Apoio cultural

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Esporte vence o preconceito de idade e de condições financeiras

"O futebol com revelação na musical"
Por Helvécio Rufino*



Em grande estilo de comemoração futebolística, reuniram-se no domingo ensolarado (21/10/07), na Associação dos Funcionários da CEPLAC - ARFC os “velhos” desportistas de Una, divididos em dois times com nomes que lembra o passado brilhante do nosso esporte em qualquer recanto do Brasil e do mundo. O regresso ao gramado (camisa azul) 4 X 1 Craques da bola dos anos setenta (camisa amarela), escalado pelo nosso jovem cabeça branca, o ceplaqueano Ariano, juntamente com o juiz da partida o famoso Aranha, e para completar os times foram compostos com jogadores de todos os seguimentos da sociedade: empresários, lojistas, farmacêuticos, funcionários públicos municipais e federais, bancários e trabalhadores da cidade e do campo, relembrando os tempos áureo do futebol, regado a comida típicas, cerveja, musica e principalmente o futebol.

Apresentaram-se mostrando intimidade com a bola amigos como Ubaldo dando seus dribles desconcertantes, ao tempo em que em parceria, os irmãos Calazans Otto e Carlito, que não se encontrava no gramado há muito tempo construindo jogadas que provocaram emoções entre os participantes. Maninho com seu estilo dançarino em festas populares, demonstrou habilidade em campo provocando euforia da platéia, constatando-os que idade não é sinal para o isolamento. Barbosa com seu estilo extrovertido, tomou um baile de cento e oitenta graus caindo ao chão e provocando risada ria entre os anfitriões. Já o nosso visitante Beto Produções da vizinha cidade de Ilhéus, apareceu com toda família e o seu irmão Bigode da Ceplac era o mais empolgado com uma garrafa de cerveja na beira do campo torcendo efusivamente para o irmão. Tonho do Frango na sua empolgação passou manhãs andando para não fazer feio, mas a sua alegria emocional provocou uma declaração da sua candidatura a vereador deixando vários postulantes ao cargo preocupados, Afonso de dona Raquel, mais conhecido caminhava meio ao publico deslumbrado com sua participação que já havia vinte anos que teve contato com a bola e também com o microfone, onde deixou sua mensagem bastante emocionante. O destaque do time foi o ceplaqueano Helvécio que com sua fome de bola apelidaram de “Pezim“ por correr de um lado para outro manco sem oferecer sua vaga a outro participante.

O time amarelo atônito tentou mudar o placar do jogo colocando no meio campo o atleta Orlando Paixão e Careca do Bairro Novo no ataque e para completar na zaga o ceplaqueano Sival de codinome Barriga de Égua, mas não adiantou, pois os craques do passado fizeram a sua vez derrotando-os pelo placar já conhecido. Nesse jogo de profissionais ainda participaram figuras como Amadeu grande perdedor de gol se queixando da falta de Cristovaldo o “Baca”, Gilmar de comandatuba, Elemberg sempre dizendo “-é bom demais, pó! bem não veio!” Paulo Gaúcho exibindo seu espírito de liderança, Niela da Ceplac, Donizete demonstrando cansaço físico, Faustino da Cesta do Povo, Zé Matuto revelação da zaga e outros. A festa provocou a aparição de Waldichs Sorianos, Robertos Carlos e até a musica de Nalva Aguiar foi lembrada: um deles foi Tonho do Frango que não se contentando com o futebol se revelou com a musica; embalado nessa nova euforia o peladeiro Aurino com seu estilo de boêmia botequinesca imprimiu “Que beijinho Doce” provocando palmas agitando os artistas Matcha-Matcha e Marcelo dos teclados, grande amigo dos ceplaqueanos como declarou animadamente Matcha, acompanhados de Evandro do posto que também foi cantar uma musica, mas, logo-logo abraçou o microfone se tornando o locutor oficial da festa. A animação se prolongou pela noite forçando o maior incentivador da festa ir ao microfone e dar um discurso ao estilo do Prefeito de Sucupira do seriado O Bem Amado da Rede Globo. Pra finalizar o time amarelo com toda humilde pediu ar revanche que pela grandeza da festa o time azul não titubeou em aceitar.

Técnico em Administração, estudante de publicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.