Apoio cultural

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

A boa música do sul da Bahia fica silente. Morre Jô Carlos da Vera Cruz.

Faleceu a pouco o grande músico Jô Carlos, da Banda Vera Cruz. Ele fez muito sucesso em nossa comunidade nos final dos anos 80 e início dos anos 90, se apresentando nos bailes promovidos pelo Clube Social de Una e nas micaretas promovidas pela Prefeitura Municipal de Una.

As últimas apresentações da Banda Vera Cruz aqui em Una se deram no São João da Colônia, no ano de 2010 e 2011. Vera Cruz também tocou na micareta de 2010. Jô Carlos era uma figura bastante simpática e camaradeira. Criou boa amizade com o produtor Nidão e com o ex-presidente do Clube Social de Una, Luiz Ocimar Barbosa.

Na última prosa que tivemos com o músico, durante uma festa no terminal rodoviário, ele nos confidenciou que fazia música por amor, em face das coisas que se ouvem nos dias atuais e da falta de oportunidade cedida às boas bandas da região. O corpo de Jô Carlos será velado no SAF de Itabuna e o enterro está previsto para amanhã naquela cidade. O horário ainda não foi definido pela família.

A música do Sul da Bahia silencia diante de tamanha perda.

Veículo abandonado na via pública causa incômodo aos moradores.

Um veículo abandonado a mais de dois meses por uma oficina que funciona na Avenida David Fuchs tem sido alvo de várias críticas nas redes sociais. Os moradores têm se preocupado com o provável foco do mosquito da dengue no interior do automóvel. O setor de transporte da prefeitura deve notificar o proprietário da oficina para retirar o carro do tempo e colocá-lo em local apropriado. 

Em Una não é difícil encontrar veículos em situação idêntica, como exemplo, basta se dirigir ao trevo da Urbis para constatar o amontoado de carros na entrada do bairro.

Outra preocupação dos moradores é o abandono de um barco de pesca na Rua Barão do Rio Branco, defronte a porta do antigo Hospital José Olavo. O setor de fiscalização e o pessoal da Secretaria de Saúde já deveriam ter tomado as devidas providências legais.

Nicolau será julgado no dia 22 de Setembro.

O Júri de Elenilson Canuto Ribeiro, o Nicolau, que estava previsto para o dia 21 de setembro foi transferido para o dia 22 do mesmo mês, conforme publicação do DPJ de hoje (26). 

O juiz alega na decisão de que "em razão de impossibilidade de comparecimento no horário anteriormente designado e para evitar transtorno às partes pelo atraso, redesigno a sessão plenária para o dia 22/09/2015, às 08h30". 

Nicolau é apontado de ter, juntamente com Valdei Santos da Cruz, assassinado a facadas o indivíduo de nome Eriney Deus dos Santos, vulgo Malatirado, num local próximo ao campo do JEC, no distrito de Colônia de Una. O crime aconteceu em 2012.

Prédio da Prefeitura chama-se Luiz Elias de Souza


Inaugurada em janeiro de 1983, o prédio que funciona a sede do governo municipal levou o nome de seu idealizador, o prefeito Luiz Elias de Souza. Mas, o nome dele foi retirado do paço municipal pelo então prefeito Dejair Birschner, já no seu primeiro mandato de prefeito, entre os anos de 1997 a 2000. Birschner pagou com a mesma moeda, pois Zé Pretinho, prefeito à época, mandou retirar a placa de inauguração da cabeceira da ponte Una Canavieiras, no ano de 2005 (relembre aqui).

O motivo da retirada do nome de Luiz Elias de Souza, na ocasião, teria sido pelo fato do ex-prefeito não ter dado apoio político ao então candidato a prefeito Dejair nas eleições de 1996, além de tê-lo derrotado em 1992. Embora Luiz Elias não tenha apresentado empecilho na transição de seu governo para o de Birschner, mas ele, na oportunidade, tinha o espírito de vingança e retirou o nome de Luiz da fachada do paço municipal. Atualmente, Dejair alega arrependimento em ter retirado o nome de Luiz do prédio da prefeitura.

Luiz Elias faleceu em 01 de novembro do ano passado, e a atual prefeita Diane Rusciolelli prometeu que iria retornar o nome do político à sede do paço municipal, mas não o fez até a presente data. Algumas pessoas que conheceram dos feitos do ex-prefeito e que prezam pela história do município aguardam a decisão da prefeita para que a sede da administração retorne ao nome de Centro Administrativo Luiz Elias, aliás, nome que, jamais, deveria ser retirado.