Apoio cultural

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Mataram Duberê nas Casas Populares.

Quem não ouve conselho ouve coitado, as vezes tarde demais.


O Rei do Sucupira dançou em alta.

Acusado de tráfico de drogas, o nefasto elemento Welton de Araújo Souza, vulgo Duberê, foi surpreendido na porta da sua casa, nas Casas Populares, no fundo do Estádio Municipal, por pelo menos quatro elementos em um carro e uma moto, que dispararam mais de vinte tiros na vítima. O crime aconteceu por volta das 16:00 horas desta segunda-feira (10). Ele que era tido como o "patrão" no bairro Sucupira foi contemplado na gestão anterior com uma casa popular do Programa Minha Casa Minha Vida, no fundo do Estádio Municipal, local onde exercia as suas “atividades laborais”.

Ele escolheu este caminho maldito.
Conhecido como o Rei do Sucupira, Duberê chegou a ser preso pela Polícia Militar, em 1º de abril de 2011, mas conseguiu fugir da cadeia, nove dias depois. Ao se apresentar, quase um ano após, foi presenteado com uma penas de 4 anos de reclusão, convertida em prestação de serviço num abrigo, todavia poucos serviços ele tirou por lá, pois pagava em dinheiro a um particular para cumprir a sua pena. Por ser funcionário público municipal não sofreu qualquer sanção administrativa, mesmo ficando ausente do serviço por quase um ano, quando esteve foragido. Algumas pessoas afirmam que o motivo da não aplicação da sanção administrativa foi o pedido de um vereador, da época, ao ex-prefeito.

Convite da Prefeitura Municipal de Una.

ASCOM PMU. Erlon Santos. Sem ônus ano anunciante.

UNA JÁ TEM O PROGRAMA REMÉDIO EM CASA‏

ASCOM PMU. Erlon Santos. Sem ônus ao anunciante.
A Prefeitura de Una através da Secretaria de Saúde do Município, firmaram convênio com o governo do estado para implantação do PROGRAMA MEDICAMENTO EM CASA. 
 
O objetivo do programa é a entrega de remédios para pacientes hipertensos e diabéticos que fazem uso contínuo da medicação e estejam compensados. 
 
O programa foi iniciado nesta sexta-feira dia 07/02 com os pacientes do Centro de Saúde já inscritos no programa onde foi feita a entrega de remédios para os primeiros 21 pacientes. 
 
Para a inserção do paciente ao programa é preciso uma avaliação médica e um levantamento de informações registrado em uma ficha e posteriormente encaminhado para a coordenação do programa. A cada três meses o paciente beneficiado faz uma nova avaliação para renovação de cadastro.

NOITE CULTURAL EM COMANDATUBA‏


ASCOM PMU. Erlon Santos. Sem ônus ao anunciante.
O PROJETO Noite Cultural está sendo realizada em fase experimental nas noites de quartas e sábados em Comandatuba. Na oportunidade são expostos para visitação da comunidade diversos atrativos como exposições de obras de artes, artesanato, gastronomia, obras literárias, música ao vivo e apresentações culturais.





O evento é aberto para a toda a população de Una e turistas. Também tem como objetivo aquecer o turismo e estimular artistas das diversas modalidades a expor seus talentos e produtos gerando movimentação econômica no distrito. O projeto está sendo realizado na Pça São Sebastião em Comandatuba nos horários das 17h às 23h. Na quarta feira a noite musical ficou por conta dos artistas Alvininho da Bahia, e João Blohem, os dois animaram a noite com os clássicos da música popular brasileira. A prefeita Diane Rusciolelli e comitiva estiveram presentes durante todo o evento, visitando todos os stands e parabenizando todos os artistas.

A prefeita Diane disse que Comandatuba tem um potencial de atração turística muito amplo e que deve ser mostrado para todo o mundo. A prefeitura através da Secretaria de Turismo vem realizando um trabalho de divulgação em agências de viagens de todo o brasil e espalhando outdoors que mostram as belezas naturais de Comandatuba em várias cidades da Bahia.

Foi criado também um Blog que mostra todas as riquezas naturais de nossa cidade de Una. Todas as secretarias estão envolvidas no projeto, associação demoradores de Comandatuba, comércio local, empresários do ramo de hotelaria e pousadas. O evento contou também com a participação de ciclistas, da vereadora Soninha, do vereador Julival (bico fino), moradores de Una e o apoio da Guarda municipal.

No sábado houve uma maior concentração de pessoas tanto de expositores quanto de visitantes. Fato que chamou a atenção dos organizadores já que na quarta o fluxo de pessoas não foi tão intenso. Segundo a Secretária de Turismo Thays Gavazza os dois dias serviram para fazer uma reflexão mais detalhada e foi constatado que no sábado a aceitação foi maior. Com isso, existe uma grande probabilidade de que o evento acontecerá aos sábados. 


O show da noite de sábado ficou por conta de Kalin e Roninho com as participações de Erlon Santos, Adolfo Neto e Alvininho da Bahia. A prefeita Diane disse que está muito feliz com a adesão da comunidade ao projeto e convida toda a comunidade a prestigiar os artistas unenses.

Aldir só ficou dois dias preso.

Bicho solto, e agora livre, novamente.
Flagrado por policiais militares do Terceiro Pelotão de posse de 16 buchas de maconha, o foragido da justiça Aldir Conceição dos Santos foi arrebatado, nesta madrugada, por quatro elementos fortemente armados e encapuzados que invadiram a delegacia de polícia. O Bucho de Pedra foi preso na sexta-feira (07).

É a segunda vez que o elemento empreende fuga da cadeia de Una. Atualmente a carceragem da delegacia de policia encontra-se interditada, mas alguns ficam detidos para averiguação. Nos casos semelhantes ao de Aldir, geralmente, o preso é recambiado imediatamente ao Presídio Ariston Cardoso em Ilhéus.  

Toninho entregou o cargo à prefeita.

Últimos momentos do secretário.
Notícias preliminares dão conta de que o Secretario de Viação Obras e Transportes pediu na sexta-feira a demissão do cargo a prefeita Diane Rusciolelli, mas ela pediu que ele permaneça até o dia 28 de fevereiro. Antonio Hage vem sofrendo severas criticas, em face de em um ano frente à secretaria não ter conseguido consertar, ao menos, um trecho das estradas vicinais do município.

Os bairros periféricos estão no mato, lixo expostos e muitas ruas intransitáveis. Outra grande queixa da pasta é a precariedade na iluminação pública. Há informações que o desperdício de material de iluminação público é demais. Queima uma lâmpada, por exemplo, mas a equipe troca todo o conjunto, ainda que a fotocélula e o reator estejam em prefeito estado. Há sacos de materiais em prefeito estado no almoxarifado da secretaria.    

Toninho tem se queixado da falta de respeito dentro da secretaria, praticado por alguns subordinados. Eles não têm lhes devido obediência hierárquica, sob a argumentação que tem “carta branca” da prefeita. Um dos ditos foi chamado, a dias atrás, pelo secretário para fazer a reposição de umas lâmpadas queimada, mas o ele deu as costas ao secretario como resposta.