Apoio cultural

terça-feira, 21 de julho de 2015

Danilo vai a júri no dia 19 de agosto.

Apontado como autor de diversos homicídios e tentativa de homicídio, a conduta de Danilo Marques dos Santos Lima deve ser analisada pela sociedade no dia 19 de agosto de 2015. Ele é apontado pela morte de Manoel Trindade dos Santos, em maio de 2013 (relembre aqui).

Danilo é o principal líder do tráfico no bairro da Usina. Ele estava morando em Ilhéus, mas no ano passado foi preso por policiais militares quando fazia compras no comércio daquela cidade (veja aqui).

Grupo Renova Una. Beto Careca já mostra indicativos de seus interesses.

Foto: Unanews
Essa turma só quer o bem da nossa gente e expulsar o povo de Ilhéus.
Ao ouvir criticas dessa foto composta por pessoas comprometidas e de boas intenções representativas dos futuros interesses ao desenvolvimento de Una, o pré-candidato a prefeito Beto Careca se espinhou e bradou em alto e bom som que para tomar o poder da prefeita Diane (acompanhado de outro adjetivo, que não me ouso dizer), ele, Beto Careca, é capaz de qualquer coisa. Vejam: QUALQUER COISA! Beto acrescentou que o maior proposito desse grupo é expulsar o povo de Ilhéus da Prefeitura de Una (mas, tem memória curta esse rapaz)

Ou o desespero bate a porta dos políticos de oposição ou eles estão famintos pelo Poder. Beto Careca saiu pelas portas dos fundos da vizinha cidade de Santa Luzia, no ano de 2012. Naquela cidade era o prefeito de fato. Aqui em Una, José Roberto de Almeida é funcionário público com um bom salário (veja aqui), mas não presta um dia de serviço ao município desde que se envolveu em política no ano de 2004, quando recuou da candidatura de prefeito para apoiar Zé Pretinho (e por debaixo dos panos).

Em 2012, cuspiu no prato que comeu, e expulsou literalmente de seu palanque eleitoral seu líder político Dejair Birschner, prefeito na época e ele vice. Beto contava que a sua desastrosa ação teria sustentação na mão amiga de Zé Pretinho, que para Beto, abandonaria a candidatura natimorta para apoiá-lo. Mas, Beto Careca, malhou em ferro frio. Nem teve o abraço de Zé Pretinho, nem teve o apoio de boa parte do grupo de Dejair, que se revoltou com a traição de Beto e também abandonou a barca do 17. Ele perdeu até para os votos nulos e ficou em terceiro lugar na corrida eleitoral.

Grupão quer derrubar a prefeita Diane. Nasceram juntos, mas podem morrer abraçados, ou não.

Ailton não sai do lado de Zé Pretinho

Foto: Silas Omena
Isolado de seu líder
Numa previa reunião ficou decidido que dos lideres políticos de Una, um será o candidato a prefeito do grupo. No Estádio Municipal no domingo (19) foi possível ver o grupo do ex-prefeito Dejair, composto pelo seu filho Tiago e seu Irmão Valdeci, junto da liderança do também ex-prefeito Zé Pretinho. O Presidente da Câmara, Vereador Ailton Nunes Dias, e o ex-vice prefeito de Dejair, Beto Careca, não se afastaram um só segundo de Zé Pretinho.

Também estavam ao lado de Zé Pretinho, dois representantes do PT, o Vereador Professor José Jorge e Helvécio Rufino, além do vereador Tanda. Já o Professor José Nildo (ex-PT) aparece isolado de qualquer grupo, por idêntica forma, o vereador Man e o ex-vereador Romualdo Cardoso, estes apoiados pelo pretenso candidato Capitão Carlos, que também estava afastado do grupão.

O entendimento é que qualquer alusão ao pleito de 2016 é prematuro, mesmo por que, líder que é líder não admite vice liderança, e Zé Pretinho provou isso nas eleições passada, quando ele sabia que não era candidato e ainda assim não abriu mão da pré-falecida candidatura em prol de outro nome (sou candidato sim!). Mas sem demonstrar pessimismo, o grupão não vai decolar, há muitos diferentes interesses e diversos desejos e aspirações hilárias.

Nildo Som isolado no meio do povo
Dejair já provou que não se mistura ao grupo de Zé Pretinho, isso já foi provado por duas oportunidades, a primeira em 1997, o qual Zé Pretinho disse ter sido traído por Birscnher, e, este, diz que seu vice, à época, estava deixando seu governo inseguro e instável economicamente, por isso expulsou todo grupo da prefeitura. Mas, em 2008, eles novamente se uniram e no ano seguinte Zé Pretinho novamente já pintava Dejair, de traidor. 
Dejair em apoio do filho

Por via de regras, só quatro está apto a concorrer ao cargo de prefeito pela oposição, por preencherem os requisitos da Lei da Ficha Limpa, trata-se do Professor José Nildo, Tiago Birschner, Beto Careca e Valdeci Birschner. Os demais estão todos encrencados na Justiça, tanto os ex-prefeitos Dejair e Zé Pretinho, quanto o presidente da Câmara, Vereador Ailton Nunes, respondem a processo por improbidade administrativa, mas eles podem barganhar cargos em troca de apoio.

Tiago quer apoio de Rode do Futebol
No cenário atual, a oposição tem ciência de que, acaso, eles espalhem os votos, a única beneficiada é a prefeita Diane Brito Rusciolelli, que detém o poder do convencimento, uma administração imaculada de qualquer denuncia de imoralidade administrativa e a máquina na mão. Portanto, eles querem engendrar a qualquer custo um grupo para que absolva o maior número de votos possível para fazer frente ao atual governo e vencer as eleições de 2016, ainda que algum deles saiam vencidos do pleito. 

Veremos se irão seguir e conseguir...