Apoio cultural

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Una lança plano de turismo.

Texto e foto da SETUR/Una. Sem ônus ao anunciante.
Numa ação pioneira e inicial, que é buscar montar um Plano de Turismo para o município, a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente da cidade de Una/Ba, realizou nos dias 17 e 18/12 três encontro participativo da sociedade local com o poder público municipal e o SEBRAE no Auditório do Educador (Secretaria de Educação), dando um pontapé inicial com o objetivo de alavancar e organizar o turismo unense. 

Esta ação visa à participação popular e da iniciativa privada do município na formação de um plano de trabalho autossustentável, que possibilite a construção de um sistema de turismo que possa servir para o município, para atrair e fomentar esse Importante segmento da economia local. 

Na oportunidade, o SEBRAE apresentou uma palestra explicativa com o Consultor Domingos Ailton Ribeiro de Carvalho. Domingos é escritor, jornalista, professor e consultor do Sebrae para as áreas de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Setorial (Cultura e Turismo). Foi coordenador do Projeto Mãe da Mata - Proteção da Mata Atlântica através do Ecoturismo e membro titular do Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama.

Durante a oficina foi aplicado um questionário de perguntas para serem respondidas em grupo, objetivando colher opiniões participativas da sociedade presente.

À noite, o mesmo trabalho foi realizado no distrito de Comandatuba, absorvendo a participação da sociedade também desse importante distrito e no dia 18, no distrito de Colônia de Una com a participação de produtores rurais e representantes de associações, com o objetivo de construir um plano de trabalho para o desenvolvimento do Turismo Rural. 

A secretária Thais Gavazza salientou a importância da participação da sociedade local, discutindo e oferecendo opiniões para a construção desse importante Plano de turismo para o município. Ainda Segundo a secretária, o município de Una possui muitos atrativos turísticos, que precisam ser transformados em produtos turísticos, para isso é necessário empreender nos segmentos turísticos. Diante disso o Plano Municipal de Turismo é uma ferramenta de fundamental importância na construção deste cenário, por isso, é de extrema importância à participação de todos os segmentos da sociedade unense, pois esta é uma iniciativa única na gestão do turismo no município de Una.

Una em parceria com o SEBRAE discutem projeto para conclusão do primeiro Plano Municipal de Turismo - PMT da cidade de Una

Com a participação da sociedade organizada, a Prefeitura Municipal de Una/Ba, através de sua Secretaria de Turismo, se reuniu com o consultor do SEBRAE, o jornalista Domingos nesse último dia 08/01, para discussão do modelo de plano apresentado pelo consultor com o objetivo de organizar o desenvolvimento do turismo local.

A reunião aconteceu no Auditório da Secretaria Educação do município, e contou com a participação de representantes da sociedade organizada da cidade que interagiu na discussão apontando pontos e tópicos que deveriam receber atenção especial.

Segundo a Secretária de Turismo Thais Gavazza, esse momento único na história do turismo de Una vai representar muito para um futuro do turismo local. Sobretudo porque, o plano deve servir de referência não só para esse governo, mas sobretudo para a gestão a longo prazo, além de servir de balizamento para a iniciativa privada poder desenvolver o turismo local na forma mais organizada.

7 comentários:

  1. De todo s os distritos de Una, Pedras se destaca em polo turístico tem tudo a oferecer é só recuperar as estradas de acesso ao distrito, lá tem prais lindas e sem falar naquele Rio lindo que lá tem, tem que aproveitar logo antes que um grande empreendedor compre tudo e priva as pessoas de curtir as prais assim como está sendo em Comandatuba que tudo lá pertence ao Hotel Transamerica.

    ResponderExcluir
  2. Muito linda!! nossa secretária de turismo.

    ResponderExcluir
  3. Quer alavancar realmente o turismo em nossa city!? Entao comece divulgando nossas riquezas... nos aqui temos lindos rios com varias corredeiras, temos belas praias, trilhas, nosso rio não aliança e ótimo para passeios de barco!!! Temos Pedras de Una que eu sei que ali e a porta da frente para alavancar esse turismo em nossa cidade!!! Incentivem o empreendimento naquela localidade que Una melhora!!! Salientando que se não divulgar o que Una tem isso não sai nem do papel!!!

    ResponderExcluir
  4. Q adianta boniteza,se nao tem capacidade ou moral de juntar com a mandataria de Una. para ver se o turismo chega em Una.Tem tbm Ribeirao das Varas q pode transformar um lugar de turismo.O q bem tem w tereno para vender com um rio q passa w com ida para itapiroroca se for analisar da pra fazer.r so procurar os proprietarios.Fica a dica.

    ResponderExcluir
  5. Tenho experiência na área de turismo, acho que é só um olhar sem preconceito ao povo de pedras de Una e divulgar aquele Distrito para nosso turismo sair do papel.

    ResponderExcluir
  6. CONCORDO TAMBÉM COM OS DEMAIS, ACHO QUE PEDRAS É O PONTO DE PARTIDA, VOU SEMPRE LÁ COM MINHA FAMÍLIA É VEJO COMO EMPRESARIO A PORTA DE ENTRADA PARA O TURISMO.

    ResponderExcluir
  7. Tenho certeza se nossa Prefeita a qual eu particularmente tenho um grande respeito, fizer algo pelo turismo começando por Pedras de Una ela vai ficar na História como uma administradora que descobriu o potencial de riqueza que aquele Distrito tinha a mostrar para nossos turistas.

    ResponderExcluir

Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.