Apoio cultural

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Justiça condena ex-tesoureiro de Queimadas

Texto na íntegra da Assessoria de Comunicação Gladys Pimentel Telefone: (71) 3336 2026 E-mail: asscom@prba.mpf.gov.br
A Justiça Federal condenou o ex-tesoureiro do município de Queimadas, Antônio José dos Reis, à pena de um ano de reclusão, convertida em prestação de serviços à comunidade e 20 dias-multa. Reis foi acusado participar do desvio de recursos do Ministério da Educação (MEC), repassados por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para recuperação de escolas do município, localizado a 300 Km de Salvador.

Inspeção realizada por técnicos do MEC detectou que apenas 10 unidades escolares foram beneficiadas pela verba, resultado contrário ao convênio firmado com o MEC, que se referia à recuperação de 20 unidades escolares. Além disso, as dez escolas beneficiadas passaram apenas por serviços superficiais de pintura e troca de pisos.

O Tribunal de Contas da União (TCU) instaurou Tomada de Contas Especial para averiguar o destino da verba no Município e constatou que o acusado teria pedido aos servidores da prefeitura que assinassem recibos falsos, elaborados em data retroativa, para que fosse justificado ao MEC o destino dos recursos repassados à prefeitura. Antônio dos Reis agiu sob as ordens de João Ferreira da Cruz, ex-prefeito e responsável pelo convênio, que não pôde ser denunciado por ter falecido antes da conclusão do inquérito policial.

Larissa também não resiste

Texto na íntegra do pimenta na muqueca (www.pimentanamuqueca.blogspot.com)

Última sobrevivente da colisão entre um fiesta e um ônibus, no sábado, Larissa Alpoim Andrade, também não resistiu e faleceu por volta das 16h de hoje.

A morte de Lara foi confirmada no momento em que amigos e familiares se preparavam para o enterro de Elis Mayane dos Santos Santana, terceira vítima do acidente que comoveu o sul da Bahia.

Amigos faziam orações e torciam pela recuperação de Larissa, que estava internada no Hospital Calixto Midlej Filho. Lá, passou por duas cirurgias e chegou a ter pequena melhora de batimentos cardíacos. A luta pela vida durou cinco dias.

O acidente ocorreu na noite do último sábado, 5, numa curva do Km 25 da rodovia Ilhéus-Itabuna, por volta das 19h. O carro em que estavam Larissa, Elis Mayane, Priscila Gama e Tatiana Franco colidiu com um ônibus da Viação Águia Branca.

Priscila e Tatiana tiveram morte instantânea. Larissa e Elis Mayane sobreviveram, mas ontem à noite Mayane não mais resistiu e faleceu.

Larissa morreu enquanto amigos e familiares se preparavam para o enterro da amiga que sobreviveu quatro dias após a tragédia.

Comoção

Os últimos cinco dias foram de comoção em Itabuna. Orações e mensagens de força e fé uniam amigos, familiares e populares, todos chocados com a tragédia que envolveu as quatro garotas.

Às famílias, nossos sentimentos e que Deus dê força e conforto num momento como este. Na lembrança, momentos de alegria das quatro jovens.

Sai o relator no segundo processo em que Zé Pretinho é reu

Dr. Aliomar Silva Brito, juiz de Direito Titular da 2ª Vara de Acidentes de Veículos, é o relator no processo nº 69580-2/2007 em que o prefeito foi denunciado pelo Procurador Dr. Hermenegildo Virgilio de Queiroz e pelo Dr. Promotor Valmiro Santos Macedo.
O processo é concernente as contas do ano de 2005, que foram aprovadas pelo TCM, porém apresentaram ressalvas, a exemplo da emissão de cheques sem fundos e fragmentação de despesas para burlar a lei dos contratos e licitações. O relator do processo foi o conselheiro Dr. Francisco Netto.

O prefeito já responde a duas Ações Criminal Originaria junto ao Tribunal de Justiça, a primeira sob o nº 68077-4/2007, está ao encargo do Dr. Carlos Roberto Santos Araújo para relatar, cujos fatos denunciados pelo MP são motivadas na suposta fraude dos empréstimos consignados.

Os juizes designados relatores são da entrância especial da capital, e eventualmente substituem os desembargadores titulares que encontram-se de férias ou em licenças concedidas pelo Poder Judiciário baiano. Eles estão prestes a serem desembargadores e não brincam em serviço, aplicam a lei na íntegra (dura e crua).

Morre a terceira vítima de acidente no sábado

Texto na íntegra do Pimenta na Muqueca(www.pimentanamuqueca.blogspot.com)

Faleceu no início desta noite uma das duas sobreviventes da colisão entre um Ford Fiesta e um ônibus da Águia Branca, no último sábado.

Elis Mayane dos Santos Santana lutou pela vida por quatro dias, mas não resistiu aos graves ferimentos. Ela estava internada no CTI do Hospital de Base desde o sábado.

A estudante é a terceira vítima fatal do acidente ocorrido na rodovia Ilhéus-Itabuna. Priscila Gama e Tatiane Franco morreram no local da colisão. As três se formariam em administração neste final de semana.

O corpo da jovem está sendo velado ao lado do Campo Santo, no SAF. A família ainda não decidiu, mas corpo pode ser enterrado na cidade natal de Elis Mayane, Arataca.

Das quatro jovens que estavam no Ford Fiesta, Larissa Prates Alpoim Andrade é a única sobrevivente. A jovem está internada no Hospital Calixto Midlej e passou por duas cirurgias.

O quadro clínico de Larissa estabilizou-se desde a segunda-feira. Amigos fazem corrente de oração pela vida de Lara. No orkut da estudante, centenas de mensagens de força e orações pela sua recuperação.