Apoio cultural

quinta-feira, 9 de março de 2017

Radio Jornal com som limpo e perfeito no município de Una

A dupla ética do radiojornalismo da região do cacau
A direção da Radio Jornal de Itabuna tem feito investimentos em infra-estrutura e na dinâmica de seus programas. O maior exemplo é que a qualidade do som que está limpo e de excelente qualidade no município de Una. A Jornal é uma radio pioneira no esporte amador e sempre foi bem ouvida no município de Una no final dos anos 80 e início dos anos 90, através do programa de Odilon Pinto que entrava no ar nas primeiras horas da manhã, atualmente apresentado por seu filho Rivamar Mesquita. O programa Resenha 1, liderado pelo grande comunicador Robério Menezes, era líder absoluto de audiência na Região Cacaueira.

Inovação no jornalismo
Desde o dia 03 de janeiro que a radio inovou no critério de jornalístico e trouxe do esporte para o jornalismo o brilhante e eloqüente narrador esportivo J. Hage. Ele agora apresenta, ao lado de Daniel Vitor, um programa clássico de radiojornalismo que vai ao ar das 11h30 às 12h30. O Jornal em Pauta trás temas polêmicos envolvendo fatos políticos de nível nacional, estadual, regional e local, além das matérias esportivas e policiais. No programa, o ouvinte pode participar dos debates apresentando suas críticas e sugestões. A Radio Jornal pode ser sintonizada na freqüência 560 khz, da faixa Amplitude Modulada - AM.

Quem é J. Hage
Natural de Itajuípe, Judson Hage iniciou na Radio Jornal nos início dos anos 80, como repórter de linha ao lado do grande locutor esportivo, o saudoso Carlos Cordier. Seus primeiros passos nos programas esportivos coordenados pelo, que ele chama de professor, Robério Menezes, começavam após o programa de Odilon Pinto, onde Hage posteriormente assumiu a liderança do histórico programa. A Resenha 01 cobria todas as seleções da região que participavam do campeonato amador, e dos campeonatos municipais.

J. Hage e Una. Uma história...
J Hage tem um vínculo de amizade muito forte com os munícipes de Una, onde aqui foi apresentador oficial da campanha política do saudoso prefeito Luiz Elias, no ano de 1988. Neste pleito Mané Dentista ao lado do médico Roland Lavigne foram os vencedores, Luiz só foi eleito quatro anos após. Em 1988, Luiz Elias e Idalício (vice) fazia campanha com a Banda Preces, de Feira de Santana, e Mané com os Agulhas Negras, de Canavieiras. Hage sempre esteve presente nos mais diversos gramados esportivos de Una. Genipapeiro, Pedras de Una, Colônia de Una, Faz Piruna, e até em Hamênom (Cariua), o locutor já fez cobertura esportiva.

Último assassino da finada Adélia foi capturado


Alisson Santos e Santos, vulgo Alinho ou Ratinho, foi capturado, a pouco, no bairro do Teotonio Vilela, em Ilhéus. No local, ele se identificou com Wanderley, mas havia um policial na guarnição que o conhecia da cidade de Una. Ele foi condenado (veja aqui) pelo crime de homicídio e tentativa de homicídio contra o casal Adélia e Zé Carlos, respectivamente. Alinho foi apenado em 26 (vinte e seis) anos de reclusão, e seu parceiro Wislan Passos Cerqueira, o Buzu, recebeu uma pena de 19 (dezenove) anos e 03 (três) meses de reclusão, ambos em regime fechado.

Alinho tem outra condenação de 5 (cinco) anos e 3 (três) meses por ter roubado uma padaria no centro da cidade no ano de 2009. Ele também responde por porte ilegal de arma de fogo. Mas, estava foragido desde o ano de 2011, quando foi vítima de lesões corporais no bairro Marcel Ganem e foi constado que ficaria paraplégico, a justiça decidiu dar a ele uma prisão domiciliar, mas o dito se curou e fugiu. Policiais do Pelotão de Uruçuca ainda conseguiu vê-lo numa fazenda próximo da BR 101, porém Alinho fugiu para um matagal.