Apoio cultural

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Una pode perder a Bolandeira para Santa Luzia.


Depende apenas da assinatura do Governador Jaques Wagner para definir o limite territorial entre os dois municípios. O Projeto de Lei já foi votado e aprovado na Assembléia Legislativa e sofreu alteração, graças e uma intervenção do prefeito eleito de Santa Luzia, Antônio Guilherme dos Santos (PSD). Diane que é do mesmo partido de Guilherme, em visita ao Governador tentou reverter a situação, e aguarda a resposta do mandatário do Estado.

Em reunião ocorrida na Fundação Luiz Eduardo Magalhães, em data de 12 de abril, ficou acordado entre os prefeitos do Território Identidade Litoral Sul e a SEI, de que os limites não seriam alterados a partir daquela data. Una cedeu a região do Santo Antônio para o município de Arataca, enquanto esta cedeu um pedaço de seu território para o município de Santa Luzia e a Fazenda Bolandeira seria o limite entre os municípios de Una e Santa Luzia.

Mesmo antes da posse, o prefeito eleito Antônio Guilherme dos Santos (PSD), “moveu seus pauzinho” e conseguiu reverter a situação do Projeto de Lei 12.057/2011, tomando parte da Fazenda Bolandeira para o território de Santa Luzia. A prefeita de Una, Diane Rusciolelli manteve contato com o Governador e pediu que ele vete a emenda, acostada o projeto original.

Acaso o Governador Jaques Wagner vete, o projeto retorna a Câmara para nova votação. Os serviços essenciais, de educação, saúde e segurança é disponibilizado à região, onde Santa Luzia quer se apossar, através do município de Una. Santa Luzia e Canavieiras já quiseram até tomar posse do distrito de Comandatuba, e se não fosse, à época, a intervenção do Deputado Roland Lavigne, o município teria perdido o território. O prefeito de Canavieiras era Almir de Santana Melo.

Jovem perde a vida em acidente de moto

Naiandro Santos Souza

O jovem Naiandro Santos Souza – Dinho, 19 anos, morador do Bairro Sucupira, faleceu após chocar a moto que pilotava, PP NYR-8566 (Una-Bahia) com a motocicleta JSG-6317 (Itabuna-Bahia), conduzida por Diego Gonçalves da Silva, 25 anos, morador do bairro Marcel Ganem que se feriu juntamente com Emanuela Silva do Damasceno, passageira do primeiro veículo envolvido. O acidente aconteceu na tarde de ontem (06), próximo a Ilha do Mel.

Vitima de arma de fogo

Quem deu entrada no Hospital Local, vitima de arma de fogo, foi Gilmar Vitorino dos Santos, residente da Rua do Sapo, bairro Sucupira. Ele não disse quem teria atingido. O fato aconteceu, por volta das 02:00, de ontem (06).

Vitima de arma de arma branca

Também deu entrada no hospital municipal, por volta das 00:30, de ontem (06) o Sr. Lourival Costa dos Santos, 45 anos, vitima de onze perfurações de arma branca. Ele mora na Colônia de Una.

As vitimas receberam os primeiros atendimentos e posteriormente conduzidos ao Hospital Geral Luiz Viana Filho em Ilhéus.

Prefeita visita a Ilha do Mel

Anísio e a prefeita - Foto do facebook 

A prefeita Diane Rusciolelli esteve ontem (06) em visita a um dos pontos turísticos da nossa comunidade, a Ilha do Mel, e fez questão de cumprimentar todas as pessoas que estavam presente no balneário. Desde que se elegeu prefeita, Diane tem feito visitas em todos os lugares do município, a fim de agradecer ao povo pela confiança depositada. Ela estava em companhia de familiares e do cavalheiro-mor, Sr. Anisio Nogueira. Segundo, Zé Goiaba, proprietário da Ilha, a visita da prefeita é recebida com bons olhos, haja vista que é um sinal de que a gestora está preocupada com o desenvolvimento turístico do município. O balneário oferece um serviço de restaurante e um excelente atendimento, vale a pena conferir.

Zé Matuto

Outro ponto turístico bastante visitado é o Sítio de Zé Matuto, localizado na estrada que liga Una a Canavieiras, Ribeirão das Varas. O lugar aprazível fica a beira do Rio São Pedro, cujo rio vem do seio das matas que corta o município de Una e Santa Luzia.

Clique aqui e veja fotos no facebook do balneário Ilha do Mel .
Clique aqui e veja o vídeo no youtube do Sítio de Zé Matuto.