Apoio cultural

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Incubadora Pública e as Práticas Solidárias em Una‏

ASCOM PMU. Erlon Santos. Sem ônus ao anunciante.



Foi realizada na Terça-feira 18/02 no espaço do educador na Secretaria de Educação um curso de capacitação para os seletores de produtos inorgânicos que são os cooperados da COOPRESERG - Cooperativa de Reciclagem e Prestação de Serviço que tem a sua frente o Presidente Rudival Conceição. 

A Cooperativa já existia na cidade de Una, porém há muito tempo estava desativada sem a atenção devIda do poder público. O encontro foi dirigido por Cintya Santos Nobre - Subgerente de Extensão/UESC E Luiza Teixeira - Coordenadora do Projeto Economia Solidária/UESC. 

Em parceria com a UESC a Prefeitura de Una através da Secretaria de Agricultura conseguiu reativar a Cooperativa que agora começa a dar novos passos. De inicio esta sendo realizado o curso de capacitação com o tema: Práticas Solidárias e a partir do mês de março serão mais duas oficinas ministradas por professores da UESC e Coordenado pela Incubadora pública de Una.

A incubadora pública foi inaugurada em agosto de 2013 em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz. Segundo a Prefeita Diane Ruscioelli, logo que soube do projeto ela se reuniu com o Secretário de Agricultura  Yude Osawa e a Secretária de Turismo e Meio Ambiente Thays Gavazza e determinou empenho máximo a equipe. 

A prefeitura cedeu o espaço, mobilizou uma equipe gestora do projeto que foi capacitada pela UESC e mobilizou as associações para a implantação da incubadora pública em Una. Hoje o projeto é coordenado por Sara Franceia e Edileusa Malta. Diane Rusciolelli está confiante e feliz com os frutos que já estão sendo colhidos com a adesão ao projeto Já que beneficia a comunidade e os seletores de inorgânicos. 

A Incubadora Pública tem o objetivo de apoiar as ações de economia solidária com associações e cooperativas dando alternativas de geração de emprego e renda para as comunidades que estão moduladas aos segmentos citados. Valorizando assim, ideias criativas de sustentabilidade. 

Segundo a coordenadora da Incubadora Pública em Una, diversos cursos serão ofertados beneficiando associados e produtores rurais. As ações são monitoradas pelo coordenador geral da incubadora pública e Pró Reitor de Extensão da UESC Raimundo Bomfim. 

Inicialmente uma das ações que já está sendo concretizada é o projeto de reciclagem desenvolvido pela UESC e Prefeitura de Una através da Incubadora Pública. O projeto reúnem seletores de produtos inorgânicos que atuam no aterro sanitário onde são depositados os resíduos sólidos e orgânicos da cidade. Com isso o projeto pretende conscientizar moradores sobre o descarte correto do lixo que deve ser feito de forma organizada, separando os resíduos sólidos (plásticos, vidros, papel) dos resíduos orgânicos (restos de alimentos). Os materiais recicláveis devem ser dispensados separadamente, é o que explica a coordenadora do projeto. 

A comunidade tem um papel muito importante nesse processo de manuseio da coleta. No objetivo também de formalizar a prática excetuada, serão doados maquinários para a seletiva e valorização do produto selecionado. O maquinário se faz necessário para o aperfeiçoamento de produtos oriundo do “lixo” que são descartados pelos moradores, mas que são de grande valor para o projeto. Serão doados uma prensa, bancada seletora e triagem, um triturador e uma balança. 

A Prefeita Diane Rusciolelli informou que a prefeitura já está se mobilizando para direcionar o local onde vai ser manuseado e selecionado os resíduos. O presidente da Cooperativa parabenizou a Diane Rusciolelli pela iniciativa de apoiar e incentivar os coletores para que os mesmos tenham a valorização e reconhecimento dos serviços prestados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.