Apoio cultural

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Dr. Rullian, mais um na lista da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil acaba de divulgar o resultado preliminar do XXI Exame de ordem da instituição, e na lista figura mais um unense. Desta feita foi o professor Rullian Rocha dos Santos que está habilitado a advogar após a formatura que acontece ainda este ano. 

Ele é filho do casal José Raimundo, conhecido por Cheiro, e pela enfermeira Luciene, chamada de Gaza. Professor de história do Colégio Municipal Alice Fuchs de Almeida, Rullian ingressou na faculdade de direito na UESC, em 2012.

A PM de Una também representada
Quem também foi aprovado no exame de ordem foi o soldado da polícia militar Roniere Moura Turrial que serve ao Pelotão em Una, desde 2012. Ele colocou grau em direito no último sábado (11) pela Faculdade de Ilhéus.

Mais uma arma apreendida na Urbis

Policiais Militares do Terceiro Pelotão foram acionados sobre um indivíduo armado no bairro da Urbis que estaria ameaçando outra pessoa com uma arma longa, por volta das 10h, desta terça-feira (14). No local indicado, os policiais encontraram uma espingarda de fabricação artesanal sem calibre ou marca definida.

A arma foi apreendida pela PM, mas o suspeito, conhecido por Gordo, evadiu-se do local. Diligências foram realizadas mas sem êxito na captura do indivíduo.

Nem Mactha-Mactha e nem Pedo de Norma,

O escolhido pelo prefeito Tiago de Dejair para administrar o distrito de Outeiro foi o Sr. Élio Pereira dos Santos. A nomeação do administrador foi publicada na edição do Diário Oficial de hoje (14). O prefeito também nomeou a Sr.ª Alice do Rosário da Silva para administrar o distrito de Vila Brasil e o engenheiro Dayvdon Hora Nascimento, para o cargo de Diretor Executivo da Secretaria da Administração.

Hermenegídio Santos de Souza voltou ao comando da Guarda Municipal e Cleuber Calazans dos Santos terá exercício na função de Gestor Municipal de Convênios – GMC. Patrícia Bispo de Souza continua a desempenhar seu múnus junto ao gerenciador do e-TCM.

Ponto facultativo 
O prefeito decretou ponto facultativo nos dias os dias 27 de fevereiro e 1º de março de 2017, com compensação mediante acréscimo de uma hora na jornada normal de trabalho nos dias 02 e 03, 06 a 10 e 13 a 17 de março de 2017.

Luto oficial
Tiago de Dejair aproveitou a edição de decretou luto de três dias pela morte do servidor Everaldo de Jesus, brutalmente assassinado ontem (13).

PM de SCV prende casal de latrocida de Tocafita

Completou o "serviço"
Levou a vítima para a "cocó"
Ao tomar conhecimento do paradeiro do indivíduo Gildene Costa de Oliveira, 36 anos, vulgo Fofo, policiais militares do Terceiro Pelotão em Una, mantiveram contato com policiais do Pelotão de Santa Cruz da Vitória que deslocou durante a madrugada desta terça-feira (14) a uma casa onde o acusado estava homiziado, e o prendeu em flagrante. Ele estava de posse da motocicleta da vítima. Fofo e sua companheira Zefa foram presos e encaminhados ao plantão da 6ª COORPIN/Itabuna, onde foram autuados em flagrante delito pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte). O casal roubou, além da motocicleta o dinheiro da vítima. 

Aos policiais de Santa Cruz da Vitória, o casal contou de que o objetivo deles era roubar dinheiro da vítima e omitir o pagamento de um aluguel de uma casa em que moravam. Tocafita foi convidado por Zefa para praticarem ato sexual num mato na estrada de Pedras, porém no local Fofo já o aguardava com o facão. Quando Tocafita chegou ao local da cena do crime, foi vítima de diversos cortes de facão e correu para o rio, mas foi perseguido por Fofo que o afogou. Após ter sido afogado, o acusado retirou Tocafita da água e completou o “serviço”, jogando seu corpo no rio novamente. A mulher de Fofo disse que uma mulher que estava no lado oposto do rio, lavando roupas, testemunhou o crime. 

Este tipo de crime é muito abominável no meio judicial, tendo em vista o caráter de crueldade dos autores. Segundo o Código Penal, a pena prevista para este crime, que é hediondo, é de 20 a 30 anos de reclusão, podendo ser aumentada de 1/3 a metade, pela participação de duas pessoas e pelo emprego da arma. O juiz togado é quem julga e aplica a pena nessa modalidade criminosa.