Apoio cultural

terça-feira, 17 de julho de 2007

Para Globo, briga entre Galvão Bueno e diretor foi "estresse de TV ao vivo"


da Folha Online
O locutor Galvão Bueno causou "mal-estar" na Globo no último domingo (15), disse a assessoria de imprensa da emissora à Folha Online. Irritado por ter de narrar o jogo Brasil x Argentina (final da Copa América) dos estúdios da TV Globo no Rio, ele discutiu com o diretor de esportes Luiz Fernando Lima.
Luciana Cavalcanti/Folha Imagem
Galvão Bueno ficou irritado e discutiu com diretor da Globo no último domingo
Bueno teria ficado nervoso por não ter viajado à Venezuela para narrar o jogo como julgava ideal. As informações foram antecipadas hoje pelo colunista Daniel Castro na Folha (exclusivo para assinantes).

A assessoria da emissora afirma ter havido um mal-estar, mas diz que o caso não passou de um bate-boca, sem agressão física.
De acordo com a direção de esportes da Globo, tudo não passou de um "estresse de transmissão ao vivo", momento em que todos ficam tensos.
O canal ressalta que tudo acabou bem e que, após o fim da partida, Galvão Bueno e Luiz Fernando Lima fizeram as pazes e jantaram na casa de Arnaldo César Coelho, comentarista que também esteve presente durante a discussão.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

Avião bate em hangar da TAM em Congonhas

Fonte: Uol Online - 17/07/2007 - 19h12
Um avião bateu contra um posto de combustíveis de bandeira Shell e um depósito de cargas da TAM ao tentar pousar em Congonhas. O acidente causou um grande incêndio, e o fogo consome neste momento o prédio, que fica na rua Otávio Tarquino de Souza, perto do aeroporto.
Segundo informações da Globonews, o vôo 3054 estaria vindo de Porto Alegre trazendo 170 passageiros e o avião teria derrapado na pista, que estava escorregadia, saído da pista do aeroporto, atravessado a avenida Washington Luiz e se chocado contra o depósito. A assessoria de imprensa da TAM ainda não confirma nenhuma informação sobre o acidente ou possíveis vítimas.
O aeroporto de Congonhas está fechado para pousos e decolagens desde as 18h45, e os vôos estão sendo redirecionados para Cumbica.Pelo menos 20 equipes do Corpo de Bombeiros trabalham para controlar o incêndio. Segundo informações preliminares, cinco funcionários da TAM estariam presos dentro de um elevador do depósito da companhia aérea.De acordo com Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a avenida Washington Luis está interditada nos dois sentidos na altura da rua Otávio Tarquino de Souza.
A avenida 23 de Maio também está fechada. A interdição causa cerca de cinco quilômetros de congestionamento no local.Ontem, outro avião derrapou após pousar na recém reformada pista principal do aeroporto, o que causou a suspensão das operações em Congonhas. O avião parou de bico na área de grama.

Prefeito recebe e vaias em reduto eleitoral,

E membro da comissão de licitação acaba espancado por seguranças. O fato ocorreu no ultimo domingo (15), quando da realização de uma boate no bairro da Urbis, área periférica da cidade.

O prefeito José Bispo Santos (PT do B) ao se aproximar do local com diversos seguranças foi contemplado pela sua presença através jovem Genival, que empunhou o microfone e agradeceu a presença do chefe do executivo no local.

Insatisfeito com a presença do político as pessoas que estavam presentes no local ensaiaram uma vaia ao prefeito, e após isto os seguranças de Zé Pretinho, iniciaram uma sessão tortura, vitimado com socos e pontapés o próprio Genival.

Esposo de D. Dilma, Chefa da Contabilidade da Prefeitura, Genival passou a residi na cidade de Una a pouco mais de um ano e tem um cargo de confiança na Prefeitura.

Praticas repressiva tem sido um marco na administração do prefeito, inclusive o radialista Renê Sampaio, vem sendo vitima de uma serie de perseguições e interpelações judiciais.

O quadro político de Una em julho de 2007

Pelo Radialista Renê Sampaio - DRT 6319

Faltando apenas pouco mais de dois meses para o prazo final das filiações partidária ainda não se tem um quadro definido sobre as possíveis coligações e os grupos políticos que disputarão as eleições 2008. Alguns acham que estar muito cedo ainda outros não estão encontrando pessoas para criar o determinado grupo.

O que de fato tem havido em uma desconfiança muito intensa em relação aos acontecimentos vividos no município pelas denuncias que submeteram o atual prefeito a uma serie de procedimentos junto ao Ministério Público os quais certamente se transformará em processos.

Com a permanência de Zé Pretinho no poder causa desanimo a seus adversários políticos uma vez que o prefeito vai usar de todos os recursos, inclusive de seu populismo para concorrer fortemente ao poder, aniquilando seus opositores através de inaugurações de obras eleitoreiras e uso de recursos federais e estaduais para se alto promover.

Acaso ocorra uma decisão judicial pelo afastamento de Zé Pretinho, o seu retorno o faria ainda mais forte, vez que usaria todas as acusações em sua defesa. “Tá vendo aí, que sou inocente, a justiça reconheceu seu erro e me reconduziu ao cargo” e isso cairia no conhecimento de um público inocente que vive de pão e água e elevaria o nome de Zé Pretinho a urnas em maioria absoluta de votos.

No quadro atual é subjetivamente favorável ao Ex Prefeito Dejair, por já ter sido prefeito e ter realizado um excelente trabalho e justamente onde Zé Pretinho erra foi onde ele mais acertou que é o pagamento de fornecedores, prestadores de serviço e servidores rigorosamente em dia. Porém recai sobre o nome Dejair um sentimento dos seus aliados pela suas ações isoladas quando prefeito, concentrando sua confiança e sua administração em família.

A oposição sabe que Dejair é o único que tem condições reais de enfrentar Zé Pretinho no poder, porém alguns preferem o egoísmo a se render diante da real situação. De fato o Ex Prefeito, tem lá seus erros de não confiar em algumas pessoas, e às vezes confiar em pessoas erradas, todavia foi o mais responsáveis dos prefeitos no critério administrar recursos públicos, saiu da administração sem dever um centavo a ninguém e deixou dinheiro em caixa.

Dejair ao sair do poder sofreu as conseqüências de creditar confiança a pessoas que são amigas do poder más não são amigas dos que neles estão. Foi completamente abandonado, isolado, difamado e traído por quem mais ele deu a mão no governo, inclusive ex-secretários, ficou praticamente sozinho nas ultimas eleições, talvez 05 ou 06 pessoas lhes ajudaram a dar uma boa votação a Jabes Ribeiro e a Fabio Souto.

Na corrida eleitoral situa-se uma chance de uma terceira via, que é justamente a rejeição a Dejair e ao atual prefeito, que a propósito nesse critério, hoje são campeões de voto, porém as oposições permanecem caladas como se nada estivesse acontecendo, alguns se favorecendo da miséria alheia.

A professora Jane, derrotada no último pleito eleitoral seria um bom nome, se não fosse alguns aspectos que chega a plagiar Zé Pretinho, na campanha eleitoral de 2004, promete muito. Por outro lado à professora apoiou Luciana Reis nas eleições de 2006, filha do prefeito de Ilhéus, que vive atormentado com o noticiários diários, sobre a sua conduta administrativa, hoje a professora Jane, pleiteia o apoio da Deputada Estadual Ângela Souza.

O professor Gilberto, um dos mais bem preparados dentre os candidatos no critério conhecimento técnico, carrega a responsabilidade de um excelente secretario de educação, porém sobrevive a seu nome a macula da sua demissão a bem do serviço público, o que acreditamos perfeitamente seja apenas uma questão meramente política e acreditamos na sua fidelidade e honestidade, outro aspecto que o atinge são as constantes críticas sofridas pelo seu partido (PT) no cenário nacional pela corrupção e no plano municipal pela omissão aos últimos acontecimentos em Una.

Se acaso Beto Careca de fato decida ser o candidato, resta apenas pensar na sua última desistência às vésperas das eleições o que deixou uma nódoa grande em sua identidade política, devido ao comprometimento de pessoas em relação a ele, porém preferiu desistir sem aprovação dos seus aliados, e de certa forma possibilitou a Zé Pretinho um fôlego considerável, pois ficou sozinho na batalha, quase um mês sem concorrentes.

Existem ainda possibilidades de Zé Pretinho, acaso se torne inelegível, em apoiar o Ex Prefeito Luiz Elias, ou o irmão de Dejair, Valdeci Birschner, ou até mesmo seu Secretario da Educação Oberval Calazans. Luiz Elias, apesar de ter sido um prefeito regular, trás a herança dos últimos três meses sem pagar ao funcionalismo e a alguns fornecedores e prestadores de serviços no final de seu governo. Valdeci, apesar da sua popularidade, é mal visto pelas suas atitudes nas eleições de 2004 em relação ao seu comportamento de denegrir a imagem de seu irmão em palanque de adversários.

Oberval Calazans que já foi vereador é um bom nome, quase certo ser o vice de Zé Preto na chapa de 2008, jovem e dinâmico, porém à frente da Secretaria da Educação não tem se destacado, pois não houve ainda nada que desse repercussão a seu nome ou a seu trabalho, ademais tem um péssimo relacionamento com o corpo docente.

Américo, irmão de Zé Pretinho e Otto Calazans, pai de Oberval, pensam em concorrer também através do PC do B, o que pode haver um perfeito induzimento de Zé Pretinho a seu irmão, para que esteja próximo à base do PT em Salvador e em Brasília. Américo que foi Secretario da Agricultura, apenas saiu do cargo por exigência do MP em relação à Lei do Nepotismo e Oto Calazans, foi Chefe de Gabinete do Prefeito abandonou o administração no final de 2005, por não aceitar algumas decisões de seu chefe.

Já Davi Cerqueira atual vice-prefeito, tem tido seu nome na mídia devido às denuncias que formulou contra o atual prefeito, e já foi vereador por quadro mandatos graças a sua política de assistencialismo, corre sério risco de suas denuncias não serem julgadas a tempo pela Justiça, e Zé Pretinho usa-las para combatê-lo nos palanques.

É visível o sonho da comunidade no aparecimento de um fenômeno, chamado revelação política, para que possam creditar sua procuração pública, porém isto é uma possibilidade bastante remota, haja vista da necessidade de se criar um trabalho de conscientização política, principalmente nas escolas, além do abuso do poder econômico de quem o detém. E, isso não é interessante para quem está no poder, compromete as suas carreiras.