Apoio cultural

terça-feira, 1 de julho de 2008

Brigas, acordos e muita festa foi a segunda-feira.

A convenção dos partidos da base do prefeito Zé Pretinho foi realizada na segunda-feira (30), onde teve até troca de tapas entre o Dr. Yuri Muniz, filho da pretensa candidata a prefeito e o presidente do PT do B, Joselito Soares, Chefe de Gabinete do prefeito afastado.
A vereadora Nara Muniz que já havia desistido de ser candidata a prefeito decidiu de ultima hora reabrir a discussão sobre o lançamento de seu nome pelos partidos controlados por Zé Pretinho, que não foi aceito pelo presidente do PT do B, passando a haver uma desinteligência o dirigente e o filho da parlamentar.
Já o prefeito em exercício Davi Cerqueira (PSB) ratificou seu nome para concorrer às eleições juntamente com a Profª Jane (PDT) na vice, e contarão com o apoio do PMDB e o PRB de Natanael do Sindicato, além do PT do Profº Gilberto e PPS do ex-presidente da Câmara Evilasio Sena. O PPS reúne os melhores nomes em votos para a vereança.
O grupo do ex-prefeito Dejair Birschner (PP) e o PC do B do candidato a vice Beto Careca, passou todo o dia negociando o encaixe dos Democratas do vereador Nilton Nogueira e do ex-vereador Osnir como também do PR do vereador Antonio da Piruna numa coligação proporcional. O ex-deputado Roland Lavigne após o desastre da convenção de seu partido o PSDB, onde compareceram menos de 30 pessoas, não apareceu mais em sua cidade natal, nem para rever seus amigos de infância, e possivelmente tenha desistido de concorrer as eleições.
Nenhum grupo político aceitou negociar com o ex-deputado. O PC do B de Roberto Carlos indicou a possibilidade de admitir o PR em sua chapa proporcional juntamente com o PP. O partido pretende eleger ao menos um vereador na proporção, por isso tem recuado a aceitar uma concorrência interna entre a ex-secretaria da Saúde Gleiciane Birschner e o vereador Antonio da Piruna.
Após toda a confusão a cidade foi surpreendida com um trio elétrico na praça da rodoviária, ao lado da convenção do PSB, e a festa foi patrocinada pelo empresário Paulo Gaúcho do Bloco Supimpa, que anunciou o relançamento do bloco na Micareta deste ano. O bloco ficou dois anos consecutivos sem participar do evento.

Antonio do Frango, um empresário de peso.

Erradicado no município de Una em meado dos anos 90, o empresário e agricultor Raimundo Antonio Ferreira da Silva, o Tonho do Frango, é filho de Camacan, casado e pai de duas filhas, até foi convidado a ser vice-prefeito da Profª Nara Muniz, porém prefere não se manifestar nas negociações políticas.

O empresário afirma de que confia em todos os lideres políticos e sabe que eles tomarão rumos coerentes para melhorar a qualidade de vida da sociedade unense. Antonio é proprietário de um Supermercado e da Pousada Mary&Lena, no centro da Cidade, além de possuir duas propriedade rurais no município.

Ele afirma que todos os candidatos são seus amigos e acredita que Una vai presenciar uma disputa justa e honesta, uma vez que todos os candidatos são pessoas de bem e compromissado com uma cidade cada vez melhor. Tonho também disse que os momentos de crises na economia devam ser superados nos próximos dias, com a implantação do biodiésel na região.

Do Frango confirmou a nossa reportagem estar satisfeito com o Governo Lula, devido aos programas sociais desenvolvidos que de certa forma esquenta a economia das pequenas cidades. As empresas de Antonio geram 30 empregos diretos ao município.

O destaque do empresário e agricultor no município é graças a seu entrosamento na sociedade de bem. Mesmo sendo eleitor de Una, Tonhe prefere usar seu direito de voto secreto. Embora o Una na Mídia tenha tentado arrancar uma possibilidade de apoio por parte do empresário, ele demonstrou habilidade, mesmo com o seu corpinho acima do peso.

Vereadores não serão candidatos

Tanda (PHS), Alfeu (PT do B), Fernando de Ariano (PT do B) e Luciene Cerqueira (PT do B), não terão seus registros homologados pelo diretório partidário. Os dirigentes partidários, que possivelmente estejam atendendo orientação do prefeito afastado Zé Pretinho (PTB), alegam que os vereadores não foram fieis com a orientação de seus partidos em darem sustentação a Zé Pretinho na Câmara.

De acordo com o Código Eleitoral o detentores de mandatos teriam suas vagas garantidas como candidatos natos, porém após a criação da Lei das Eleições passou a ser atribuições dos partidos decidirem os nomes de seus candidatos. O fato já foi consolidado pelo TSE, que liminarmente decidiu que os detentores de mandatos não sejam candidatos natos.

O prefeito Zé Pretinho parece não perceber o perigo que lhes cerca ao indeferir o registro dos candidatos, suas contas de de 2005, 2006 aguardam julgamento na Câmara de Vereadores. As de 2005, mesmo com cheque sem fundos, foram aprovadas pelo conselheiro Francisco Neto, enquanto as de 2006 teve parecer pela rejeição no TCM.

Duas secretarias pode ser o acordo

do prefeito Davi com dirigentes do PT e do PRB, são as informações que circulam na cidade. A secretaria da Ação Social deve ceder espaço nas próximas horas para uma indicação do PT, enquanto a agricultura deve ser cedida a uma indicação do PRB e PMDB coordenado por Natanael do Sindicato.

A secretaria da Ação Social que vem demonstrando um trabalho extremamente técnico, vinha contrariando interesses políticos do prefeito Davi (PSB) e já existe a cogitação de sua exoneração desde o inicio de governo, quando a secretaria quase chega a desinteligência com o líder do prefeito vereador Nogueira (DEM).

O grupo do prefeito deve argüir duas ações civis pública que a secretaria responde na justiça civil de Ilhéus para justificar sua exoneração. Outro que está na corda bamba é o secretario da Agricultura que implantou um sistema de fiscalização de cargas no município e vem também contrariando interesses políticos.

Duda vai comandar a micareta de Una

A prefeitura vai terceirizar a micareta deste ano e entregar ao empresário de Una Duda Costa, que presta serviço em eventos na cidade de Porto Seguro. O prefeito sofreu a farta decepção quando da realização do São João de Colônia, classificados como um dos piores na história do lugarejo.

Duda Costa é empresario renomado e tem compromisso com a comunidade de Una, além de zelar pelo seu nome no mercado, ele não é um picareta, afirma um membro da comunidade, satisfeito com a decisão do prefeito. O evento deve ser produzido nos dias 01, 02 e 03 de agosto.

A programação ainda não foi publicada, porém existe a possibilidade de bandas renomadas como Chicabana e Mel. Estamos aguardando a programação oficial para publicar. A novidade do evento é o retorno a festa do bloco Supimpa do empresário Paulo Gaúcho.