Apoio cultural

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Valmari: Uma nova forma de protesto.


O jovem Valmari Oliveira, figura bastante folclórica e conhecida nas redes sociais, descobriu uma nova forma de protestar contra a atual gestão. Onde tem um buraco na rua, ele simula um acidente, chama amigos para fotografá-lo caído ao chão ao lado de sua inseparável namorada (uma pequena bicicleta), e depois posta na rede social.

Sem dizer impropérios ou atacar quem quer que seja, o garoto Valmari vai fazendo história e adquirindo admiradores. O mais importante, ele sensibiliza as autoridades públicas para resolver as panes sociais. Valmari já vem fazendo este trabalho em relação á iluminação pública, tira foto do escuro e as posta em seu perfil.

Canavieiras viveu dia de guerra no domingo.

Revoltados com a morte do taxista Ricardo Santiago dos Santos, moradores decidiram manifestar sua indignação no sábado (25), interditando a BA001, que liga as cidades de Una e Santa Luzia. Porém, o estopim pegou fogo literalmente ontem (26), quando policiais militares e civis daquela cidade conseguiram localizar os suspeitos.

O primeiro indivíduo a ser preso foi o menor de iniciais DPC que foi encaminhado ao plantão da 7.ª COORPIN e lá confessou o crime, mas havia um segundo envolvido que seria o indivíduo de alcunha Negueba. Na manhã do domingo (26) os policiais encurralaram o indivíduo numa das ruas da cidade de Canavieiras.

Ao tomar conhecimentos da prisão, moradores revoltados permaneceram na porta da casa onde os policiais estavam junto com o indivíduo detido e teve de haver muita negociação e uso da força para conter a revolta dos presentes que queriam linchar o preso. Mas, a PM conseguiu evacuar à área e retirar o indivíduo do local, a salvo.

Com a retirada de Negueba da cidade, populares se revoltaram e começaram a tocar terror na pacata cidade de Canavieiras, insatisfeito interditaram novamente a única entrada da cidade e incendiaram um ônibus que fazia a linha intermunicipal até a cidade de Itabuna.

Histórico de revolta 
Fato idêntico aconteceu em junho de 2009, quando populares tentaram invadir a Delegacia de Polícia daquela cidade para linchar um criminoso que que estava preso. Na época os indivíduos Alexandre Santos Araújo, o "Peba"; Tiago Nascimento Silva e Washington dos Anjos Perelo, o "Tarso" estavam presos acusados de matar um motoboy de nome Neguinho. O povo quebrou toda a delegacia e danificou as viaturas.