Apoio cultural

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Una vai parar segunda (19) e terça (20).

Por conta de um feriado na terça-feira (20), considerado dia Santo pelos católicos, o Poder Executivo Municipal decretou ponto facultativo na segunda-feira (19) também. Dia 20 de janeiro, é comemorado pelos católicos o dia de São Sebastião, padroeiro de Comandatuba. Embora a festa ocorra no distrito, o Poder Executivo costumeiramente decreta feriado com efeito para todos os munícipes (erga omnes), fato que se repete em 19 de março (São José - Padroeiro do distrito sede) e 13 de junho (Santo Antonio - Padroeiro de Pedras de Una).

Embora o país seja declarado laico (sem religião oficial) pela Constituição vigente, os gestores insistem em contrariar a Lei Maior e decretam feriados municipais, estaduais e nacional em dias de Santo Católico. Os evangélicos, por exemplo, mesmo tendo um só Santo, que é Deus, estão obrigados a cumprirem os ditames (abusivos) estatais em prol dos interesses da Santa Madre Igreja. 

Os feriados católicos ocasionam prejuízos de grande monta ao país, haja vista, que as repartições públicas param e as empresas que ousarem abrir as portas estão obrigadas a pagar a seus empregados dobrados através de horas extras e ainda correm o risco de serem multadas por desobediência ao um decreto do Executivo.

Este ano, por exemplo, teremos seis 06 (seis) feriados de dia Santo na esfera federal, 02 (dois) na esfera estadual e 03 (três) no município de Una. O pior de todos, são os locais, considerando que pessoas de outras localidades que deslocam para resolver seus problemas no dia do feriado local, mas não conseguem e ficam no prejuízo financeiro.

6 comentários:

  1. E que dia vai pagar o 1/2 de férias?

    ResponderExcluir
  2. Feriados Católicos são tradição mundial e devem ser respeitados assim como todas as religiões! Tenhamos certeza, os evangélicos gostam sim de descansar nos dias que são decretados pontos facultativos, por conta dos padroeiros municipais...

    ResponderExcluir
  3. Vai pagar o piso dos professores prefeita olha APLB vai ficar mais forte com a retirada das aulas extra para ir as rua ,fazer parada e tudo mais se prepara o bicho vai pegar abra os olhos joven kkkk

    ResponderExcluir
  4. já o ponto facultativo na segunda-feira tu não critica né? Pq será?

    ResponderExcluir
  5. Diz o ditado que perguntar não ofende, então, lá vai. Já que é assim, por que p senhor não começa dando o exemplo e comparecendo ao seu local de trabalho para cumprir o seu expediente normalmente?

    ResponderExcluir
  6. A constituição diz que o Estado é laico, ou seja, não há uma religião oficial, estatal, como em outros países, sobretudo no oriente e na asia. A mesma constituição que define o estado como laico, garante ao seu povo o direito a professar a sua fé, expressar a sua religião livremente. Estado laico sim, mas com direito ao povo de ser livre em sua escolha de religião. Se o senhor está tão incomodado assim com o direito constitucional do povo em expressar sua religião, o problema não é do povo, mas sim de quem se senti incomodado com a expressão de fé do povo.

    ResponderExcluir

Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.