Apoio cultural

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

O princípio da transparência e as publicações oficiais do governo.

Um dos objetivos basilares do princípio da transparência (publicidade) é justamente que a sociedade saiba quanto se gasta e onde se aplica o recurso público. O pregoeiro de Una, Sr. Caio Cezar Oliveira Santos, parece que não está muito atento a esses objetivos. Não se sabe se por malícia ou por ingenuidade, mas ao certo é que o pregoeiro importado por esta administração da cidade de Floresta Azul não referenciou o custo da contratação pelo processo de inexigibilidade dos artistas que irão se apresentar na festa de Comandatuba.

O ato administrativo, um extrato do processo de inexigibilidade, esteve publicado no Diário Oficial de Una na data de 13jan17, mas este assinado pelo próprio prefeito ao invés da assinatura do pregoeiro. Esta publicação foi a terceira errata, e cada publicação é um custo a maior junto aos veículos de comunicação para a sociedade patrocinar.

No processo licitatório do lixo, ele suspendeu o certame atendendo a orientação do Controlador Interno, sob a argumentação do interstício mínimo de 08 (oito) dias entre a publicação e o dia do pregão. Uma tremenda "barbeiragem" que deve onerar a administração, quiçá o administrador. Primeiro, pelo custo das republicações, e segundo, por manter uma empresa prestando serviço sem a concorrência pública, tendo em vista a imperiosa descontinuidade da coleta de lixo.

Celeiro de homens e mulheres capazes
Una é umas das poucas cidades de seu porte em que a maioria esmagadora de seus jovens aspiram, desde o início do século 90, o ingresso nas mais diversas faculdades, incluam-se direito, administração, contábeis e economia, estas mais intimamente ligadas à administração pública, entretanto muito desses jovens são desprezados pelos administradores que preferem buscar mão de obra fora - não se sabe se pela falta de confiança ou pelo excesso dela – a verdade é que o adágio popular que santo de casa não faz milagre é mais fluente aqui. Na administração passada, buscaram pregoeiro até noutro estado da federação, e o governo se encerrou com dois secretários importados de outras cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.