Apoio cultural

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Nossa história em fotos: Colônia de Una. Clube dos Japoneses.

Do: Facebook Colônia de Una

JEROALDO DE SOUZA SANTOS CONCLUI MESTRADO PELA UESC/BA.

Jeroaldo agora é mestre.
Jeroaldo de Souza Santos, ex-aluno do Colégio Municipal André Rebouças (Fundamental I) e do Colégio Municipal Alice Fuchs de Almeida (CMAFA) onde concluiu o Ensino Fundamental II e Magistério (2003) é o mais novo Mestre do Município de Una em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente – MDR e MA pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC com projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB.

A Banca de defesa formada pelos Doutores Raul Reis Amorim (Universidade Federal Fluminense-UFF), Ronaldo Lima Gomes (Coordenador do MDR e MA) e presidida por Ednice de Oliveira Fontes aconteceu na UESC, no dia 12 de fevereiro de 2014, às 14 horas. O tema da dissertação defendida foi sobre o “O PANORAMA DA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL – SGA EM RESORTS: ESTUDO DE CASO EM ITACARÉ, ILHÉUS E UNA/BA”.

O mesmo gostaria de agradecer a Deus pelo fortalecimento espiritual, amor, saúde e capacidades intelectuais para o desenvolvimento desta pesquisa; aos pais (José Carlos dos Santos e Luzia Ribeiro de Souza) pelo exemplo, alicerces éticos e morais, investimento humano e financeiro; a Jozilene de Jesus Brito dos Santos, sua esposa, pela compreensão, colaboração e incentivo; aos Professores do PRODEMA e do Curso de Geografia da UESC que o ensinaram não apenas a ser um pesquisador, mas foram mestres no exercício da docência através do comprometimento, rigor acadêmico e simplicidade.

Agradece ainda à Profª Drª Ednice de Oliveira Fontes por ter acreditado no seu potencial, pelo incentivo, orientações, autonomia, confiança e segurança; à FAPESB pelo apoio financiamento, fomento à pesquisa científica e estímulo à inovação; aos colegas e amigos do PRODEMA, da graduação de Geografia, da Uab Ead-Pedagogia e Especialização em Ensino de Geografia da UESC e demais pela amizade, compreensão e apoio; a todas as pessoas, mesmo que desconhecidas contribuíram para o seu deslocamento diário de Una à UESC, durante estes 2 anos e a todos os colaboradores diretos e indiretos que forneceram dados de pesquisa fundamentais para o desenvolvimento desta pesquisa.

Nota de falecimento. Morreu o Velho Abílio.

Árvore que provocou a tragédia.
Saudades aos amigos e parentes.
Abílio Barbosa de Oliveira, 64 anos, foi encontrado sem sinais vitais no interior de uma mata, próximo ao centro da cidade. 

Ele estava sumido deste o dia de ontem, quando saiu às 09h da manhã em busca de fruta de dendê, para conservar guaimum. 

As buscas se iniciaram ontem a noite, por amigos da família, porém foram suspensas e reiniciou-se nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (13), quando o corpo foi encontrado por um sobrinho emprestado da vítima.
Giral de madeira não suportou o peso.

A princípio, suspeita-se, que houve um acidente, em que um galho de uma árvore utilizada por Abílio para derrubar o cacho de dendê não suportou o seu peso e cedeu fazendo com que a vítima chocasse a cabeça no chão.  

Abílio deixa a viúva, Dona Maria Reis, e os filhos Marivan Lima, Maria Márcia, Prof.ª Aldiléia, Marcelo e Manuela. Uma grande dor aos amigos e parentes. Fica o nosso registro de solidariedade e o conforto de que Deus guardará um bom lugar para o nosso amigo.