Apoio cultural

sexta-feira, 21 de março de 2014

Repúdio por cadastramento biométrico

Do: tabuonline

Têm piorado bastante as condições para se fazer o cadastramento biométrico em Canavieiras, onde estão sendo atendidos também os eleitores do município de Una.
As filas estão cada vez maiores, com pessoas chegando à porta do fórum já a partir das 2 horas da madrugada. Hoje mais uma pessoa desmaiou na fila, supostamente por ter ficado sob o sol forte da manhã, em pé, por mais de 3 horas.

Anteontem, por proposta do vereador Deny Mendes, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, Moção de Repúdio ao Tribunal Regional Eleitoral por não ter providenciado equipes itinerantes para que o cadastramento fosse feito nas vilas e povoados de Canavieiras e sobretudo de Una.

A falta dessa providência por parte do TRE, segundo avaliou o vereador Deny, está obrigando mais de 18 mil pessoas – todo o eleitorado de Una – a se deslocar para Canavieiras, onde por sua vez estão sendo atendidos os cerca de 24 mil eleitores locais.

Em Una, as críticas são ainda mais contundentes, com suas lideranças políticas indignadas com a obrigatoriedade de os eleitores do município ter que viajar cerca de 160 km, ida e volta, para fazer o cadastramento, isso se ele morar na cidade. Morando em certos povoados, como Vila Brasil, esse eleitor unense precisa se deslocar cerca de 240 km ida e volta, metade do percurso por estrada de barro.

O cadastramento biométrico começou em fins de outubro e será encerrado já a 28 deste mês. Até o momento, segundo o TRE, dos cerca de 43 mil eleitores dos dois municípios, apenas 19 mil – menos da metade - se submeteram ao cadastramento. Quem não o fizer no prazo, ficará sem direito a voto na próxima eleição, sujeito inclusive a penalidades.

Desde ontem o vereador Deny Mendes, como os demais integrantes da Câmara de Canavieiras, têm recebido parabéns pela Moção de Repúdio. Esse cadastramento, da forma irracional que está sendo feito, é um desrespeito ao cidadão, uma verdadeira afronta aos nossos foros de gente civilizada, dizia uma das mensagens encaminhada ontem à Câmara.

Leia a nota clicando aqui

2 comentários:

  1. O eleitor unense já está se deslocando a partir das 21:00hs.ontem cheguei 00:30hs já havia cerca de 180 pessoas,sendo a maioria de Una,sofrendo na chuva e frio.segundo pessoas ligada ao forum,foi solicitado 4 quatro toldos a prefeita de Una,sem sucesso.

    ResponderExcluir
  2. BOA ESSA MOÇÂO DA CÃMARA CANAVIEIRENÇE
    A CÃMARA UNESSE DEVERIA SEGUIR EXEMPLO
    MOSTRAR RESPEITO COM O POVO

    ResponderExcluir

Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.