Apoio cultural

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Carlos Ampeu promove mais um passeio.

O passeio será com destino ao paradisíaco distrito de Barra Grande, em Marau, e deve acontecer nos dias 29, 30 e 31 de janeiro. Este não é o primeiro passeio promovido por Carlos Ampeu e desde que resolveu promover as excursões sempre foi alvo de elogio dos participantes.

O ônibus com ar condicionado, frigobar e televisão deve sair às 14h, do dia 29, desta cidade de Una com destino a península, com hospedagem e jantar. Já no dia 30 haverá um passeio nas ilhas com as despesas de almoço por conta de excursão.

Dia 31 de janeiro será a vez de conhecer a praia de Itaipu, com retorno previsto a esta cidade por volta das 15h, daquela comunidade. Segundo Carlos Ampeu, estão reservadas pousadas com ar condicionados, frigobar e televisão para os visitantes.

Quem tiver interesse mantenha contato através do telefone 73-99919-8429

PP convida comunidade.

O diretório do Partido Progressista local promove curso de Finanças Públicas no dia 16/01/2016 (sábado), às 18h, no Sitio de Dejair (bairro Santa Rita).

No evento serão discutidos temas a respeito da nova roupagem da gestão pública do município de Una.

O público alvo é toda a comunidade que desejar debater tema relacionado ao curso. 

A puxada do mastro e as autopromoções políticas.

Bel em Direito e Radialista
Renê Sampaio - DRT 6319

É intrigante o questionamento que se faz a respeito da motivação da puxada do mastro em Comandatuba. Trata-se de um momento religioso, político-partidário ou político-administrativo? Ela é partidária ou apartidária?

Não foi observado a presença do Estado Gestor na localidade, nem a presença de liderança religiosa, porém algumas lideranças políticas em momento íntimo de euforia e interação com o público presente. Um deles, ainda se ousou em colocar uma faixa demonstrando apoio incondicional ao evento, noutras épocas isso era significado de propaganda política antecipada.

Ao bem da verdade, a festa é popular e tem se arrastado por anos no distrito de Comandatuba, inclusive digna de aplausos e respeitos da comunidade unense. Porém, alegar tradição não é possível tolerar, tendo em vista que outras práticas religiosas de outrora já não se pratica com tanta ênfase nos dias atuais, a exemplo, da benção pai, benção mãe; batizados e os casamentos religiosos. 

O momento é um ato que seu povo cultua a sua crença e a sua fé. Assim, como em outros eventos religiosos, algumas personalidades políticas ultrapassam a vontade do povo e entranha no movimento, como se personalidade daquele momento, elas fossem, para tirar proveito político. Não há de se enxergar mal político neste ato, todavia é preciso uma reflexão racional a respeito da possibilidade de alguns desses darem apoio maciço ao evento, acaso estivesse no poder e se os que passaram abraçaram a causa no passado. 

2016 é ano de eleições locais, e, portanto, é ano das andanças dos “camaradas” políticos, dos cafezinhos, dos bate-papos e das promoções de atos políticos e de políticos diversos. É ano de caruru cheio de gente na região da Pindorama. Ano em que os políticos sujam as benditas e sagradas mãos de pirão de galinha, abraçam e colocam as crianças no colo. Mas, qual a causa de não persisti com essa pratica ao ingressarem no poder?

As festas chamadas pejorativamente de profanas, são festas populares que buscam a centenas de anos demonstrar a vontade cultural de seu povo. A história nos revela que algumas dessas “tradições” sugiram devido à necessidade dos negros escravos, naquela época excluído do ciclo religioso católico, demonstrar de forma discreta as suas crenças, principalmente nas lavagens das igrejas.

Estes eventos têm sido ato motivador de capitanear votos de demonstrar simpatia política, em especial dos blocos formados por políticos de oposição, não é uma especialidade do município de Una, mas de todo Brasil. E, Una não poderia ser diferente, nossos “amigos” necessitam adquirir a carisma populista nestas festas de caráter popular.

Leninha Vila Nova explica mudanças de estrutura nas escolas municipais.

Ao assumir a gestão em 2013 o governo constatou a precária condição física de muitas Unidades Escolares da rede, e entre elas o Andre Rebouças, um prédio centenário que há anos não recebia melhorias na sua estrutura física. Em 2014 o Governo da Responsabilidade faz adequações possíveis no prédio, visivelmente melhorou, mas pelo escasso recurso da educação municipal a construção de alguns espaços necessários para a oferta dos serviços tanto aos profissionais da educação daquela Unidade bem como aos estudantes não pode ser concluída. 

Existe uma reivindicação da comunidade escolar do Andre Rebouças por um espaço adequado que fosse capaz de garantir o minimo de qualidade no processo ensino aprendizagem. Pois bem, o governo da responsabilidade priorizando o cuidar das pessoas, planeja para 2016 a mudança de endereço da Unidade Escolar André Rebouças para um dos prédios que será cedido pelo Estado no ato da Municipalização, entendendo que o espaço destinado pelo Estado tem condições em atender a demanda do coletivo do referido Colégio. 

Após a confirmação do prédio que será cedido ao Município, podem dialogar com os pares da educação para otimizar e definir a melhor forma de utilização do espaço garantindo cada vez mais qualidade da educação pública. Entendemos que a educação publica é unica, não pode e nem deve ser dividida por redes. Independente de redes que oferta o ensino, o estudante primeiramente é MUNÍCIPE todos devem ter direito de aprendizagem em espaço de dignidade e respeito.

Quanto a Escola de Comandatuba, continuamos na construção da 1ª Escola de Tempo Integral do Campo em nossa Região: um projeto inovador que contempla além dos alunos residentes no Outeiro e imediações, também os 07 alunos da Escola da Região do Ribeirão das Varas e os 15 alunos matriculados até então do Colégio Humberto Rusciollei em Comandatuba. Um Projeto inovador, anseio de toda Nação Brasileira e que a Prefeita Diane manterá parte desta Escola com recursos próprios. 

Jamais, esta escola será "pepino" como fora dito numa midia descompromissada com a informação licita, pois o Estado da bahia objetivando o fortalecimento da Educação Pública, por meio do Governador Ruy Costa, um gestor por excelência, quando criou o Programa Educar para Transformar, nos possibilitou com a cedência do patrimônio publico a realização de um sonho da comunidade unense que é ter seus filhos em tempo integral no espaço de aprendizagem saudável, favorecendo a formação de meninos e meninas empoderados pelo conhecimento.