Apoio cultural

terça-feira, 10 de maio de 2016

Executivo e Legislativo repudiam declarações do cantor Pablo.

O vereador Osmar Calazans Berbert (PTN) apresentou moção de repúdio em plenário nesta terça-feira (10) sobre as indelicadezas proferidas pelo cantor Pablo no programa de Luciana Gimenez da REDETV. Segundo o vereador, a comunidade de Una não pode ser tratada como desordeira, bangunçeira e sem civilização, em face do desatino de alguns desavisados. A moção foi aprovada por unanimidade na Câmara.

Man cobrou que o artista faça uma retratação do infeliz discurso e o que a prefeita do município ingresse com uma ação judicial para que a comunidade seja ressarcida pelos danos morais e materiais, considerando que Una é uma cidade de vocação ao turismo, inclusive com atrações internacionais.

Acompanhado o raciocínio do parlamentar, a prefeita de Una, Diane Rusciolelli, enviou expediente em nome dos munícipes a REDETV noticiando o equívoco do artista e repudiando a falsa verdade dele proferida em rede nacional. Diane disse que a sociedade unense como um todo não pode de forma genérica e indiscriminada ser responsabilizada em rede nacional por atos criminosos de alguns.      

O Município não se pronunciou sobre uma possível reparação de danos morais coletivos e/ou materiais, tendo em vista que as declarações desonrosas ao povo de Una podem afetar a economia, o turismo e a cultura do município. Una é uma terra de vocação turística e as declarações foram feita em rede nacional num programa de muita audiência de um público economicamente e intelectualmente bem sucedido.

Veja o discurso na íntegra do vereador Man:
"Senhor Presidente, Senhora Vereadora e demais pares. 

A Sociedade de Una está indignada com os dizeres do cantor Pablo em sua última entrevista na REDETV, através do programa: “No Lucina By Night”, apresentado por Luciana Gimenez. A celebridade artística de forma irônica e irresponsável disse que o nosso povo não é civilizado e nos chamou pejorativamente de ÍNDIOS, querendo ele dizer que índios são arruaceiros e bagunceiros. 

Não se sentindo satisfeito com tamanho desmerecimento ao povo de Una, o cantor ainda proferiu ao menos duas falsas verdades para os telespectadores do programa televisivo. A primeira, quando disse que os munícipes são acostumados a essa pratica de incendiar patrimônios de artistas. A outra, quando disse que naquele fático dia 09 de junho de 2012 havia uma manifestação indígena na rodovia. Segundo ele, fato que motivou o seu atraso para apresentação nesta cidade. Entretanto, não há qualquer registro de manifesto no citado dia, ainda mais às 02h da manhã. 

A sociedade de Una sabe muito bem que a não apresentação do artista se deu em face do mesmo ter marcado três shows para a mesma noite. Um em Camacan, outro em Ilhéus que terminou quase 4h da manhã, e aqui em nossa comunidade. Portanto, sem condições físicas e de logística para cumprir a exaustiva agenda. É humanamente impossível se apresentar em Camacan, por duas horas, distante da sede deste município, aproximadamente 210 km; Depois tocar mais duas horas em Ilhéus, a 53 km, e na mesma noite, se apresentar nesta cidade. 

A bem da verdade, o cantor foi vítima do crime de Dano e de Incêndio Criminoso, cujos culpados merecem as devida punições que devem ser aplicadas pela Justiça. Mas, cabe a Polícia Civil identificar e processar os autores do episódio. A sociedade de Una não pode ser penalizada de forma genérica por eventuais condutas criminosas de alguns indivíduos inescrupulosos, que infelizmente dela faz parte. Ademais, a declaração difamatória de uma celebridade numa rede nacional de TV, pode causar drásticos prejuízos econômicos e culturais ao nosso município que tem vocação a pratica do turismo, inclusive internacional. 

Assim sendo, Senhor Presidente, Nobres pares, venho apresentar a minha MOÇÃO DE REPÚDIO as declarações infelizes do Cantor PABLO, ao tempo que requeiro aprovação desta Casa com o devido encaminhamento à Direção da REDETV, em São Paulo, para que a verdade seja esclarecida perante a opinião pública e esta Moção possa ser lida no mesmo programa, dia e horário, das infelizes declarações proferidas pelo renomado artista da música popular brasileira. 

Por fim, uma vez aprovada, que a Senhora Prefeita do Município, legitima representante da Pessoa Jurídica de Direito Público, seja instada, nos termos do Art. 77, inciso II, da Lei Orgânica Municipal, a provocar, através da Procuradoria Jurídica do Município, o Poder Judiciário no sentido de que o artista possa se retratar publicamente pela DIFAMAÇÃO cometida contra os munícipes, através uma Interpelação Judicial, e, quiçá, uma Ação de Reparação por Danos Materiais e Morais ao município de Una e aos seus munícipes. 

Requer aprovação. 

Osmar Calazans Berbert 
Vereador PTN"

CEI vai apurar suposto aumento indevido

Paralelo ao processo administrativo promovido pelo Poder Executivo, a Câmara Municipal de Vereadores instalou nesta terça-feira (10) uma Comissão Especial de Inquérito - CEI que visa apurar denuncia do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal sobre uma suposta pratica indevida quando foi concedido aumento salarial a alguns funcionários de cargos de confiança, sem lei que autorizasse e de forma discriminada

Os vereadores elegeram o colega Adilson da Silva Conceição (PSDB), o Dilsinho, para presidir a CEI, o vice-presidente será o vereador Itanael de Goés Santos (PHS), o Tanda, e o vereador Martan Maciel Trindade (PR), o Mactha-Mactha, será o relator das investigações. A comissão terá 120 (cento e vinte) dias para concluir os trabalhos que podem ser prorrogados pela metade.

Zé vai para a Agricultura e Uruçuquense para o Transporte

A edição de hoje (10) do Diário Oficial do Município definiu a estrutura de primeiro escalão do município. A prefeita decidiu exonerar em definitivo o Sr. José Mauro Rodriguês, da Secretária de Viação Obras e Transportes, que assumirá a Secretária Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio. Quem assume a pasta deixada por Zé Mauro é o Engenheiro Civil Geovan Ferreira da Silva, que deve acumular a função de Secretário e Engenheiro da prefeitura. Geovan é o segundo Secretário importado pela atua administração. A primeira foi a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, a Prof.ª Rosilene Vilanova Cavalcanti. Leninha Vila Nova foi importada da cidade de Coaraci e assumiu a pasta em 10 de março do ano passado (relembre aqui).

Ao nosso blog, a prefeita Diane Rusciolelli disse que a nomeação do Secretário de Transportes visa economizar custos com pessoal, tendo em vista que a contratação de um engenheiro com dedicação exclusiva ao município tem um valor muito alto e no caso de Geovan, ele assumirá as duas funções e será remunerado apenas como secretário do município. Certamente, a prefeita deve enfrentar diversas críticas da oposição que se trará reflexo nas eleições deste ano, considerando que a comunidade de Una é ferrenhamente contrária a importação de pessoal de outras comunidades pela administração pública, especialmente, nos cargos de primeiro escalão. Embora esta mesma sociedade, jamais tenha elegido um filho de Una para prefeito. Na atual legislatura, apenas 03 (três) unenses fazem parte do grupo de 11 (onze) vereadores.

Festa no Rancho do Vaqueiro

O evento será realizado no próximo dia 04/06/2016, no Rancho do Vaqueiro na Urbis, Una, com apresentação do cantor JP no Capricho e Ariedson, o Príncipe do Arrocha com total segurança som iluminação profissional.


Nossa história em fotos: Colaboração Mirom Carlos