Apoio cultural

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Justiça bloqueia bens do ex-prefeito de Maetinga (BA)

Fonte: Assessoria de Comunicação Gladys PimentelTelefone: (71) 3336 2026 E-mail: asscom@prba.mpf.gov.br

A Justiça acolheu pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista e determinou a indisponibilidade dos bens, até o valor de 126,5 mil, do ex-prefeito de Maetinga, a 609 Km de Salvador, Enídio Vieira de Aguiar. O ex-gestor terá também suas contas bloqueadas. Aguiar foi condenado por improbidade administrativa por má gestão e deixar de prestar contas de recursos recebidos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para implantação no município do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNTE).

O dinheiro, 47,5 mil reais na época, deveria ter sido utilizado na aquisição de duas vans para o transporte escolar dos alunos de Maetinga. No entanto, o recurso foi destinado à compra de um ônibus sem qualquer consentimento do FNDE. A irregularidade foi constatada no convênio de nº 750426/2000 que vigorou de junho de 2000 a julho de 2001.

Foram constatadas, ainda, as seguintes irregularidades: ausência de aplicação financeira dos valores repassados no período de 13 de outubro de 2000 a 23 de outubro de 2000; ausência de extrato bancário com os rendimentos ganhos em aplicação financeira entre 23 de outubro de 2000 e e 5 de dezembro do mesmo ano; não envio de cópia do despacho Adjudicatório e Homologação das licitações realizadas e do Certificado de Registro do Veículo-CRV juntamente com a nota fiscal do veículo.

Além de não comprovar a correta aplicação do recurso recebido, o ex-prefeito não sanou as irregularidades. Para o juiz federal João Batista de Castro Júnior, da Vara Única de Vitória da Conquista, “as despesas não foram realizadas de acordo com as normas estabelecidas no instrumento do convênio e as irregularidades não foram sanadas pelo ex-prefeito, embora devidamente notificado”.

A ação de improbidade administrativa contra Aguiar foi proposta no início de setembro pela procuradora da República Melina Castro Montoya Flores. Conforme demonstrativo de débito do FNDE, a dívida originalmente de 47,5 mil reais já alcançava o valor de 126,5 mil reais atualizado até dezembro de 2006.

Número da ação para consulta processual:2007.33.07.001652-1.

TCU denuncia quatro prefeituras do sul da Bahia

O Tribunal de Contas da União encaminhou denuncias ao Ministério Público Federal, contra os prefeitos de Itacaré, Barro Preto, Itororó e Itapitanga, sobre indícios de superfaturamento na construção das casas populares, cujo recurso foi repassado pelo Governo Federal. Já houve suspensão de pagamento à empreiteira Ceema.

Além das prefeituras já denunciadas foram encontradas irregularidades por parte do TCU em mais 20 prefeituras do sul da Bahia. Outro que foi notificado foi o prefeito José Bispo Santos, o Zé Pretinho, sobre as supostas fraudes no empréstimo consignado junto ao Banco Matone/RS. Estas são informações colhidas no plantão do Jornal A Região.