Apoio cultural

terça-feira, 26 de março de 2013

Hospital Municipal Frei Silvério tem seu funcionamento reestabelecido.


Texto na íntegra do Gabinete sem ônus para o anunciante.
Em cumprimento ao compromisso feito com a comunidade durante a sua campanha, a Prefeita Diane Rusciolleli, através da Secretaria Municipal de Saúde, reestabelece o funcionamento do Hospital Municipal Frei Silvério.

Entendemos que o Hospital necessita de uma reforma geral, tendo em vista que a falta de manutenção levou ao deterioramento da maior parte de sua estrutura física, porém com toda situação encontrada estamos trabalhando para a melhoria dos serviços de saúde desta unidade para atender com cada vez mais qualidade à comunidade.

Todo esforço e prioridade tem sido dispensado à saúde, e apesar de toda situação desfavorável encontrada, salientamos que em apenas 90 dias conseguimos reestabelecer as condições básicas de saúde no município. Sabemos que ainda há um longo caminho a ser trilhado na busca de um serviço de saúde digno, respeitoso e humanizado para a comunidade de Una.

  • Atualmente o Hospital Municipal Frei Silveiro está em pleno funcionamento com médicos plantonistas durante 24 horas, nos sete dias da semana. Já contamos com algumas especialidades tais como: Ortopedista (duas vezes na semana), Cirurgião Geral (uma vez ao mês), Cirurgião Ginecológico e Urologista. Temos um quadro de pessoal com 22 técnicos de enfermagem, distribuídos nos setores da emergência, clínica médica, clínica pediátrica e sala de parto, bem como seis enfermeiros. O laboratório está em funcionamento com uma profissional Biomédica e três técnicos, realizando vários tipos de exames. Também estão em funcionamento os serviços de Raio X e Eletrocardiograma com laudo e nesta semana será dado início aos serviços de Ultrassonografia.
  • A direção do hospital está se empenhando para implantar os serviços de mamografia e endoscopia digestiva, facilitando assim a vida dos usuários.
  • Foi realizada uma reforma no centro cirúrgico, avaliada em R$14.500,00(quatorze mil e quinhentos reais), onde foram adquiridos dois aparelhos de ar condicionado, manutenção do foco cirúrgico, mesa cirúrgica e carrinho de anestesia, sendo assim possível a realização das cirurgias. O Hospital está apto a realizar as cirurgias de vasectomia, herniorrafia(hérnias), perineoplastia (períneo), esterilização tubária (laqueadura), entre outras, ou seja, cirurgia de pequeno e médio porte.
  • Está em andamento a implantação no município o serviço móvel da SAMU (Unidade Básica), que terá sua base no Hospital Municipal, onde ficarão a ambulância e a equipe. As obras começarão no inicio do próximo mês.

Erro grosseiro da Atenção Básica.

O Una Na Mídia teve acesso a informações de que houve um equivoco por parte da equipe técnica de Atenção Básica, cuja liderança cabe ao competentíssimo  e empenhado as causas públicas, Dr. Jailson Muniz.

O erro consistiu quando da elaboração de uma relação licitada para aquisição de remédios contemplados pela assistência farmacêutica, porém a relação foi incompleta.

O erro grosseiro impossibilita o município de comprar remédios não contemplados pela relação licitada, ou seja, a população não vai ser atendida, até que se faça uma nova licitação.  

Atenção senhora Secretária de Saúde!

O povo de Una está morrendo de dengue. Cadê o serviço preventivo de combate ao mosquito, promovido pela secretaria? Por onde anda os agentes de saúde? Vamos fazer jus ao salário que recebe do município.

Há um bolsão de água, entre a Rua David Fuchs e a BA 001, precisamente nos fundos de um restaurante na rodovia, com vários focos do mosquito. A Secretária precisa sair do gabinete ou chamar sua equipe na “chincha”. Os postos de saúde já não tem remédios e o hospital sofre precariedade no atendimento.

Após a edição da matéria recebemos a informação de que há outro bolsão de água, entre a Rua Barão do Rio Branco e Liberalino Barbosa Souto, nos fundos do antigo Hospital José Olavo.