Apoio cultural

sábado, 23 de março de 2013

Canavieiras perde um dos mais ilustres de seus filhos.

Homem do povo

Otoniel Mendes Cassemiro Neto, prefeito por uma oportunidade e vereador por seis mandatos, advogado militante em favor dos menos favorecidos, nasceu em 1º de maio de 1957. Otoniel foi vitima de infarto fulminante do miocárdio em seu escritório, na Avenida Ilhéus, foi encaminhado ao Hospital Municipal Regis Pacheco, porém já chegou sem os sinais vitais. Fica o exemplo de um homem dedicado as causas de justiça em favor dos menos favorecidos. O fato aconteceu a pouco menos que uma hora.


Otoniel era um político respeitado dentro de Canavieiras e na região, inclusive pelos seus desafetos, mas tinha o condão da verdade em seus discursos, é o que garante Artur da Farmácia, que lamentou a morte do político. Quem também se manifestou solidariamente, foi o ex-prefeito José Bispo Santos, que disse que vai cancelar os compromisso para ir à Canavieiras dar o último adeus, a um homem bom, palavras de Zé Pretinho.

Dejair deixa nota de pesar à Otoniel


Otoniel nos deixou lamentavelmente, de forma rápida e muito triste, porém herdaremos o seu senso de justiça em favor dos menos favorecidos, e seu exemplo de homem público e dedicação as causas públicas. Quem perdeu não foi apenas a sociedade canavieirense, mas todo o contexto político que debruças seus olhares aos fundamentos da república, que nada mais é, do que tratar o público de forma partilhada a toda a coletividade. Fica aqui a nosso pesar e o nosso convencimento de que sua missão foi muito bem cumprida entre nós, amigo Otoniel.



Dejair Birschner
Ex-Prefeito de Una e Presidente do PP/Una


Davi Cerqueira também lamenta a morte de Otoniel

O Presidente da Câmara de Una disse que a falta de Otoniel entre nós, não representa uma perda, mas uma grande conquista, que é o legado da experiência e de dedicação de um homem público. Ficou o exemplo, a quem quiser copiar.

O protesto foi justo, não foi ilegal, mas não foi moral, para alguns.

Radialista Renê Sampaio DRT 6.319
Por: Renê Sampaio - Radialista DRT 6.319
Protestar é um ato que tem respaldo legítimo dentro da Constituição Federal, porém a própria Carta Magna coíbe o cerceamento de liberdade das pessoas. O que se analisa, neste momento, são conflitos de princípios, o de liberdade de expressão e do direito da liberdade de ir e vir, e, neste caso, entra o princípio da proporcionalidade e razoabilidade, ou seja, o papel do negociador, que tolerou o crime contra o meio ambiente e o cerceamento das pessoas circularem livremente em favor de uma solução razoável e proporcional do protesto, o que de fato ocorreu.

A sociedade se revolta, e com razão, dos atos de violência que ocorrem a seu redor, todavia esta mesma sociedade é incapaz de denunciar os criminosos que circulam as suas redondezas. É público e notório que a alguns maus elementos na classe de mototaxista que estão a serviço do crime, porém ganham o corporativismo dos colegas, em não denunciar as praticas criminosas às autoridades competentes, mesmo que anonimamente.

Pois bem, os índices de violências alarmantes dentro da sociedade é fruto do tráfico de entorpecente, em especial, o de crack, todavia há indivíduos que colaboram com essa pratica, mas vai as ruas protestar. O nosso amigo Tonho, talvez perdeu a sua vida, por consequência desse mal, a droga que suja o país. O cara que usa, vende ou transporta droga e vai a rua manifestar contra a violência, com respeitos ao pensam contrariamente, mas é um imoral e não tem legitimidade para o protesto desta natureza.

O Conselho Comunitário de Segurança é um mecanismo da sociedade para auxiliar o Estado no combate à criminalidade, mas quando se fala em formar a diretoria, a sociedade imediatamente se eximi da responsabilidade. A segurança e dever do Estado, mas a responsabilidade é de toda sociedade, diz a Constituição Federal. Portanto, a sociedade não pode se eximir da responsabilidade com a segurança pública.

A comunidade tem o direito de se manifestar de protestar, mas também tem o dever de cuidar do direito dos demais, tem a obrigação de ajudar a autoridades no combate a criminalidade, denunciando os criminosos, mesmo que anonimamente. O protesto contra a violência deve ser diário e não nesses momentos de dor e angústia, que vive a sociedade de Una, com a morte de um pai de família. Incluo-me neste momento solidário a família do falecido e faço coro ao protesto de forma pacífica e ordeira, sem danos a terceiros.

Negociação encerra com manifesto.

Negociação foi a melhor saída
Foto: Una Na Mídia
O Maj PM Washington Luiz Paraíso da Fonseca, comandante da 71ª CIPM/Canavieiras e o Ten PM Rodrigo de Paula Soares da Silva, comandante do 4º Pelotão, utilizaram a tática da negociação para sustar o manifesto que ocorria deste as primeiras horas da manhã deste sábado (23).

Os manifestantes exigem falar com a Dep. Ângela Souza e com a prefeita Diane de Brito Rusciolelli, sobre a questão de segurança no município e foi feito um compromisso do Agente Negociador, para que na próxima semana seja agendada a reunião entre o Governo e os manifestantes.

Traficante de Una preso em Ilhéus

Fonte e foto: Correio Do Estado

O velho conhecido do bairro da Usina, Jairo Santos de Jesus, vulgo Jairinho, foi preso por policiais da PETO 68, na cidade de Ilhéus. Jairo estava em companhia de Elisângela. O dito foi conduzido ao plantão da 7ª COORPIN e autuado em flagrante por trafico de drogas. Este indivíduo é apontado como soldado do crime do traficante Danilo de Matildes, que atualmente mora no alto do Rombudo, em Ilhéus.

Produto do crime


O dia ontem não foi bom para Danilo, pois foi preso o menor PVS, 17 anos, Anailtos dos Santos Cardoso – Nai, em Una e em Ilhéus, Jairo Santos de Jesus, todos traficando drogas. Quebrou a boca.

Una pode ficar sem campeonato


Dirigentes da Liga Desportiva de Una e presidentes de clubes tem como certo a não realização do Campeonato Amador de Futebol. O tempo já é o inimigo primaz da realização do campeonato no primeiro semestre e no segundo, o Brasil sediará a Copa das Confederações e tem o Campeonato Brasileiro, o que vai inviabilizar os jogos aos domingos.


Em contato com o Sr. Elemberg Figueiredo, direito da LDU, o mesmo disse que na próxima terça-feira (26), haverá uma reunião com a prefeita, a qual decidirá sobre o patrocínio do certame. Já, Osvanildo de Souza Paixão, Presidente do INDEPENDENTE acha pouco provável que ocorra a competição, devido as dificuldades financeiras apresentadas pela administração. Há previsão no orçamento desde ano de mais de R$ 94 mil, para investimento no desporto.

Manifestantes fecham a ponte de Una.

Manifestantes pedem paz
Foto: Una Na Mídia
Desde as primeiras horas da manhã de hoje (23) cerca de 100 manifestantes fecharam a ponte que liga Una a Cidade de Canavieiras com pneus queimados. O manifesto é contra a violência, devido à morte do mototaxista Antonio Santos Silva, vítima de latrocínio nas primeiras horas da noite de ontem.

Os manifestantes exigem a presença da deputada Ângela Souza e da Prefeita Diane Rusciolelli, porém nenhuma delas compareceu a manifestação. Os manifestantes, também pediram a presença da imprensa televisiva no local, que não se fez presente. Nem mesmo um vereador foi visto no local.

O comandante da 71ª CIPM/PM, Maj PM Washington Luiz Paraíso da Fonseca, está presente no local, em companhia de três viaturas das companhias orgânicas e duas guarnições do T.O.R., tentando negociar com os manifestantes, que queimam pneus e madeira no leito da via. A ponte chegou a ser liberada a pouco para o tráfego, mas foi novamente fechada, por decisão dos manifestantes.