Apoio cultural

segunda-feira, 27 de maio de 2013

CONSELHO DE SAÚDE DE UNA TEM NOVA COMPOSIÇÃO

ASCOM PMU - ERLON SANTOS - SEM ÔNUS PARA O MUNICÍPIO.


Foi realizada hoje dia (27/05) no espaço do educador na secretaria da educação de Una, a eleição para a nova composição do Conselho Municipal de Saúde. A atuação do conselho é de controle social, ou seja, a participação da comunidade no andamento da saúde no município. A nova composição terá um mandato de dois anos podendo ser prorrogado.

O conselho deve ser formado por representantes de instituições e comunidade, fortalecendo a participação e o controle social no SUS, mobilizando e articulando a sociedade de forma permanente na defesa dos princípios constitucionais que fundamentam o SUS. São várias as deliberações do conselho de saúde Conforme a quinta diretriz item VI da definição de conselho de saúde resolução N. 453 de 10 de maio de 2012, o conselho de Saúde delibera anualmente sobre a aprovação ou não do relatório de gestão da saúde no município. Foram feitas três rodadas de votação, sendo a primeira para eleger o Presidente, a segunda rodada para eleger o secretário e a terceira rodada para eleger o tesoureiro, o vice foi o segundo mais votado na primeira rodada. Foi decidido também que o voto seria aberto. 

A plenária foi presidida pelo Sr. Jorge Luiz da 6ª DIRES que enfatizou positivamente a participação da Gestora municipal em um processo democrático de escolha e disse que é muito difícil a participação de gestores nesse processo. A Prefeita Diane disse que quer um conselho que atue de forma imparcial, mas, com a razão e que juntos, sociedade e governo, estarão construindo uma saúde de excelência. Disse também que “Una está de parabéns, mesmo com tantas dificuldades estamos conseguindo desenvolver uma saúde boa, com médicos plantonistas, atendimentos de emergência, postos de saúde funcionado, cirurgias acontecendo, entre outros procedimentos”.

A secretária de saúde Marúcia Bahia, agradeceu a plenária e disse que quer ver um conselho forte e participativo, que exerça o papel de fiscalizador. Enfatizou que são muitas as dificuldades e citou exemplos de cidades vizinhas, mas que Una está se sobressaindo positivamente sobre elas, devido a atenção e responsabilidade e compromisso da gestão atual com a saúde do município. E desejou boa sorte aos novos componentes do Conselho Municipal de Saúde. A nova composição: Presidente: Bolivar, Vice-Presidente: Walmir, Secretário: DR. Rolemberg, Tesoureira: Maria Cristina, informou que já vão se reunir para tomada de decisões e procedimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.