Apoio cultural

terça-feira, 17 de junho de 2008

Bastidores da política unense

Já estar quase definido os grupos e o quadro políticos que devem concorrer as eleições deste ano, restando alguns detalhes para a confirmação nas convenções deste mês, os grupos que mais sofrido assédio é o grupo do prefeito Davi Cerqueira (PSB) e do ex-prefeito Dejair Birschner (PP).

Birschner (PP) deve formar parceria com o empresário Beto Careca (PC do B), estando apenas na dependência de um aval do Diretório Regional do Partido Comunista, enquanto Davi (PSB) deve fazer dupla com a Profª Jane (PDT), que só abriria mão de ser vice no caso de Beto Careca aceitar compor a chapa do prefeito em exercício.

O ex-deputado Roland Lavinge (PSDB) deve fechar seu grupo com o ex-prefeito Luiz Elias (PTB), enquanto o PT tem andando contra o vento sem lenço nem documento, em busca de ser vice de alguns do lideres. O PT tem conversado com Dejair e com Davi, porém não abre mão da majoritária, entretanto, ambos os lideres demonstram desinteresse na composição com o partido devido a seu baixo índice nas ultimas pesquisas e o radicalismo de alguns de seus membros.

Quem vem também sendo assediada politicamente é a professora Nara Muniz (PHS), devido a sua boa apresentação numa pesquisa recentemente realizada no município, já o prefeito afastado Zé Pretinho (PTB) que tem o controle dos partidos PHS, PTB, PT do B, PRP e PPS, ainda não se manifestou em relação a composição política para estas eleições, possivelmente aguardando voltar ao cargo.

Dejair tem em seu controle os partidos de 03 vereadores, Antonio da Piruna e Roberval do PR, e Nogueira do DEM. Zé Pretinho controla a sigla partidária de 06 vereadores, Alfeu Oliveira e Fernando de Ariano do PT do B, Juvenal e Ailton do PRP e Tanda e Nara Muniz do PHS. A esposa do prefeito em exercício e vereadora licenciada Luciene Cerqueira (PT do B) tem seu partido sobre o controle do prefeito afastado.