Apoio cultural

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Crise bate à porta dos municípios. Equilíbrio das contas é o novo fenômeno da administração pública.

Por: Radialista Renê Sampaio - DRT 6.319
Ao que se sabe, a crise bate a porta dos municípios, aliás, já adentrou porta a dentro nas sedes das prefeitura do interior do sul da Bahia. Inclusive nos municípios considerados de grande porte, a exemplo de Ilhéus e Itabuna, é nítido o desequilibrio financeiro. Em Ilhéus, o prefeito Jabes Ribeiro decidiu por reduzir seu subsídio em 40% e em 20% dos demais cargos comissionados. Ainda assim, o prefeito disse não ter alcançado o índice prudencial contido na Lei de Responsabilidade Fiscal. O vice de Jabes, Cacá Colchões igualou seus vencimentos aos dos secretários municipais.

Na mesma linha de ação, Jabes Ribeiro pensa em demitir aproximadamente 1.200 funcionários que foram contratados temporariamente e os que não adquiriram estabilidade. A Carta da República permite que a administração pública em caso de colapso financeiro demita, mesmo os concursados. Por idêntico caminho, o município de Itabuna vivencia momentos de crise na educação em que os professores querem 13,01% de aumento, mas o prefeito alega não ter lastro financeiro para conceder o repasse. Em Uruçuca, a prefeita Fernanda Silva já está em ajuste de contas e diversos servidores foram demitidos.

O Brasil está em crise e estados, a exemplo do o Rio Grande do Sul, já não podem cumprir com as suas obrigações, atrasando dívidas e parcelando salário de pessoal. Isso é fruto de um gasto desenfreado da administração pública que cria a todo modo cargos políticos e investimentos desnecessários. Na atual conjuntura política os gestores públicos estão limitados a fazer, meramente, o dever de casa, para, com um custo de altíssimo desgaste políticos, conseguir bancar os gastos e os investimentos públicos, considerando de extrema necessidade. 

Exemplo de administração
Em exemplo de gestão pública e isenta de politicagem, a prefeita Diane Rusciolelli saiu na frente da crise e podou todo tipo de gasto considerado desnecessário ao funcionamento da máquina pública. Na atual administração, as locações de imóveis foram drasticamente reduzidas, esbanjo de combustível e os exacerbados banquetes em restaurantes foram podados. Diversos cargos de confiança contido numa Lei de 2005 jamais foram preenchidos pela atual gestoras, a exemplo, de auxiliar de administrador de distrito e administrador de distritos. No gabinete, por exemplo, além do chefe, ainda constam na malfadada lei, os cargos de secretário e de diretor e motorista executivo.

A prefeita Diane enfrenta criticas severas por não promover eventos festivos, fechar as torneiras para alguns modalidades esportivas, mas, jamais, atrasou o pagamento dos servidores ou de seus fornecedores. Mesmo em crise a prefeita concedeu o repasse da infração para os servidores e aumentou em 13,01% o salario dos professores. O futuro da gestão pública não serão as faraônicas e eleitoreiras obras, e muito menos o assistencialismo ou o clientelismo. Os novos gestores terão de se adaptar a realidade administrativa e manter o equilíbrio das contas, apresentando superávit, para cobrir o déficit histórico das finanças públicas.

O PT de Una vem de maneira oficial rechaçar a matéria veiculada pelo Blog Una na Mídia.

TEXTO ENCAMINHADO PELO E-MAIL ptdeuna@hotmail.com
O secretário geral do PT de Una, Di Rusciolelli, disse que Diane até pode está com o PT, mas não com o PT de Una. O PT a nível nacional e estadual tem toda a liberdade de fechar parcerias com qual partido e com qual pessoa quiser. Não por isso, que para ganhar tempo de TV no pleito de 2012, o companheiro Lula, e o atual prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, pegaram na mão e abraçaram Maluf. Por isso, se Diane pede votos ou diz que está ao lado do PT, ela também tem esse direito. Afinal, o PT está no poder, quer uns gostem ou não. Ela, que não é boba, sabe da importância de um prefeito está ao lado do partido que governa o estado e o país.

O presidente do diretório local, o vereador e professor Jorge, afirma que apesar de ter contato com o companheiro Nildo Som, não pode dizer os motivos pessoais de sua saída do PT. Mas, como o mesmo disse em carta aberta divulgada a comunidade unense, ele reiterou o apoio às políticas sociais do PT. E diferente do que o Una na Mídia disse não se mostrou rebelde a Rui ou Dilma. A saída de Nildo do PT de Una foi amplamente discutida com os companheiros do diretório, e todos, sem exceção, concordaram. Quanto à possível traição de Nildo, outra inverdade veiculada pelo blogueiro. Como disse acima, a saída de Nildo do PT de Una, se deu com a ciência e o consentimento dos demais companheiros e companheiras.

Outra informação que não procede e é completamente absurda, é o fato do renomado Blog Una na Mídia, dizer que o então presidente do PT, em 2014, Nildo, apoiou outros candidatos. Informação tem que ser dita com verdade, e por completa, não pela metade. Em 2014, em reuniões e discussões, parte do PT de Una apoiou a companheira Dilma, o companheiro Rui, Otto para senador, o companheiro Geraldo Simões para Federal e Edson Dantas para estadual. Sendo que desses, três são do PT, e Otto fazia parte da chapa majoritária na Bahia. Logo, a informação do blog é tendenciosa e incompleta.

No que tange o companheiro Gilberto Lisboa, temos a certeza de que ele é livre, um profissional muito capaz. Já exercia de maneira gratuita os serviços, para o qual ele se capacitou à fazer. Ele atendia no CRAS, sem cobrar. Agora, só irá receber para isso. Apesar da nomeação, o cargo não é de confiança. E o próprio professor Gilberto disse isso.

Outro erro do blogueiro, é afirmar que a senhora Anaide Maciel Trindade, é irmã do vereador Matcha-Matcha. O edil disse que não tem vínculo algum com essa nomeação da sua prima, e não sua irmã como disse o blogueiro. Ele ainda disse que sua família é extensa, e todo Trindade e Maciel, ali na região do Outeiro e Comandatuba, são seus parentes. Matcha segue dizendo, que a Srª Anaide, também é prima do vereador Juvenal, e que todos são da mesma família. Mas que em nenhum dos casos, houve pedido por parte dele. "A informação é mentirosa." Disse o vereador Matcha-Matcha.

O professor Jorge, finaliza dizendo que no PT de Una, quem manda são os filiados locais, e todos tem o direito de serem candidatos a prefeito. Desde que estejam filiados no diretório local. Nosso partido segue o regimento, e o mesmo diz que em casos de eleição, devemos seguir o que diz o mesmo. Se houver algum filiado no PT de Una, que mostre interesse em uma possível candidatura ao cargo, os tramites legais serão realizados. Deverá ser feita uma prévia. E que como sempre, o PT de Una, seguirá construindo sua história de maneira independente. Qualquer companheiro ou companheira, filiado(a), pode ser candidato(a), menos a atual prefeita, tendo em vista que essa não está filiada, e jamais se filiará ao PT de Una. Pois suas atitudes não condiz com o pensamento e com a história de nosso diretório. Jorge finaliza dizendo: "Acreditamos nessa mulher uma vez, não voltaremos a fazer isso, nunca mais. Errar é humano, permanecer no erro é burrice."

Dia 19 de Novembro é júri de Robson e Willia.

A dupla é acusada de ter assassinado a pessoa de Reinan Silva Santos e ter tentado contra a vida do irmão da vítima fatal, Douglas Silva Santos. O crime aconteceu no final da tarde do dia 14 de novembro de 2014, no bairro da Urbis.

Os irmãos Robson e Willia foram presos em flagrante pela Polícia Militar e respondem ao crime custodiados no presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus. (relembre o caso aqui).