Apoio cultural

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Câmara de Itajuípe reprova contas do prefeito

Por 6 votos a 3 as contas do prefeito Marcos Dantas de Itajuípe foi reprovada na Casa Legislativa Municipal, o Tribunal de Contas já havia recomendado a rejeição em parecer prévio. As contas são referente ao ano de 2005.

Dos nove vereadores apenas Edmílson Borges, Zezinho Mansur e Fábio Almeida votaram a favor do prefeito. O prefeito tem grande aprovação da comunidade itajuipense, entretanto, enfrenta um desgaste no Legislativo.

As de Una não tem data para serem votadas, e existe uma serie de irregularidades a exemplo de desvio de recurso da educação, falta de prestação de contas de royalteis, contração de empresas sem licitação e servidores sem concursos.

Mais um órgão fiscalizador na Bahia

Os Agentes Públicos corruptos que se cuidem, na Bahia será criado um novo órgão de fiscalização na aplicação dos recursos públicos. A Controladoria Geral do Estado, cujo projeto está na Assembleia Legislativa e terá tramitação de urgência.

O Novo órgão agirá independente, porém em sintonia com os Ministérios Públicos Federal e Estadual, Tribunais de Contas dos Municípios, do Estado e União e das Câmaras de Vereadores. A proposta partiu do Governo Jaques Wagner.

O presidente da Assembleia, Deputado Marcelo Nilo garante que no mês de março o projeto será votado e aprovado na Casa. Os prefeitos têm se queixado da diversas fiscalizações que a eles são impostas.

Relatórios do TCM

Hoje será votada em Itajuípe as contas do prefeito Marcos Dantas, referente ao ano de 2005, que foram reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. As de Una, foram aprovadas pelo TCM, porém até a emissão de cheques sem fundos foi apontada, entre outras irregularidades, como falta de licitação e a contratação de servidores sem concursos.

O relatório com diversos equívocos foi repugnado pela primeira secretaria da Casa, que inclusive sentiu-se mal na metade da leitura do parecer, e pediu para ser lido numa outra oportunidade, o que até o presente momento não ocorreu. O Parecer não tem data para ser lido e votado na Câmara.

Desmandos à céu aberto

Uma árvores caiu no sábado (16) em plena avenida David Fuchs, defronte a entrada da rua Liberalino Barbosa Souto (rua do prefeito) e até a data de hoje (21) não foi retirada do local pela secretaria das Viações, Obras e Transportes.
Os buracos e a iluminação

Os buracos nas ruas e avenidas da cidade são constantes além da precariedade na iluminação pública, principalmente na rede que liga o centro da cidade ao bairro da Urbis, cuja rede foi construída há mais de doze anos sem sofrer nenhuma reforma.

Futebol

Não há previsão de realização de competição amador de futebol para este ano, inclusive o prefeito já demonstrou desinteresse em até colocar a seleção no intermunicipal. O presidente da Liga Desportiva de Futebol, disse que pretende fazer um campeonato independente, acaso o município mostre desinteresse.

Perguntar não ofende:

Prefeito corrupto pode transferir um Magistrado?

Por que apadrinhados de vereadores e políticos conseguem adentrar em cartório eleitoral com prioridade aos demais (eles não enfrentam fila)?

Por que o prefeito Zé Pretinho, se preocupou com o encontro do vereador Alfeu com o ex-prefeito Dejair, e não se preocupada em encontros do parlamentar com outros pretensos candidatos? Será que com os outros teremos conversas adiante?
Por que os secretários, da saúde e da educação em especial, não recebem carta branca do prefeito para gerir seus recursos?

Quem detém cargo de confiança (nomeação), tem direito as férias? Dizem que um chefe de departamento da prefeitura, devido ao stress, encontra-se em merecidas férias em Sampa. Uma dica: Este chefe é inimigo quase mortal da primeira dama, os motivos é a pratica do rufianismo.