Apoio cultural

domingo, 30 de junho de 2013

“MÃOS AO ALTO, SENÃO PASSO FOGO”, DISSE O VELHINHO DE 91 ANOS



Do: Pimenta na Muqueca
Vejam só o que aconteceu na noite deste sábado, 29, com a jornalista Karoline Vital, em pleno centro de Ilhéus. Ela e o marido, Felipe de Paula, seguiam para um aniversário, por volta das 19 horas, e estacionaram o carro na Rua do Café. Neste local, foram surpreendidos por um idoso de arma em punho, que os ameaçou. “Não pode parar aqui, não. Já passei fogo em um e vou passar em vocês também!”, foi a advertência do ancião.

Karol e Felipe, que não são bestas, pediram calma e entraram no carro. Assim que o veículo arrancou, ouviu-se o disparo do revólver, que felizmente não atingiu ninguém.

As quase vítimas procuraram a polícia e o idoso foi conduzido à delegacia, onde prestou depoimento, teve a arma apreendida e foi preso em flagrante, tendo sido liberado mediante fiança de R$ 680,00. Detalhe: o franco atirador comprovou ter direito a porte de arma, é oficial aposentado da Marinha, chama-se Joaquim Araújo Bacellar e contabiliza…91 anos de idade!

Na delegacia, o vovô Charles Bronson contou inúmeras versões para o ato insano, que poderia ter tirado a vida de uma pessoa inocente. E o que mais espantou a todos foi como uma pessoa de idade tão avançada, com nítida limitação de discernimento, é capaz de ter direito a porte de arma.

Realmente, uma loucura.

Se deleite nas fotos de Alvinho Moraes



Nossa história em fotos: Colaboração do ex-vereador Pedro Jervan

Pedro Jervan e seu irmão Buginganga (Papai Noel)

Pedro Jervan a esposa e Frei Silvério

Inauguração da água de Arataca

Do: Políticos Sul da Bahia. UNA: EX-PREFEITO ACIONADO PELO MPF

O ex-prefeito de Una, José Bispo dos Santos(PTB), conhecido como Zé Pretinho, foi acionado pelo Ministério Publico Federal (MPF), por utilizar-se das verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) sem comprovar a devida destinação, além de aplicação irregular de valores do mesmo fundo.

Em 2007, de acordo com parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), 17,9 mil reais do Fundeb foram utilizados sem qualquer documentação comprovando a aplicação da verba, e a justificativa para o uso de mais 17,6 mil reais apresentada pelo ex-gestor não foi aceita pelo órgão em razão de desvio de finalidade. Por diversas vezes, abriu-se prazo para a restituição dos valores aos cofres públicos, sem qualquer resposta do ex-gestor.

Do Jornal A Região: Itacaré e Una têm número recorde de dengue

O mosquito que mata.
e superaram o total de notificações feitas durante todo o ano passado. Um dos municípios turísticos mais visitados no Brasil, Itacaré está enfrentando uma epidemia de dengue, com 411 ocorrências no primeiro semestre. 


Esta quantidade de casos é cinco vezes maior que a registrada durante o ano passado, quando a Secretaria de Saúde da Bahia foi informada pelo município que 78 pessoas adquiriram a doença. Neste ano, nem o prefeito Jarbas Barbosa (PSB) escapou da dengue. 

Ele chegou a ficar, durante uma semana em abril, internado em uma unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital da Bahia, em Salvador, com os sintomas da forma hemorrágica da doença. 

Em Una, entre 1º de janeiro e sexta-feira, 28, foram notificados 834 casos de dengue clássica. De acordo com a Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde, Una integra a lista dos 20 municípios baianos com maior percentual de crescimento de casos suspeitos da doença neste ano. 

Segundo os dados oficiais, durante todo o ano passado foram notificados 82 casos de dengue em Una. Os números mostram que cerca de 50% dos municípios do sul da Bahia registram aumento de casos em relação ao primeiro semestre do ano passado. 

Em Uruçuca, as notificações passaram de 50 para 127 e em Santa Luzia de 19 para 40. 
Epidemia 

Em Coaraci, o surgimento de novos casos foi ainda maior, de 159 para 334 neste ano. Outros municípios que registraram aumento entre 100% e 200% são Dário Meira, Floresta Azul, Firmino Alves, Gandu, Ibicaraí e Ibicuí. Juntos, já notificaram 1.150 ocorrências. 

Somente em Ibicaraí foram 444 pessoas com suspeita. Em Floresta Azul, 270 casos a mais que no mesmo período do ano passado, 28. Também enfrentam epidemia de dengue os moradores de Ibicuí, com aumento de 140 casos em relação a 2012, quando foram feitas cinco notificações. 

Foi registrado crescimento na quantidade de casos da doença em Itororó, com 263 a mais; Pau Brasil, com 110 e Uruçuca, com 36. Já municípios como Itabuna, Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Camacan, Barro Preto, Buerarema registraram queda na quantidade de notificações. 

Em Itabuna, a redução foi de mais de 60%, em parte graças à retomada com combate aos focos do mosquito, abandonado nos quatro anos anteriores. De janeiro até sexta-feira foram notificadas 2.339 ocorrências. 
Na Bahia 

Em todo o estado já são 69.735 casos suspeitos, dos quais 3.499 em Feira de Santana, que lidera o ranking, seguida de Teixeira de Freitas, com 3.275. Na lista das localidades com maior quantidade de casos estão, pela ordem alfabética, ainda Barreiras (2.282), Brumado (2.197), Eunápolis (1.082). 

Guanambi (2.590), Ilhéus, (1.892), Irecê (1.168), Itabuna (2.339), Itapetinga (1.063), Jequié (2.833), Mucuri (1.668), Porto Seguro (1.189), Salvador (1.191). 

Neste ano ocorreram 36 mortes causadas pela dengue, sendo seis óbitos em Feira de Santana e cinco em Porto Seguro. No sul da Bahia há notificações de mortes em Itabuna (1) e Ilhéus (2). 

A tendência é de que a Bahia feche o ano com mais casos de dengue que em 2012, quando foram registradas 74.721 ocorrências, das quais 2.644 em Ilhéus e 6.623 em Itabuna. 
Os demais casos foram notificados em mais de 300 municípios.