Apoio cultural

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Candidatos podem fazer propaganda interpartidária

Os filiados interessados em se lançar candidatos nos partidos que já publicaram edital para as convenções que acontecerão entre o dia 20 de julho e 05 de agosto, podem realizar campanha interpartidária para que seus nomes sejam referendados nas escolhas do partido. Os cartazes devem se limitar a uma distancia razoável do local escolhido para a votação dos filiados ou na sede do partido. Embora exista esta previsão na legislação, mas ela tem entrado em desuso tendo em vista que os diretórios já levam o “bolo pronto” e as convenções tornam-se uma mera formalidade legislativa. Nenhum partido já decidiu o dia das convenções e todas devem ser realizadas nas últimas horas do prazo estabelecido pela legislação. 

No quadro atual, por exemplo, nenhum dos cincos pretensos candidatos se atrevem a dizer que abrem mão da candidatura em prol de outro nome, mas as negociações de bastidores continuam. O que tem se observado é um avanço e desrespeito escancarados de alguns pré-candidatos na legislação eleitoral. Muito deles tem promovido reiteradas reuniões e atos públicos e postam em suas redes sociais, o que cabe representação junto ao Ministério Público Eleitoral por propaganda antecipada. 

O quadro atual de Una apresenta Nildo Som (PSB), Tiago de Dejair (PP), Zé Pretinho (DEM), Capitão Carlos (provavelmente PSD) e a prefeita Diane Rusciolelli (PT), como pré-candidatos a prefeitos. O ex-vice-prefeito Beto Careca filiado ao DEM, controlado por Zé Pretinho, praticamente, ao tomar conhecimento da ultima pesquisa realizada abandonou a concorrência de se tornar vice do ex-prefeito e atualmente tende a apoiar o nome de Tiago de Dejair. Sem outra opção, o ex-prefeito Zé Pretinho busca em Valdeci Birschner a possibilidade de compor a chapa majoritária. Nildo Som não confirma, nem afirma, que será o vice do filho de Dejair, embora aliados de Tiago já garantam isso. A chapa do Capitão Carlos já está formalizada com o ex-vereador Zé Dásio (PTB) e a prefeita Diane ainda não definiu quem será o seu vice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.