Lavigne que entrar na corrida eleitoral em Una a qualquer custo.

Pelo Radialista Renê Sampaio – DRT 6319

Roland Lavigne, ex –Deputado, ainda encontra-se indeciso com relação a seu domicílio eleitoral, desistente da campanha eleitoral de prefeito em Ilhéus, apoiou Dr. Ruy e recentemente nomeado ao cargo de Secretario de Governo por dois dias do Governo Valderico Reis, que foi deposto pela Câmara de Vereadores nos meados do mês de agosto. Lavigne tenta a todo custo retornar sua base política para o município de Una, onde tudo começou.

Até uma casa o ex-Deputado já alugou em Una para conseguir provas de residência e conseguir adeptos, para poder mudar definitivamente o seu domicílio eleitoral. O nome de Roland vem sendo rejeitado pelas atuais lideranças políticas do município, a exceção de parte da turma do PT, Lavigne até blefou em busca de apoio político, todavia sem êxito.

O diretório do PT demonstrando democracia tem sentado com todas as lideranças para formalizar uma conjuntura política, e a Profª Jane foi a que mais se balançou em busca do apoio, ela que vem sendo assediada também pela base do atual prefeito e do ex-prefeito Dejair Birschner. A professora insiste em ser candidata na cabeça chapa majoritária, e aparece com 11% da pesquisa.

Lavigne não descarta a hipótese de ser candidato mesmo aparecendo com 5% na última pesquisa estimulada, todavia ele sabe que será difícil reunir um novo grupo de correligionários, salvo alguns dissidente de Zé Pretinho, então o PT pode usar o nome da Profª Jane para dar injeção no nome do ex-Deputado, se assim caminharem juntos, e nas convenções baterem chapa para ver quem será o cabeça de chapa.

A professora Jane obteve 28,20% dos votos da última eleição de prefeito, ele que recebeu o apoio de Dejair Birschner e já foi uma das vereadoras mais bem votada do município, na última eleição conseguiu apenas 6,98% dos votos para a Deputada Luciana Reis e 6,82% para ACM Neto. Servidora do Judiciário de conduta ilibada foi uma parlamentar de destaque na Câmara de Vereadores, tornando-se assim interessante no palanque de todos os pré-candidatos.

O peso de uma campanha eleitoral é sustentada pelos requisitos do coletivo, peso do candidato e fator financeiro, e esses requisitos não vem sendo encontrado no nome da professora, todavia a sua garra e sua luta na política tem sensibilizado consideravelmente outras lideranças. É por isso que ela vem sendo consultada, servirá de uma escada política à outros nomes.

O povo de Una guarda uma mágoa muito grande de Roland no que se refere ao desprezo deixado por ele junto às questões sociais e no que se refere principalmente, à saúde do município. Outro aspecto negativo é forma arrogante e prepotente de alguns de seus familiares. A Santa Casa que hoje praticamente encontra-se abandonada, é uma herança hereditária do ex-Deputado e por isso ele aparece apenas com 0,5% na pesquisa espontânea.

De fato seu nome preocupa as bases políticas uma vez que é considerado um mestre na arte de fazer política. Médico e articulador, nesse momento que pode possibilitar um retorno ao topo da política baiana, irá tentar curar a ferida social deixada pelo atual prefeito, a todo custo e isso pode lhes assegurar uma subida significativa na escala dos prefeituráveis. A comunidade unense é formada por uma boa camada de analfabetos políticos.

MPF/BA denuncia ex-prefeito de Santa Cruz Cabrália (BA)

Fonte: Assessoria de Comunicação Gladys PimentelTelefone: (71) 3336 2026 E-mail: asscom@prba.mpf.gov.br
O Ministério Público Federal (MPF) em Eunápolis (BA) ofereceu denúncia contra o ex-prefeito do município de Santa Cruz Cabrália, Geraldo Scaramussa, e o ex-tesoureiro, Vanderlei José Louzada, por desvio e aplicação indevida de 668 mil reais repassados ao município pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) por meio da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH). O dinheiro deveria ser empregado na recuperação ambiental do Rio Acuba, com a aquisição de equipamentos e materiais relacionados com a execução das respectivas obras a fim de sanar sérios problemas da região que emergem no período das chuvas.

Por meio de procedimento administrativo, o MPF apurou que o ex-gestor, no entanto, causou prejuízo ao erário e desrespeitou princípios da administração pública ao não empregar os recursos nas obras previstas e deixar de prestar contas de todo o valor recebido da SRH. Fato que foi admitido pelo próprio ex-prefeito. “O ex-prefeito de Santa Cruz Cabrália admite que não se desincumbiu do mister de prestar contas dos recursos repassados simplesmente porque não realizou um único ato visando a consecução do objeto previsto no convênio em exame. É a pura confissão do ilícito”, disse o procurador da República Paulo Augusto Guaresqui, responsável pela denúncia.

Scaramussa e Louzada estão sujeitos a penas de dois a 12 anos de prisão e já respondem a uma ação de improbidade administrativa proposta pelo MPF em Eunápolis. Nesse caso, podem também ser condenados às sanções previstas no artigo 12 da lei de improbidade administrativa: ressarcimento integral do dano, cassação dos direitos políticos por até cinco anos, o pagamento de multa e a proibição de contratar com o poder público ou receber incentivos fiscais e de crédito.