Apoio cultural

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

MOÇÃO DE PROTESTO

Os usuários do transporte universitário municipal Una X Salobrinho vêm, através da presente moção, externar sua indignação e repúdio à PREFEITURA MUNICIPAL e à EMPRESA TRANSPORTES COMANDATUBA, pela péssima qualidade do transporte, caríssimo aos cofres públicos, que expõe em risco a vida de pessoas idôneas.

Há muito tempo a qualidade e segurança do serviço de transporte vem sendo questionada pelos Universitários e demais pessoas que dele necessitam utilizar. Desta forma, a Prefeitura Municipal, responsável pelo pagamento, na pessoa do Secretário de Educação, e a Empresa de Transportes Comandatuda, responsável pela prestação do serviço, na pessoa do Sr. Adynilson, foram por diversas vezes procuradas por representantes dos discentes a fim de cobrar melhorias e relatar problemas quase que diários com a manutenção dos veículos. As respostas sempre eram as mesmas e nada convincentes.

Ontem, 04/11/2008, ocorreu o estopim deste descaso, quando na ida, em uma curva anterior ao distrito de Lençóis, os dois pneus traseiros esquerdos do ônibus soltaram e saíram em alta velocidade em direção a um bar existente no distrito. A parte traseira esquerda, sem os pneus, arrastou-se ao chão pelo asfalto até que o ônibus parasse, motivo suficiente para instaurar o pânico aos passageiros do veículo. Para sorte dos pedestres, os pneus que se soltaram do ônibus atingiram uma barreira de blocos e telhas de uma loja de material de construção, destruindo-a. Muitos Universitários comentaram, após o acidente, que se os pneus se soltassem numa curva de alta velocidade, certamente estaríamos hoje de luto por um grande desastre. Ao que tudo indica, os pneus soltaram por afrouxamento dos parafusos que, após uma troca na garagem, não foram apertados corretamente pelo mecânico da empresa, um total DESCASO!

Não entendemos porque o serviço é de péssima qualidade, pois, o Município de Una desembolsa mensalmente altos valores pelo transporte, é um completo ABSURDO! Não é a primeira vez que fatos como este acontecem, sendo que em 13/08/2008 também o pneu do ônibus já havia se soltado em Olivença.

Se isto é feito com Universitários, pessoas engajadas nas questões político-sociais e esclarecidas dos seus direitos, nem podemos imaginar o tipo de transporte que é oferecido aos alunos rurais, filhos de pessoas trabalhadoras e humildes.

O sentimento que prevalece não é outro senão o de indignação e revolta por ver o dinheiro dos contribuintes servir para contratar um serviço ruim e caro. Além de tudo o medo de viajar diariamente prevalece, pois, não temos alternativa diante de um governo municipal por anos omisso e uma empresa imprudente!

Sendo assim, nosso intuito com a presente é tornar público os fatos aqui narrados e repudiar as atitudes da PREFEITURA MUNICIPAL DE UNA e da EMPRESA DE TRANSPORTES COMANDATUBA, para que possam ocorrer melhorias, no sentido de propiciar melhor segurança aos usuários, que, nas atuais condições, correm risco diário de vida.
Una, 05 de novembro de 2008.
Assinam a presente moção:
Universitários da UESC e Universitários da Faculdade de Ilhéus, representando todos os Usuários da linha.