Apoio cultural

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Nativos de Comandatuba realizam Puxada do Mastro no próximo domingo

Texto: Gusmão Neto. Fotos: Una Na Mídia
Foto de meado dos anos 80
Foto do ano passado.
 

O distrito de Comandatuba realiza no próximo domingo (10) a tradicional Puxada do Mastro, como forma de iniciar os festejos a São Sebastião, padroeiro do povoado e um dos mais reverenciados na região cacaueira. De acordo com a vereadora Soninha Gusmão, representante do local e uma das apoiadoras culturais da celebração, a programação começará logo cedo às 05h da manhã, quando nativos religiosos irão retirar o tronco de madeira de Mata Atlântica, na região do Rio Doce, e o arrastarão em romaria até o distrito, num misto de religiosidade católica e cultura indígena, como manda a tradição. Após chegarem em Comandatuba e arriarem o tronco próximo a igreja, os nativos irão comemorar o ritual com queima de fogos, batuque, música, bebida e feijoada.

A Puxada do Mastro de Comandatuba é considerada uma das principais festas populares do município unense, e nos últimos anos tem sido realizada graças ao empenho dos próprios moradores e de lideranças locais. “Graças à união de nossa comunidade e da ajuda de amigos e aliados estamos garantindo que a tradição não seja deixada para trás. A Puxada do Mastro representa muito para nós moradores de Comandatuba, porque é uma mistura de fé, confraternização e cultura”, diz a vereadora Soninha.

Este ano, a Puxada vai prestar uma homenagem aos nativos já falecidos Seu Bernadino e Seu João, que foram os pioneiros pela celebração a São Sebastião em Comandatuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.