Apoio cultural

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZARÁ MUTIRÃO NO BAIRRO DA URBIS.

Vai acontecer no dia 18 de fevereiro o mutirão de combate a dengue e contará com a participação de toda equipe da secretaria municipal. O principal objetivo é a orientação das pessoas como proceder no combate ao mosquito.

Há um apelo da secretária para que os moradores recepcionem os agentes comunitários a fim de que eles possam adentrar as casas e no quintal para verificar a iminência do Aedes Aegypti.

O Combate ao inseto é um dever dos órgãos públicos, porém, é uma responsabilidade de toda a população. O mosquito se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução e, quem sabe, a erradicação desta doença do Brasil.

Vejam algumas dicas para combatê-lo:

  1. Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;
  2. Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;
  3. Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.
  4. A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;
  5. Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
  6. Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;
  7. As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;
  8. Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).
  9. Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
  10. As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.
  11. Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.

Se sentir algum dos sintomas abaixo procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima. A dengue pode matar.

Dengue Clássica: os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz.

Dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez): neste caso a doença manifesta-se de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório. Pode ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não ocorrendo acompanhamento médico e tratamento adequado, o paciente pode falecer.

Moradores do Acuípe interditam BA 001

Mesmo com a intervenção da Polícia Militar os manifestantes não se contiveram e retornaram num segundo momento para protestar. O primeiro ato aconteceu pela manhã, porém, homens da força de segurança estadual não permitiram que o protesto ultrapasse às 07:00 horas.

Os moradores recuaram e aguardaram a saída da polícia militar e rodoviária para retornar as manifestações, desta feita, a interdição durou de 11:00 até às 14:00 horas. As principais reivindicações são: falta de transporte e a construção de quebra-molas no local. Num treco de menos de cinco quilômetros, Acuípe e Praia de Lençóis, existem quatro quebra-molas.

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA. PREFEITURA REQUISITA NOVAMENTE BENS DA SANTA CASA.

Acesse: www.una.ba.io.org.br

Aproveitando o respaldo judicial, que concedeu ao município direito provisório de posse do prédio da Santa Casa, o prefeito municipal baixou novo decreto que requisita os bens da instituição. O novo decreto entrou em vigor a partir de ontem (08) e tem o prazo de um ano de validade, podendo, ser renovado por igual período. No local funciona provisoriamente o Hospital Municipal Frei Silvério.

A decisão do prefeito se funda nas questões de direitos humanos e cidadania, além de considerar o tempo que a Santa Casa ficou fechada, em virtude de uma auditoria da Vigilância Sanitária Estadual, que cancelou o atendimento no nosocômio deste 27 de janeiro de 2009. Os fiscais de saúde encontraram diversas irregularidades e ilegalidade, inclusive, flagrou uma enfermeira realizando serviço de parto no corredor do hospital, haja vista não ter médico de plantão.

O decreto n.º 329 de 07 de fevereiro de 2011 tem respaldo legal no texto constitucional, precisamente no artigo 5º, inciso XXV, além da Lei 8.080 de setembro de 1990, autorizar expressamente que o poder público requisite bens particulares em benefício do interesse coletivo, portanto, o ato do prefeito é plausível, justifica o Procurador Geral do Município.

No ato o chefe do executivo alega que a viabilidade dos serviços de saúde no município necessita dos equipamentos e do prédio da instituição, por considerar que o município não dispõe de equipamentos médicos que atendam serviços de emergência e urgência. Ademais, há 14 (quatorze) pacientes internados no prédio da instituição.

O município de Una move uma ação de desapropriação no judiciário, inclusive, com deposito do valor venal e sentença provisória favorável a emissão de posse provisória, prolatada pelo Juiz Substituto da Comarca.