Apoio cultural

sábado, 7 de julho de 2007


Furtos e roubos tem assustado a comunidade de Una

O crescente aumento no número de furtos e roubo tem assustado a população do município, principalmente aos que residem nas áreas periféricas e nos seus arredores. O furto qualificado, vulgarmente tratado por arrombamento é o que mais tem ocorrido na cidade, isso devido ao número de crianças e adolescentes que vivem às ruas abandonas e pedindo sem nenhum apoio e fiscalização das autoridades públicas.

A cidade dispõe de Comissariado de Menores, Conselho Tutelar, Delegacia da Polícia Civil e um Pelotão da Polícia Militar, e não coibem nem amenizam as ações dos vândalos em suas investidas criminosas. A Polícia Civil que tem a sua função constitucional de investigar crime, fica impossibilitada por ter que tomar conta de presos custodiados na Cadeia Pública, já a PM dispõe de pouco efetivo para realizar o policiamento ostensivo nas zonas consideradas de risco.

Não é dever da Polícia Civil custodiar presos da justiça, e sim da Secretária da Justiça e dos Direitos Humanos esta responsabilidade, através dos presídios. A Polícia Civil compete agir após o acontecimento do crime, em investigações auxiliando o Poder Judiciário, já a PM existe para não permitir que o crime aconteça, com policiamento ostensivo através de rondas e operações repentinas.

O município de Una atualmente tem um efetivo com cerca de 15 (quinze) PM o que de fato é insuficiente para um policiamento ostensivo coerente em uma extensão territorial *1.160 km², com uma população de *36.788 habitantes, uma boa parte desta população estar concentrada na sua zona rural de dificil acesso, pelo péssimo estado de conservação das estradas, e na sede do município tem algumas comunidades que torna dificil a realização de um policiamento ostensivo, por ficarem concentradas em morros sem nenhuma infra-estrutura.

O Governo da Bahia a partir do ano de 2005, decidiu por criar as companhias especializadas, como a CAERC, CAEMA, CAESG e outras, com a missão magna no combate ao crimes organizados, especialmente o roubo a banco, todavia não recrutou novos policiais e retirando das ruas os policiais do policiamento orgânico, causando uma grande lacuna, principalmente nas cidades pequenas. Una perdeu (05) cinco PM para as companhias especiais.
* informações colhidas no site do IBGE (http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.