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quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Tiago de Dejair terá R$ 56,7 milhões para gastar em 2017.

O Poder Legislativo publicou na edição do Diário Oficial de hoje (08) a previsão orçamentária para 2017. A LDO do município prevê uma receita de R$ 56.700.000,00, o que significa uma média mensal acima de R$ 4,7 milhões.

Com base na Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, o novo presidente do Poder Legislativo deve gerir durante o ano de 2017, a receita de R$ 2.200.000,00, isso significa uma receita mensal de R$ 183 mil. Já o o prefeito terá a disposição para gastar com o gabinete, recurso na ordem de R$ 460.500,00.

O maior gasto do Poder Executivo será com a Saúde e com a Educação. R$ 14.657.600,00 e R$ 25.804.800,00, respectivamente. A menor previsão de investimento será para a comunicação e para o distrito, ambos devem ter R$ 21.000,00 de investimento. Confira mais detalhes clicando aqui.

Um dos grandes desafios a ser enfrentado pelo novo prefeito serão os reajustes salariais de janeiro/2017, em que o prefeito deve sofrer pressões por parte dos sindicatos e dos servidores, especialmente, os profissionais em educação, no que tange ao reajuste da infração e ao piso nacional. 

Tiago já demonstrou preocupação com a falha de pagamento e, a propósito, convidou os dois líderes sindicais para fazer parte da sua equipe de transição, possivelmente, para que estes tomem conhecimento da realidade financeira do município e convençam seus afiliados a dar freios nas pressões por melhorias salariais.

DISCRIMINAÇÃO
TOTAL
GASTO/MÊS
PERC.
Secretaria Municipal de Educação
 R$ 25.804.800,00
 R$ 2.150.400,00
45,51%
Secretaria Municipal de Saúde
 R$ 14.657.600,00
 R$ 1.221.466,67
25,85%
Secretaria de Viação, Obras e Transportes
 R$   4.770.000,00
 R$    397.500,00
8,41%
Secretaria Municipal de Administração
 R$   4.055.100,00
 R$    337.925,00
7,15%
Câmara Municipal
 R$   2.200.000,00
 R$    183.333,33
3,88%
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
 R$   1.964.000,00
 R$    163.666,67
3,46%
Secretaria Municipal de Finanças
 R$   1.674.000,00
 R$    139.500,00
2,95%
Secretaria Municipal de Agricult. Indust. E Comércio
 R$     640.000,00
 R$      53.333,33
1,13%
Gabinete do Prefeito
 R$     460.500,00
 R$      38.375,00
0,81%
Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente
 R$     202.000,00
 R$      16.833,33
0,36%
Controle Interno
 R$     182.000,00
 R$      15.166,67
0,32%
Procuradoria Jurídica
 R$       48.000,00
 R$        4.000,00
0,08%
Administração Distrital
 R$        21.000,00
 R$        1.750,00
0,04%
Assessoria de Imprensa e Comunicação
 R$        21.000,00
 R$        1.750,00
0,04%
Total Geral
 R$ 56.700.000,00
 R$ 4.725.000,00

Poder Legislativo Unense continua a gastar em restaurante.

Segundo dados colhidos no sítio do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM (veja aqui), o Poder Legislativo de Una vem incessante desobedecendo uma instrução normativa do próprio tribunal em que veta o gasto com comidas em restaurantes. No mês de outubro foi pago a quantia de R$ 1.460,00, pelo fornecimento de 85 refeições, acompanhadas de 45 refrigerantes e 45 sucos. Segundo, as informações do empenho, essa alimentação é fornecida aos servidores daquele Poder, embora todos eles, inclusive os 14 (quatorze) assessores residam no município e cumpram apenas meio expediente. O poder Legislativo funciona das 07h às 14h. 

O repasse da Prefeitura a Câmara Municipal no mês de outubro foi de R$ 164.797,39. Este recurso serviu para pagar dentre outras despesas do Poder Legislativo, a quantia de R$ 900,00 de diária para o presidente se deslocar a cidade de Itabuna e R$ 4.182,00 pela locação de dois veículos. A Casa do Povo também pagou R$ 4.509,54 de combustível para abastecer 855 litros de gasolina e 332 de álcool. Os carros a serviço do Poder Legislativo consumiu basicamente um tanque de combustível a cada dia. No mês de Outubro, foram 20 dias úteis.