Apoio cultural

domingo, 2 de outubro de 2016

Povo, Juiz Soberano, decreta inelegibilidade de Zé Pretinho por mais quatro anos e desemprega três vereadores.

Com uma margem de voto significante, o noviço Tiago Birschner (PP) tornará gestor da cidade de Una, a partir de 1.º de janeiro do ano vindouro. Jovem estudioso carregou a marca positiva do pai, o ex-prefeito Dejair Birschner, para conseguir alcançar o grau mais alto da administração do município. Ele encontrará uma administração, a princípio, organizada, tendo em vista a técnica implantada pela prefeita Diane Rusciolelli (PT).

Eleito com 38,04% dos votos, o jovem carrega um ponto negativo do pai. O nepotismo exacerbado. Esta negatividade imposta ao Birschner Patricarca chegou a ser escandalosa durante seus dois últimos governos de 2000 a 2004 e de 2008 a 2012. A prefeita Diane conseguiu pouco mais do que 25% (2.975 votos), seguida do ex-prefeito Zé Pretinho, que alcançou apenas 2.736 (2736 votos), Capitão Carlos com 1.418 (12,17%) e Natanael do Sindicato com 87 votos (0,75%). 11.647 eleitores votaram para prefeito no município de Una.

Três vereadores desempregados e quatro novatos.
O povo decidiu desempregar os vereadores Bico Fino (PSD), Mactha-Mactha (PR), Ailton Pedreiro (SD). Iniciarão seus trabalhos os novos: Gilvan do Açougue (PSDB), Tita de Davi (PSD), Rose do Futebol (PSD) e Fabio Enfermeiro (PT). O povo decidiu manter no Poder Legislativo os vereadores: Tanda (PHS), Juvenal (DEM), Dilsinho (PSDB), Professor Jorge (PP), Soninha (PSB), Man (PTN) e Antonio da Piruna (PT). Davi Cerqueira (PMDB) não disputou as eleições, mas apresentou o filho, que se elegeu.

As coligações partidárias do candidato Zé Pretinho (DEM) fizeram 04 vereadores, sendo dois pelo PSDB, um pelo PHS e um pelo DEM. O prefeito eleito Tiago de Dejair fez 03 vereadores, um pelo PTN, outro pelo PSB, e outro pelo PP. No grupo da prefeita Diane, foi eleito dois vereadores pelo PT, e o Capitão Carlos (PTB) também fez dois vereadores pelo PSD.