Apoio cultural

sábado, 7 de junho de 2008

Quadro político indefinido em Una

Pelo Radialista Renê Sampaio – DRT 6.319

A situação das composições e alianças política do município de Una, ainda há nada de certeza, embora as convenções partidárias comecem a partir do dia 10 se estendendo até o dia 30 deste mês, e podendo os partidos registrarem seus candidatos até as 19:00 horas do dia 05 de julho. De 30 de junho até o às 18:59 do dia 05 de julho, muitas atas das convenções devem ficar em aberto.

Existe uma pesquisa eleitoral, já registrada inclusive, em que mostra o ex-prefeito Dejair (PP), mesmo com uma boa queda, à frente, e uma subida significativa do prefeito em exercício Davi Cerqueira (PSB), porém existem outros candidatos como Profª Jane (PDT), Tia Nara (PHS), Zé Pretinho (PTB) e Beto Careca (PC do B), tecnicamente empatados, e no fim da fila aparecem o ex-Deputado Roland Lavigne (PSDB), o Profº Gilberto (PT) e Natanael do Sindicato (PRB).

O PSB que é presidido pelo prefeito Davi Cerqueira; o PR, DEM e PP controlado pelo ex-prefeito Dejair Birschner e o PC do B, presidido por Roberto Carlos, porém tendo Beto Careca como pré-candidato e uma forte liderança no partido, marcaram suas convenções para o dia 29.

A verdade é que Dejair, em tese, só tem a chance de subir juntinho a ele no mesmo palanque o prefeito em exercício Davi Cerqueira, se não for candidato e seu ex-contador Beto Careca. Davi, se desejar ser candidato tem mais ampla condição de aglutinar maiores pessoas em seu grupo, porém tem pouco tempo para caminhar (ou administra ou faz política).

Davi, acaso seja candidato, deve enfrentar dificuldades em relação a seus vereadores, vez que Nogueira (DEM), Antonio Silva (PR) e Roberval (PR), tem seus partidos sob o controle do ex-prefeito Dejair, já Alfeu Oliveira e Fernando Paulo, ambos do PT do B, estão ainda com as rédeas presas ao prefeito afastado Zé Pretinho, já Itanael de Góes do PHS, poderá ficar na mesma chapa da também vereadora Nara Muniz, que pretende se lançar candidata a prefeita.

Desgarrado mesmo vai estar o pretenso candidato Roland Lavinge (PSDB) que ainda não deu as caras, e entendemos seja muito difícil entrar agora no jogo (ele não dar pulo errado), rodou e sondou diversos grupos políticos, porém não encontrou encosto, e agora a situação dele fica difícil, devido à nova liderança do prefeito em exercício, que cresceu na pesquisa, e pode dar páreo ao ex-prefeito Dejair.

Pode também ocorrer a montagem de um supergrupo político, uma espécie de todos contra um, a fim de enfrentar ou Dejair com Roberval (esse corre por fora), ou Dejair com Beto, ou Dejair com Davi. Isso pode não ser bom sinal para o futuro político de Una, devido aos compromissos políticos de um lado e o financeiro do outro, que devem ser ampliados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.