Apoio cultural

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Una Na Midia nas convenções partidárias

SEM ÔNUS PARA OS PARTIDOS. OS DEMAIS GRUPOS NÃO ENVIARAM OU NÃO PUBLICARAM O DIA DA CONVENÇÃO. CRITÉRIO UTILIZADO PARA A PUBLICAÇÃO É DA DATA.



Rita Parada não estava de licença para o período eleitoral.

O blog Una Na Mídia foi procurando pela servidora Rita de Cássia Parada Costa para informar de que a mesma durante os 20 (vinte) dias de afastamento do período eleitoral, estava em férias regulares, e portanto não deve ressarcir aos cofres públicos os 20 (vinte) dias não trabalhados.

O Una Na Mídia deixa claro que a matéria e a relação dos servidores afastados aqui publicada foi uma réplica da publicação do Diário Oficial do Município do dia 07jul16. No caso, em especial, da servidora, o ato de afastamento foi a portaria de n.º 519/16, de 1º de julho de 2016, que "Concede Licença Para Atividade Política a servidora do Município".

Presidente do Legislativo indefere pedido de Regi de Mané.

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Ailton Nunes Dias (SD), negou pedido do presidente do PEN, Reginaldo Couto dos Santos, para uso do plenário da Casa na realização da convenção partidária. Regi de Mané pediu o salão da Casa do Povo para o dia 02 de agosto de 2016, feriado municipal.

O presidente Ailton Pedreiro argumentou que não poderia atender ao pedido de Regi em virtude da convenção está marcada para o feriado, portanto inviável disponibilizar o plenário da Câmara para realização do ato político. A decisão do presidente contraria o disposto no art. 8º, §2º, da Lei 9504/97, que determina que as convenções podem ser realizadas nos órgãos públicos.

Em Itapé o prefeito Pedrão (PSB) tentou barrar a convenção do Delegado Humberto Matos (PDT), mas a Juíza Eleitoral, Rosineide Andrade, mandou que Pedrão abrisse os portões do centro de educação para que seu desafeto político realize a convenção partidária.

O ato do agente público contrariar norma jurídica constitui ato de improbidade administrativa, incidindo penas de multas, ressarcimento e suspensão dos direitos políticos. Cabe também um mandado de segurança e uma ação por danos morais e materiais.

Vereador Martan é o novo presidente do PR

O vereador Martan Maciel Trindade desde ontem (26) assumiu a comissão provisória do Partido Liberal – PR, e ontem mesmo já declarou que caminhará junto com o pretenso candidato do PP, Tiago de Dejair. 

Antes de assumi, Mactha-Mactha estava na “corda bamba”, tendo em vista que o ex-presidente da sigla, Sr. Adelson de Almeida Batista, não havia decidido em qual grupo pretendia compor na coligação majoritária. O PR já havia visitado a casa de Zé Pretinho, Tiago de Dejair e ultimamente caminhava junto ao Capitão Carlos. 

Além de Mactha-Mactha também assumiram a comissão, o Sr. Walter Lima Guimarães e sua filha Ana Kelly Santos Guimarães. Jesomaria dos Santos Maria Batista, João Ismael Santana de Souza e Marlene Santos de Deus, também estão na direção do Partido Liberal.

Jornal Tabu desvirtua da verdade dos fatos sobre a história de Una

Um jornal de grande credibilidade e quase cinqüentenário, pisou na bola na sua última edição. O Jornal Tabu de Canavieiras, primeiro disse que o município de Una adveio de uma vila denominada Santo Antonio da Barra de Una (?), noticia totalmente controvérsia, tendo em vista que o município surgiu da Fazenda São José, em 18 de setembro de 1809.Sesmaria cedida a Maria Clementina Henriqueta.

Novamente o jornal tem equívocos, no que tange ao aniversário da cidade. Segundo o respeitável quinzenal, o município tem 126, porém a data de criação que foi 02 de agosto de 1924, não coincide com o numeral apresentado pela edição do mesmo. De 1924 para 2016, somam-se exatos 92 (noventa e dois) anos de existência.

O equivoco mais grave é que o jornal noticia que município vivencia crise econômica, não se sabe qual foi a motivação de tal inverdade, tendo em vista que o portal da transparência e o sitio do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM demonstra os balancetes do município em que existe um superávit considerável. Ao certo é que a crise da atual administração é puramente política, tendo em vista que na atual gestão os pagamentos de pessoal e de fornecedores estão rigorosamente em dia e há noticias que existem em caixa aproximadamente 2 (dois) milhões de reais.

Prefeita e três ex-prefeitos na lista do TCM

O Tribunal de Conta dos Municípios-TCM entregou nesta tarde (27) ao Tribunal Regional Eleitoral a lista constando os nomes dos políticos baianos com contas rejeitadas naquela corte. Dentre os nomes, figuram os da atual prefeita de Una, Diane Rusciolelli (PT), e dos ex-prefeitos, Dejair Birschner (PP), Zé Pretinho (DEM) e Davi Cerqueira (PMDB), este quando da gestão frente do Poder Legislativo. 

Os políticos podem buscar asilo no Poder Judiciário a fim de possibilitar o registro de suas candidaturas. No caso de Zé Pretinho e Dejair, as contas já foram apreciadas pela Câmara de Vereadores, sendo que as de Zé Pretinho estão suspensas por ordem judicial. O nome de Dejair figura três vezes na Lista. Diane e Zé Pretinho, consta apenas uma vez na lista do TCM.

Da lista, a Justiça Eleitoral irá identificar e relacionar aqueles que tiveram contas rejeitadas “por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa”, e que, a princípio, se enquadram na Lei de Ficha Limpa e portanto são inelegíveis nas próximas eleições.

Confira a íntegra da lista clicando aqui e aqui.