Apoio cultural

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

O fiasco de uma inauguração.


Com a presença de uma representante do Governo do PT, a Srª Maria Del Carmem, que é Diretora da CONDER, o prefeito Zé Pretinho inauguração do Terminal Rodoviário, o sepulcro caiado, o CEO e o calçamento do bairro Castilho Andrade, em Una. Embora tenha se ventilado por afilhados do prefeito, a presença do Governador do Estado, este não apareceu e nem mandou Secretario de Estado para lhes representar.

Em seu discurso clamoroso, e falando coisa por coisa o prefeito disse que a inauguração da reforma do terminal rodoviário, o sepulcro caiado, representa uma melhora de vida para os freqüentadores do ambiente, e reclamou da falta de recurso para realizar seus sonhos de melhora na qualidade de vida dos unenses, em especial aos moradores do bairro Marcel Ganem.

Com algumas palmas modestas de servidores contratados, secretários, diretores e muitos parentes, o prefeito prometeu realizar o calçamento do bairro da Urbis, a construção das casas populares, e de uma escola no bairro Marcel Ganem, e por falar em construção de escola foi notadamente observada a falta no palanque improvisado, do Secretário da Educação Esporte e Cultura Srº. Oberval Calazans Berbert, que além de secretário é amigo pessoal do prefeito.

O prefeito estar realizando a micareta/2007, sem pagar o vencimento dos servidores, a exceção dos professores, inclusive os servidores administrativos da educação ficaram sem receber, esta pratica vem sendo costumas na administração do atual prefeito, por preferir se promover com eventos festivos a pagar aos servidores em dia.

Interpelado por este blog o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Sr. José Ferreira, O Zé Lingüiça, apresentou argumentos de que o prefeito usa recurso do mês seguinte para pagar a folha do mês anterior, motivo pelo qual paga a folha após o dia 10 de cada mês.

A falta do Secretário da Educação no palanque

pode representar um enfraquecimento político do prefeito Zé Pretinho, ele que sempre criticou o isolamento do ex-prefeito Dejair. Ob que tem se mostrado o braço direito da administração do prefeito, e apesar de seu pouco relacionamento com os professores, tem sido um elo entre o prefeito e a sua base, e até com adversários, podendo inclusive ser o candidato do prefeito, numa possível inelegibilidade do mesmo, ou ser seu vice-prefeito nas próximas eleições.

Embora não sejam confirmadas as versões que ainda estão truncadas, o Secretário da Educação se postou contra a realização do evento sem o pagamento dos servidores, e dos secretários também. E, sem dinheiro para curtir o evento carnavalesco, o secretário decidiu por não ir aos eventos inaugurativos do seu chefe, uma espécie de boicote.
O Secretário da Educação Esporte e Cultura tem estado na condição de um fusível, para assumir alguns erros do Chefe do Executivo, e isso não é bom para ele, que já foi um vereador destacável no legislativo, e com uma carreira ainda promissora na corrida ao executivo municipal.

A dependência financeira

Muito dos aliados do prefeito, de fato sabem que ele não é o melhor e, embora subjetivamente falando, possa ser o pior gestor que já passou pelo município, todavia alguns deles dependem do emprego, para arcar com altas despesas, e bons investimentos em educação privada.
As coisas para o prefeito podem ficar muito pior do que para o ex-prefeito Dejair, quando ele sair do poder, e vai ser difícil arrumar um grupo político, pois não respeita a ninguém da sua equipe, salvo três pessoas. Salário é coisa sagrada e tem de ser pago na forma da lei, sem atraso nem demora.